4 dicas de como usar a tecnologia para vendas em concessionárias

4 dicas de como usar a tecnologia para vendas em concessionárias

Foi-se o tempo em que pensar em tecnologia para vendas em concessionárias era coisa para o futuro. Com a transformação digital e os consumidores cada vez mais primando pela boa experiência de compra, usar ferramentas tecnológicas nas concessionárias é uma necessidade cada vez iminente.

Isso acontece porque a tecnologia em vendas torna possível a gestão da concessionária compreender as necessidades dos clientes e analisar dados para tomar decisões mais alinhadas com as necessidades do mercado.

Com isso, é possível fazer uma proposta mais alinhada com a realidade em questão, o que aumenta as chances de efetivar vendas. Para tanto, você precisa contar com um software de gestão para revenda de veículos.

Para ajudar você a usar a tecnologia para vendas em concessionárias, preparamos este artigo. Acompanhe!

1. Use dados para entender clientes

Com as ferramentas tecnológicas, é possível observar e fazer o mapeamento da concorrência de forma mais efetiva e, ao mesmo tempo, com menos esforço se comparado há alguns anos. 

Isso porque, atualmente, já é possível traçar o perfil do público-alvo da concessionária e ter informações relevantes, como renda e outros dados que permitem entender melhor as necessidades dos potenciais clientes. Com isso, é possível apostar em uma comunicação mais eficiente.

Dessa forma, é possível otimizar a mão de obra dos vendedores, já que eles não precisarão mais sair das concessionárias para abordar os clientes. Além disso, o contato se tornou bem mais sutil (e ao mesmo tempo efetiva), se comparado com um telefone, por exemplo.

Além disso, com as ferramentas de gestão, ainda é possível entender melhor o mercado e usar dados de inteligência gerados pela ferramenta para elevar a efetividade das ações, o que se torna um grande diferencial competitivo para as concessionárias que adotam a tecnologia como aliada.

2. Melhore a gestão de vendas por meio de relatórios

Quando a gestão de uma concessionária tem em suas mãos relatórios com dados confiáveis, fica muito mais fácil tomar decisões mais eficientes, não é mesmo? Assim, é possível analisar desde o desempenho de um vendedor de forma individual quanto da equipe, com dados consistentes.

Também é possível reconhecer quais são os períodos de maior procura pelos automóveis e como esses potenciais clientes chegam até a loja. Dessa forma, fica mais fácil traçar ações efetivas para se conquistar os resultados almejados, diminuindo as chances de erros.

Ainda, é possível gerir melhor os recursos com marketing, pois as ações podem ser otimizadas de acordo com o perfil do público, procura e automóveis disponíveis. Nesse cenário, as promoções também podem ser mais bem direcionadas, ou seja, acontecer em períodos estratégicos, o que eleva as chances de sucesso em vendas.

Além disso, com o uso da tecnologia para vendas, é possível aprender mais sobre:  

*eficácia do andamento das negociações;

*índice de fechamento;

*taxa de rejeição;

*inatividade.

Dessa forma, você tem em suas mãos dados consistentes do que, de fato, precisa melhorar para que o desempenho da sua organização esteja alinhado com o seu potencial.

3. Faça um pós-venda eficiente

Quando o assunto é revenda de veículos, acompanhar o cliente no pós-venda é fundamental. Isso porque daqui a alguns anos eles trocarão de carro, e uma experiência de excelência poderá fidelizá-lo mais até do que o preço.

É por isso que contar com a tecnologia é tão importante na hora de manter um relacionamento efetivo com os clientes. Também é preciso se preparar para os feedbacks ou qualquer outra contrapartida na hora de fidelizar.

Com isso, fica mais fácil receber indicações para a aquisição de outros clientes, o que garante um fluxo de potenciais consumidores para a concessionária, ao mesmo tempo em que, mais uma vez, os investimentos em marketing são diminuídos.

Assim, para que as ações sejam realmente efetivas, ainda é preciso fazer os acompanhamentos diários e, para isso, você vai precisar de uma equipe comprometida e muito bem treinada, o que garantirá o máximo aproveitamento do software de gestão para revendedora de veículos.

4. Amplie a comunicação com o público de relacionamento

Até o início dos anos 2000, a comunicação com os clientes das concessionárias era feita via telefone ou atendimentos presenciais. Com o passar dos anos e a popularização da internet e dispositivos conectados a ela, essa comunicação se tornou muito mais dinâmica, a exemplo do envio de e-mail, disparos de SMS, redes sociais e mensagens instantâneas por meio de diversas plataformas.

Com isso, a tecnologia tornou possível incorporar aos processos de vendas algumas possibilidades de interação entre concessionárias, seus vendedores e potenciais clientes, que não existiam há alguns anos.

Como consequência, a comunicação tornou-se mais eficiente e pessoal, aumentando a possibilidade de diálogo entre vendedores e clientes. Nesse cenário, a tecnologia aliada à criatividade tornou o processo de vendas mais autêntico e verdadeira, já que as relações passaram a ser mais fluidas.

Isso porque as abordagens passaram a ser mais estratégicas, já que o uso da tecnologia também permite traçar o perfil de cada consumidor de maneira individual, o que otimiza os esforços em vendas, pois o vendedor sabe exatamente o que o cliente procura.

Isso permite que a abordagem seja mais precisa, ao mesmo tempo em que a relação comercial passa a ser mais sutil e verdadeira, pois o cliente sente que o vendedor está disposto a oferecer a ele o que realmente precisa.

Como escolher a melhor tecnologia para a sua concessionária?

A primeira dica para escolher um sistema de gestão para o seu negócio é fazer um levantamento das reais necessidades da sua concessionária e se a ferramenta tem a possibilidade de fazer a integração com outros sistemas, como os emissores de nota fiscal.

Também é preciso verificar as funcionalidades do sistema de gestão e se ele oferece a possibilidade de gerar relatório em tempo real, o que agiliza a tomada de decisão e as negociações.

Além disso, é fundamental que ele seja capaz de oferecer recursos para otimizar a comunicação com os clientes, o que reduz os investimentos em marketing.

Como vimos ao longo desta leitura, usar a tecnologia para vendas em concessionárias é fundamental para garantir bons resultados e destacar a sua loja no mercado.

Se você gostou deste artigo sobre como usar a tecnologia para vendas em concessionárias, entre em contato!