Armazenamento de contratos: 7 dicas de como organizá-los

Armazenamento de contratos: 7 dicas de como organizá-los

Realizar o armazenamento de contratos é algo extremamente importante para as lojas de veículos. Além disso, embora os benefícios da gestão de contratos sejam muito mais robustos em geral, o aspecto de armazenamento é um elemento-chave.

Reunir todo o conjunto de dados do contrato é um pré-requisito para análises, otimização de gastos e renovações. Esses elementos-chave do armazenamento de contratos ajudarão a loja a assegurar que esteja armazenando os seus contratos da maneira mais organizada e eficiente.

Neste post, daremos 7 dicas de como organizar os contratos. Confira!

1. Estabeleça regras para o acesso

A primeira dica é determinar regras de acesso aos documentos da sua revenda de veículos. A verdade é que essa prática é essencial para organizar os documentos e para assegurar a segurança dos dados.

Um meio de delimitar essas normas é fazer o mapeamento dos processos documentais. Isso viabiliza a padronização dos procedimentos, além da elaboração e o arquivamento de uma peça. Dessa forma, é possível evitar erros, perdas ou outras falhas dentro do processo. Além disso, especifica de forma clara para todos os envolvidos o procedimento correto para conseguir acessar e arquivar os documentos da sua loja de veículos.

2. Fique atento aos prazos de guarda

Outra dica de armazenamento de contratos é ficar bem atento aos prazos de guarda dos contratos de sua loja de veículos. Em outras palavras, é essencial, antes de eliminar os arquivos antigos, fazer a verificação da temporalidade deles. Dessa forma, não corre o risco de descartar papéis importantes antes do tempo.

3. Coloque seus contratos na nuvem

Uma ótima opção para manter documentos a salvo e atualizados é manter os contratos na nuvem, isto é, no sistema de cloud computing. É preciso que essa prática seja levada em consideração devido à possibilidade de ocorrerem descargas elétricas repentinas e causar danos aos computadores. Dessa forma, caso você não queira perder dados relevantes, é importante não se esquecer dessa dica.

O fato é que o sistema de nuvens online é uma excelente forma de proteger a sua gestão de contratos da sua revenda. Trata-se de sites, como Google Drive e OneDrive, na qual você tem um espaço disponível para fazer o armazenamento de documentos online. Dessa forma, eles podem ser acessados a qualquer momento e de qualquer lugar. Inclusive, é um meio de reduzir a quantidade de papéis armazenados fisicamente e também oferecer mais segurança à informação, evitando que os arquivos se deteriorem com o tempo. Para as revendas de veículos que utilizam a Boom Sistemas, as mesmas já possuem tal módulo de arquivamento de documentos, em todos os planos disponíveis.

4. Separe contratos por tema e criar categorias

Quando for guardar o contrato em sua devida repartição em conformidade com a data e a categoria, é essencial nomeá-lo, com a ajuda de uma etiqueta, por exemplo. É válido, ainda, organizar por ordem alfabética esses documentos, a fim de localizá-los de modo mais prático e rápido.

Algo que normalmente é negligenciado, mas que é muito importante, é a nomeação correta dos arquivos. Uma nomenclatura padrão viabiliza a procura por documentos, simplificando o acesso. Toda empresa ou departamento precisa utilizar um padrão interno que faça mais sentido à sua rotina.

Todavia, podem fazer toda a diferença algumas dicas gerais para um arquivamento correto. Utilize nomes simples e datas (ano, mês e dia), por exemplo, que possam especificar mais o arquivo, incluindo o assunto e o nome da sua loja, veículo, placa e do cliente.

5. Utilize um software

A maioria das empresas prefere formas tradicionais de gestão de contratos. Os exemplos são o armazenamento manual de pastas e documentos. Não é errado usar estes métodos tradicionais. No entanto, vale a pena recorrer também à gestão digital.

A maior vantagem da utilização de software é a automação de dados, simplificando o processo de recuperação de informações. O software também ajuda muito na redução da carga de trabalho da mão de obra, pois a maioria das informações é organizada automaticamente e não exige tanto dos colaboradores, em comparação com as tradicionais. Inclusive, a visibilidade também é mais interativa.

O que acontece é que trabalhos que são comumente feitos em horas podem ser reduzidos a alguns minutos ou até segundos. Caso sua loja de veículos ainda esteja presa ao armazenamento tradicional de contratos, esse é o momento de seguir em frente e começar a pesquisar os softwares disponíveis no mercado.

6. Utilize o GED

Frente ao armazenamento de contratos, é importante citarmos o GED ou Gestão Eletrônica de Documentos, que surge como um sistema de gestão de informações eficaz e simplifica e otimiza o compartilhamento, controle, guarda e também recupera arquivos e dados da sua loja de veículos. Inclusive, é essencial ter um bom software para te ajudar nessa missão.

O GED é a união de tecnologias que promove o gerenciamento dos seus arquivos, contratos e diversos outros documentos digitalmente. Muito eficiente, esse recurso é primordial para toda empresa que deseja assegurar mais organização, segurança e agilidade em seus processos. 

Ao utilizar essa tecnologia, é possível otimizar o fluxo de trabalho e os resultados de uma empresa. É uma ferramenta essencial para quem deseja que sejam categorizados seus documentos com mais inteligência.

7. Envolva o time nessa rotina

É preciso motivar os seus colaboradores a executarem essa atividade, a fim de assegurar uma estratégia mais precisa no processo de armazenamento de contratos. Para tal, é primordial orientá-los e treiná-los.

Como gestor, é recomendável também acrescentar essa atividade em sua rotina. No fim do expediente, reúna os papéis a serem digitalizados e depois os envie ao departamento responsável. Dessa forma, não é preciso acumular arquivos em sua mesa e não há o risco de perder documentos relevantes.

É essencial fazer com que a equipe fique envolvida na rotina da loja, a fim de que você não fique sobrecarregado demais com a organização dos arquivos — tarefa que pode demandar algumas horas se realizada quando houver grande demanda.

Agora ficou muito mais fácil saber como fazer o armazenamento de contratos de forma eficiente, não é mesmo? É de fato extremamente importante manter boas práticas na gestão de um contrato não somente para manter uma parceria mais longa, mas também para o desenvolvimento do negócio.

Inclusive, é essencial ter um bom software para te ajudar nessa missão. A Boom Sistemas é um software exclusivamente desenvolvido para atender à sua revenda de veículos.

Agora que você sabe como um bom software pode ajudar no armazenamento de dados de forma eficiente, não perca mais tempo e entre em contato conosco!