Entenda o que é o controle de clientes e saiba como implementá-lo

Entenda o que é o controle de clientes e saiba como implementá-lo

O controle de clientes pode ser um significativo diferencial para qualquer instituição, diante de um mercado cada dia mais competitivo. Caso as demandas deles sejam supridas, as experiências são mais positivas, ou seja, sua revenda de veículos tem tudo para se destacar perante a concorrência e também se desenvolver no seu setor.

Obviamente, caso todos os dados referentes a essa relação forem gerenciados por uma ferramenta de gestão inteligente, é possível haver ainda mais praticidade, até mesmo devido ao fato de serem diversos os elementos envolvidos nesse controle. Caso não seja feita a gestão e controle de clientes, é bem provável que aqueles planejamentos importantes não tenham um bom resultado.

Neste post, falaremos mais sobre o controle de clientes, sua importância e como implementá-lo. Acompanhe!

O que é controle de clientes e qual a sua finalidade?

O controle de clientes é na verdade um procedimento bastante comum em qualquer empresa devido ao fato de que atrair e conquistar seu público-alvo são os maiores objetivos de toda organização, independentemente da área ou porte. Para que isso ocorra, é preciso que sejam seguidas determinadas boas práticas.

Inclusive, esse foco no cliente tem sido uma estratégia muito aderida por muitos modelos de negócio por oferecer benefícios para as organizações e para os clientes, que passam a vivenciar uma experiência muito melhor com a empresa. 

As organizações têm cada dia mais fundamentado suas tomadas de decisões estratégicas nas demandas e peculiaridades dos consumidores, deixando-os no centro das atenções, com o objetivo de ofertar a melhor experiência e nutrir um relacionamento de longo prazo com os que adquirem seus serviços e produtos. Para tal, é preciso que seja feito de forma eficaz o controle de clientes.

Como ele pode contribuir para o desenvolvimento da empresa?

Há um valor significativo estratégico para as empresas ao realizarem o controle de clientes e também do atendimento oferecido a eles. O fato é que organizações que possuem controle sobre dados e informações importantes de seus clientes conseguem atendê-los de modo mais eficiente, criando uma experiência bem mais positiva.

Inclusive, quando se tem o registro, é possível compartilhá-lo com outros setores, como marketing e administração, fazendo a integração de todo o conhecimento. Um exemplo seria para seu time de vendas, que teria um controle de clientes e asseguraria o acesso a dados que oferecerão mais segurança no momento da abordagem do comprador para finalizar a venda.

No caso de novos colaboradores, eles conseguirão encontrar mais facilmente as informações de clientes, possibilitando que eles absorvam de forma rápida as diretrizes das suas funções.

Quais os principais passos para fazer um controle de clientes?

Adote uma ferramenta de gestão

Uma dica importante é que a ferramenta de gestão estratégica será sua grande aliada ao longo de toda a jornada do cliente, do planejamento à entrega, assegurando que sejam padronizados os seus processos, a fim de cumprir as exigências e tudo sairá de acordo com o planejado.

Ao utilizar uma boa plataforma, é possível realizar o acompanhamento geral dos projetos, de maneira que tudo o que for relevante fique à mostra. Logo, é possível promover a economia de recursos e tempo, automação de atividades burocráticas e manter a atenção no que de fato importa, como o planejamento e a execução do projeto, por exemplo.

Faça a segmentação dos clientes

Ao segmentar clientes, você estará dividindo em grupos menores a base de clientes, de acordo com suas afinidades, isto é, peculiaridades em comum que vão auxiliar no direcionamento da comunicação da organização e as ações de atendimento, marketing e vendas. 

Lembre-se de fazer a segmentação dos clientes do seu modelo de negócio conforme os critérios que você considera importantes, como localização, produtos adquiridos, tempo de relacionamento, por exemplo.

A segmentação viabiliza o controle de clientes e auxilia na oferta do produto ou serviço mais adequado para o cliente que pode se identificar com ele, aumentando a chance de fechar uma venda.

Mantenha os dados atualizados

Outra dica importante é manter os dados atualizados. Essa atualização precisa ser constante. Não somente dos dados que já possuem registro, mas também de campos que são coletados. Isso se deve ao fato de que, ao longo do tempo, diversos dados podem se tornar menos relevantes, já, outros passam a ser mais importantes — diante do mercado.

É preciso pensar o seguinte: se a empresa trabalhar baseado em dados que tenham pouca utilidade para o setor, estará jogando fora seus esforços. Logo, é preciso reunir a equipe frequentemente para analisar o que pode ser eliminado e o que deve passar a fazer parte do seu mecanismo de controle. É importante ressaltar que a ideia do que é coletado é atender às demandas da empresa de modo geral.

Não descarte os clientes inativos

À princípio, não é recomendado eliminar da sua base de contatos os clientes que sejam inativos. O aconselhável é criar um lugar específico para que eles sejam inseridos. Ao verificar que não há mais interações com esses clientes, sua organização poderá manter o foco em estratégias voltadas para trazê-los de volta para sua empresa.

Depois disso, será possível ter contatos novos para adicioná-los no seu controle de clientes ativos. Só após isso, será possível eliminar de vez os que não possuem mais o desejo de fazer negócio com você.

Centralize o cadastro

Realizar a centralização do cadastro dos clientes torna mais fácil o trabalho dos profissionais que estão envolvidos nessa prática e também colocar em prática a sua estratégia de controle. As informações dispersas fazem com que o atendimento, a ação das equipes de marketing e as vendas fiquem menos eficientes.

É recomendado adotar um sistema eficaz de controle de clientes. Com esse tipo de solução tecnológica, é possível atualizar os dados em uma única plataforma e em tempo real, simplificando o acesso aos dados e assegurando o acesso aos que sejam fiéis à realidade.

Agora, ficou muito mais fácil implementar o controle de clientes em sua revenda de veículos, não é mesmo? Lembrando que um sistema de controle de cliente pode auxiliar na gestão, fazendo uso da tecnologia de forma inteligente na sua empresa.

Agora que você sabe como um sistema de controle de cliente pode ajudar de maneira significativa na gestão da sua revenda de veículos, entre em contato com a Boom Sistemas e saiba como podemos te ajudar!