Dicas sobre como ser um ótimo vendedor de carros em uma revenda de veículos
  • Boom Sistemas
  • 01/07/2019

Dicas sobre como ser um ótimo vendedor de carros em uma revenda de veículos

Saber como ser um bom vendedor de carros também deve ser a preocupação de todo gestor que trabalha com revendas de veículos. Afinal, em algum momento, você pode ser solicitado para ajudar na intermediação de uma negociação.

Ao dominar as técnicas de vendas, fica muito mais fácil selecionar os melhores profissionais para trabalhar no seu empreendimento e ajudar na capacitação desse pessoal. Isso porque a compra de um carro é um grande investimento e o cliente precisa sentir segurança no vendedor para efetivar a compra.

Para ajudar você a compreender como ser um ótimo vendedor de carros, preparamos este post. Acompanhe!

Mantenha-se sempre atualizado

No mundo dos negócios, é preciso saber conversar com todo tipo de público. Portanto, manter-se atualizado sobre o mercado de veículos e saber de tudo um pouco do que acontece no Brasil e no mundo aumentará o seu repertório.

O que isso significa? Que você terá mais facilidade de abordar os mais diferentes tipos de públicos e se tornará mais próximo dessas pessoas, aumentando as chances de conquistar a confiança delas.

Conheça detalhes do carro que está vendendo

Já mencionamos que a compra de um veículo é uma decisão muito relevante na vida do comprador. Por isso, é normal que ele faça muitas perguntas e queira saber o máximo de informações acerca do automóvel.

É nessa hora que você deve passar a máxima autoridade, respondendo de forma ágil e correta os questionamentos do cliente. Com isso, ele se sentirá mais confiante com a negociação e as chances de fechar negócio são elevadas de maneira considerável.

Compreenda as necessidades do cliente

Entender o que seu cliente precisa é fundamental para um atendimento de sucesso. Se ele for casado, tenderá a optar por modelos que comportem toda a família. Já se for jovem e gostar de viajar, por exemplo, vale a pena citar que o bagageiro é espaçoso.

Destaque todas as qualidades do veículo

Um bom vendedor deve ter as qualidades do seu produto na ponta da língua. Para ajudar você a se lembrar de todas as características dos veículos, anote tudo em um rascunho.

Esteja pronto para questionamentos negativos, já que se trata da venda de um veículo usado, e essas indagações são consideradas normais para esse tipo de transação. O importante é ser sincero, sempre levando a conversa para os aspectos mais positivos do veículo.

Cuide da sua aparência

Como mencionamos, a compra de um carro é um grande investimento, e a credibilidade do vendedor é avaliada em todos os momentos. Essa análise começa pela aparência física.

Você compraria um carro de alguém que estivesse com a barba mal feita, sapatos sujos e mal vestido? Nossa aparência fala muito sobre nós e, no mundo dos negócios, ela deve receber atenção especial.

Para transmitir confiança e credibilidade para o seu cliente, aposte em roupas adequadas para o ambiente de negócios. Caso sua loja de veículos adote uniformes, preze para que ele esteja sempre limpo e passado. Cuidados com cabelos, barba, unhas, dentes e outros detalhes também devem receber atenção.

Tenha atitudes de empatia

É possível compreender melhor o que o cliente precisa quando se utiliza uma postura firmada na empatia. Depois disso, você pode disponibilizar uma solução personalizada, capaz de deixar o cliente bastante satisfeito.

Lembre-se de ouvi-lo com atenção a respeito do que ele precisa, sempre deixando-o à vontade para falar de forma aberta sobre o que procura e espera com a aquisição daquele veículo.

A principal etapa para transmitir empatia é o sorriso. Se o vendedor não está em um dia bom, ele deve procurar pensar em coisas boas e recordar da sensação de superar desafios pessoais, atingir metas ou apenas lembrar de como é recompensador voltar para a sua família no final do dia.

O que ajudará a superar os obstáculos e conquistar o cliente com um bom humor são os pequenos pensamentos ao longo do dia. A empatia também se faz presente quando o assunto é respeito ao consumidor.

Jamais empurre uma venda. É importante lembrar que comprar automóvel é uma ação que envolve um grande montante em de dinheiro e não são todas as pessoas que estão dispostas a realizar esse investimento sem pesquisar e refletir bastante sobre os modelos vistos.

Estude o mercado automobilístico

Evidentemente, é preciso entender seu papel diante do cliente para vender qualquer tipo de produto, em qualquer setor. Caso o vendedor não conheça a mercadoria que deseja entregar, é muito provável que cometa um erro e o comprador não fique satisfeito ao fim do processo. Isso não é nada bom para o desempenho do negócio.

Apesar de não ser preciso ter um entendimento profundo sobre mecânica ou algo do tipo, o vendedor de veículos deve entender sobre coisas mais simples, como dirigir, saber qual é a faixa de preço adequada para a demanda exigida pelo cliente, quais modelos têm certas particularidades etc. Logo, é preciso se manter atualizado e, assim, terá sempre uma vantagem com relação aos outros vendedores.

Tenha perfil de vendedor de carros

O profissional de vendas que não consegue trabalhar em equipe tem grandes chances de não obter êxito nessa função. É essencial saber se relacionar com os outros membros do time a fim de que, unidos, consigam delinear as mais eficazes estratégias de vendas.

Sempre foram vantagens muito necessárias ao cargo de vendedor de veículos a facilidade de se comunicar e de se relacionar com os demais. Porém, no passado, o vendedor das concessionárias executava sozinho grande parte das suas atividades.

Além disso, devido à demanda de leads criados pela internet, é quase impossível um vendedor conseguir ficar sem um CRM (Customer Relationship Management) — conjunto de estratégias de negócio, práticas e tecnologias utilizadas no relacionamento com o cliente. As ferramentas de gestão de leads são essenciais para o processo de vendas.

Elas auxiliam no agendamento das visitas, na pesquisa de clientes e na comunicação com os prospects. O CRM é a ferramenta diária do vendedor de veículos. Com ele, o vendedor dispensa boa parte do trabalho administrativo e se concentra no mais importante: vender carros.

Um bom vendedor é, em primeiro lugar, um grande facilitador. Logo, como ser um ótimo vendedor de carros está relacionado a manter um conhecimento acerca dos veículos oferecidos, transmitir credibilidade e estar pronto para oferecer suporte ao cliente. Dessa forma, você o ajudará na jornada de compra, aumentando as chances de sucesso da venda.

Se você gostou deste post com dicas sobre como ser um bom vendedor de carros em uma revendedora, confira também como fidelizar clientes em sua loja de veículos.

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