Ter um site é fundamental para atrair clientes e efetivar vendas. Isso porque, o consumidor atual pesquisa produtos, serviços, preços e condições de pagamento usando a internet. Nesse cenário, garantir uma presença digital é fundamental para o sucesso do negócio. Mas você pode estar se perguntando: o que deve ter em um site venda carros?
O ponto principal é organizar bem as informações e garantir uma boa experiência de navegação. Mas não é só isso. Também é preciso uma estrutura ou plataforma coerente com a identidade da sua loja e algumas outras questões. Para ajudar você a montar a sua loja virtual, separamos a seguir o que deve ter em um site de veículo. Acompanhe!
Canais de contato
Para aumentar a credibilidade do seu site, é importante manter disponíveis vários canais de contato. Isso deixa o cliente mais seguro e confiante, já que ele tem à sua disposição outros canais para entrar em contato com a sua loja de veículos. Procure oferecer a ele o máximo de opções de contato possíveis, como telefone fixo, e-mail, chat, WhatsApp, endereço físico da loja, entre outros.
Design responsivo
O consumidor está diversificando cada vez mais a forma de acesso à internet. Além do computador e celular também é possível acessar por meio de outros dispositivos como tablet e Smart TV, isso só para citar alguns exemplos.
Portanto, ao montar o seu site de veículos, é preciso estar preparado para receber todos os tipos de usuários. O design do site deve se adequar à plataforma utilizada pelo usuário e oferecer uma excelente experiência de navegação.
Logo, independente do equipamento utilizado, é preciso que ele tenha um design responsivo, ou seja, que se adeque aos diferentes equipamentos, sem oferecer nenhum prejuízo à navegação do usuário.
Qualidade nas imagens dos veículos
A compra e venda de um veículo é sempre um investimento que requer muita atenção, e, por isso, você deve se preocupar até com detalhes. Por isso, você disponibiliza ao seu cliente fotos de qualidade, com o objetivo de valorizar cada parte do carro.
Uma boa imagem dentro de um site de vendas funciona como uma vitrine virtual do produto. Portanto, é fundamental variar os ângulos e tirar um bom número de fotos que façam o cliente sentir que conhece aquele veículo.
Além disso, é fundamental caprichar para conquistar a preferência do consumidor. Por isso, faça o carregamento dos arquivos prezando pela qualidade das imagens. Opte por arquivos leves, mas que respeitem a integridade das imagens.
Layout e carregamento efetivo
Ter um site rápido é fundamental para assegurar a presença do usuário na página. Isso porque, o tempo de espera do usuário pelo carregamento da página é muito baixo. Logo, é preciso estar certo de que o site seja rápido, para reter a atenção do seu potencial cliente. Além disso, a agilidade de carregamento tem impacto direto no posicionamento dessas plataformas nos buscadores, como é o caso do Google.
E além da velocidade, outro ponto a se preocupar é o aspecto visual do site de sua loja de veículos. Um layout mais clean, que não seja tão carregado visualmente é uma questão fundamental para oferecer uma melhor experiência de compra aos usuários.
Compra simplificada
Agilidade e boa experiência são fatores fundamentais para que você tenha sucesso na sua loja virtual de veículos. Por isso, essa plataforma necessita de uma gestão organizada de recebimento de propostas, estoque e retorno rápido ao potencial cliente.
Assim, no momento de fazer a escolha da plataforma que abrigará o site de sua loja de carros, é importante estar certo de que ela oferece ferramentas para otimizar o cotidiano da sua operação e um sistema de gestão centralizado.
Redes sociais
As redes sociais são importantes ferramentas para impulsionar as vendas online. Por isso, elas são consideradas, cada vez mais essenciais para atrair e gerar oportunidade de venda. Logo, não é possível ignorá-las ao divulgar a sua loja virtual e os seus produtos.
Para aproveitar o máximo potencial das ferramentas, o ideal é adicionar links para fazer o compartilhamento dos veículos nas redes sociais. Adicione também uma sessão de comentários e fique atento às estratégias para otimizar o alcance dessas mídias.
Para tanto, é importante buscar interagir com o público de cada rede, procurando divulgar os veículos de forma diferenciada. Você pode apostar em sorteios, promoções e avaliações de consumidores para poder contribuir com o aumento das suas vendas. Assim, você poderá utilizar o poder das redes sociais para gerar leads e potencializar as chances de vendas.
Análise de métricas e indicadores
Para uma maior efetividade das ações, é importante fazer o acompanhamento da sua loja de veículos e de toda a estratégia utilizada. Isso possibilita que você faça adequações em sua estratégia de marketing e/ou de negócios, sempre que necessário.
Uma boa estratégia é o uso de métricas, integrando sua loja virtual ao Google Analytics. Com essa ferramenta você pode, por exemplo, fazer a verificação da taxa de conversão e medir a quantidade de acessos do site.
Pós-venda
O pós-venda se aplica também ao ambiente da sua loja online. Isso porque, não basta apenas proceder a venda, é necessário fidelizá-lo. Para isso, entre em contato com o cliente depois da venda. Também é bacana deixar os dados de contato e suporte de forma bem visível no site, para que seus clientes possam contatar a sua equipe de forma rápida na decorrência de alguma necessidade.
Aliás, a equipe é um ponto estratégico para o seu site de veículo. Tenha sempre vendedores bem treinados para responder todas as mensagens dos clientes, de forma ágil e correta. Lembre-se que uma política de trocas e reembolso é fundamental para garantir um bom relacionamento com o público em questão. Quando o usuário se sente seguro em seu site, as chances de conquistar a preferência dele são bem maiores.
Proposta de valor
É muito importante ter sempre em mente quais os dados mais relevantes a serem passados para o seu cliente e focar nisso. O fato é que quanto mais o site se alinhar com o que os clientes mais buscam. E, caso consiga transmitir essa mensagem assim que ele entrar no site, será mais fácil assegurar que ele tenha interesse em conhecer mais seus carros e serviços.
É preciso lembrar-se de que sua revenda é totalmente interessada em suprir as demandas dos clientes. Por essa razão, auxilie seu cliente a escolher o veículo que melhor atenderá às suas necessidades.
Depoimentos
Uma excelente maneira de dar mais credibilidade a sua revenda é colocar depoimentos de clientes em seu site. Ao incluir esse item essencial em seu site, é possível ativar o gatilho para despertar o interesse de novos clientes, pois ele terá ainda mais interesse nos carros de sua loja e nos serviços oferecidos.
Essa é a chamada prova social, que ajuda a fazer com que sua revenda fique em evidência. Isso se deve ao fato de minimizar o medo do seu cliente em potencial de realizar a sua primeira compra, já que pode ver inúmeros depoimentos de quem já foi beneficiado com seus serviços e produtos.
Navegação simples
A grande realidade é que quanto mais facilidade o cliente encontrar ao navegar no seu site, melhor será a sua experiência. Inclusive, se uma página é leve e simples de navegar, isso aumentará suas chances de atrair mais clientes. Maximizando as suas chances de visitar outras páginas presentes no site. Em contrapartida, quando um site tem difícil navegação e é pesado, isso gera diversos pontos negativos, pois leva o usuário a desistir de continuar no site, aumentando a sua taxa de rejeição.
Por essa razão, é importante evitar que o visitante pense demais para tomar a decisão de navegar em seu site ou que ele tenha um trabalho muito grande para realizar alguma ação dentro do seu site.
Identidade visual da marca
Outro ponto importante é se atentar ao design ou identidade visual do seu site, pois é o modo como sua revenda fortalecerá seu posicionamento no mercado. Afinal de contas, alguns pontos como imagens, cores e tipografia conseguem transmitir o que seu negócio representa.
Inclusive, a linguagem precisa também ser considerada no momento de criar o site. Tudo precisa estar bem alinhado e também é importante se comunicar com seu público do mesmo modo que a identidade da revenda a posiciona.
Dúvidas/FAQ
A grande realidade é que não são todos os sites que têm um FAQ, porém, deveriam. Esse elemento do site simplifica bastante a relação com os clientes e potenciais clientes, além de otimizar todo o processo de compra. Lembre-se se fazer uma lista com as dúvidas mais recorrentes apresentadas pelos clientes e também suas respectivas respostas. Além disso, antes de entrar em contato com sua loja ou de desistir da compra, o cliente terá a opção de procurar pelo campo de dúvidas no site da sua revenda e solucionar seu problema.
Suporte
Quando uma loja oferece produtos ou serviços que precisem de suporte regularmente, é bom não se esquecer do campo para essa função. Se o alcance da sua revenda for para fora do país, lembre-se de incluir outros idiomas. Inclusive, é possível optar por um chat, formulário ou até mesmo fórum, a fim de que os clientes possam entrar em contato.
Uma ótima ideia é a criação de um espaço para listar as respostas das perguntas mais recorrentes, que possam tirar dúvidas sem que seja necessário o contato direto, agilizando todo o atendimento.
Como vimos ao longo desta leitura, o que deve ter em um site venda carros passa por uma boa estratégia de gestão dos seus recursos online. Seguindo essas dicas, você estará mais perto de ampliar os seus resultados.
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