6 métricas de vendas para lojas de veículos e como aplicá-las!
  • Boom Sistemas
  • 22/07/2020

6 métricas de vendas para lojas de veículos e como aplicá-las!

O departamento de vendas necessita de métricas para conseguir medir os seus resultados de forma precisa. Afinal de contas, não adianta vender se não houver referências de como está o andamento das vendas e se as metas estão sendo alcançadas. As métricas de vendas nada mais são que medidas de desempenho.

Para gestores e funcionários, saber qual foi retorno de suas ações é primordial para a tomada de decisão e são exatamente essas análises que os direcionam. As métricas de sua loja de veículos permitem ter mais precisão e, por meio delas, é possível comparar dados históricos de desempenho. Dessa forma, consegue-se medir quando, onde e por que houve melhora. Isto é, é por meio de métricas que é possível o aperfeiçoamento.

Neste post, falaremos sobre 6 métricas indispensáveis em uma loja de veículos e como um software especializado pode ajudar na gestão desses indicadores. Acompanhe!

Quais métricas são indispensáveis em uma loja de veículos?

As métricas podem mostrar diversos aspectos do seu negócio, como o valor médio das vendas, quanto custa adquirir cada cliente ou quanto tempo um cliente fica ativo na sua base. Confira algumas das principais!

1. Ticket médio

Essa métrica é imprescindível para quem quer ter conhecimento sobre as vendas feitas. Ele se refere ao valor médio de compras realizadas em sua loja de veículos. Para calculá-la, basta somar todas as vendas realizadas em um determinado período e dividir pela quantidade de clientes responsáveis por elas.

É preciso seguir alguns passos para elevar esse índice. O primeiro é disponibilizar produtos considerados complementares. Por exemplo: em uma loja de veículos, é possível vender também serviços de seguros, garantia estendida, lavagem, acessórios e até serviços de correspondente bancário, como por exemplo, refinanciamento de veículos.

Outra sugestão para aumentar o ticket médio é manter contato com o cliente, a fim de ele o procure sempre que aparecer alguma demanda. São ótimos aliados também os descontos e incentivos de compras.

2. Número de leads

Você sabe o que são leads? Eles são os visitantes do seu blog ou site que apresentam interesse em sua proposta de valor e também em seu conteúdo, para chegarem a preencher seus dados de contato com a finalidade de receber mais informações — a assinatura de uma newsletter é um ótimo exemplo.

Essa é uma das principais métricas utilizadas, pois identifica justamente com quantos clientes você pode realmente começar um relacionamento para, depois, tentar realizar uma venda. Caso diversas pessoas estejam disponibilizando o contato delas para sua organização, esse é um ótimo ponto de início.

3. Taxa de conversão

Essa é uma das métricas mais primordiais para o seu processo de vendas online e de gestão de leads. Ela mede o sucesso das oportunidades trabalhadas e auxilia na compreensão de quanto se deve investir em leads para ter uma determinada quantidade de clientes no final de um período.

A taxa de conversão que apresenta mais importância se concentra no final do funil de vendas, mas é preciso que todas as fases de transição sejam medidas, a fim de que sua equipe compreenda quais elementos podem ser melhorados para as conversões feitas em cada fase na trajetória do lead. Ao conhecer seus gargalos e atuar neles, sua taxa de conversão pode aumentar com menos esforço e elevar sua rentabilidade.

4. CAC

CAC é a sigla de custo de aquisição de clientes. Esse é o investimento médio para conquistar clientes, com esforços diretos. Por exemplo: caso os seus investimentos diretos na conquista de clientes somem R$20 mil em um mês, e com isso você conquistou 40 clientes, o seu custo de aquisição de clientes é de R$500.

É importante lembrar também que o cálculo é realizado sempre levando em conta os investimentos e novos clientes atraídos no mesmo período. O CAC é calculado todos os meses, mas é primordial considerar algumas variações inesperadas que possam acontecer de forma esporádica.

5. Ciclo de vendas

Ele nada mais é do que o tempo médio que um time gasta para vender algo para um cliente em potencial. É importante manter os dados históricos sobre a média do seu ciclo de vendas para identificar melhor os possíveis compradores em casos de oportunidades e riscos.

Procure medir, por exemplo, como o ciclo de venda atual se compara às ofertas que você fez anteriormente. O tempo que é investido em uma oportunidade está diretamente ligado à probabilidade de conseguir fechar negócio.

6. Taxa de contato

Quanto maior o número de ligações de vendas e chamadas frias, mais oportunidade um vendedor terá de obter sucesso. Lembre-se desses números quando você achar que está realizando as chamadas realmente necessárias para aumentar as vendas.

A fim de saber se a quantidade de chamadas que o vendedor está fazendo vai terminar em vendas, é preciso que ele fique atento ao seu registro de ligações. Tenha em mente que, no fim do dia, é o número de contatos que vai determinar suas oportunidades de vendas.

Como um software especializado pode ajudar na gestão desses indicadores?

Um software de gestão vai ajudar na coleta e organização de dados, simplificando a tomada de decisões na empresa e assegurando análises meticulosas de gargalos. Quando todo o histórico empresarial é organizado e arquivado, torna-se muito mais fácil saber qual escolha e direção o negócio deverá tomar, fornecendo ao gestor ter uma visão dos erros cometidos anteriormente, determinando futuras metas e otimizando acertos anteriores.

O software proporciona mais praticidade e dinamismo para sua equipe, pois passa a utilizar um processo automatizado de atendimento, distribuição e follow up das vendas.

Por fim, com essas métricas de vendas é possível gerenciar a equipe de sua loja de veículos e medir o seu desempenho e crescimento. Para ajudar nessa missão, a Boom Sistemas apresenta as melhores soluções do mercado. Nosso software foi desenvolvido exclusivamente para atender loja de veículos, de acordo com suas demandas.

Agora que você conheceu as melhores métricas para avaliar o desempenho de sua loja de veículos, que tal entrar em contato conosco? Dessa forma, você conhece nossos serviços e descobre como podemos te ajudar!

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