É primordial realizar ou ter acesso a uma pesquisa de mercado de loja de veículos para os empreendedores que desejam investir no mercado automotivo. Assim como em qualquer tipo de negócio, estar por dentro da dinâmica do segmento escolhido e das possibilidades de ganho é decisivo para ter sucesso.
Ao compreender o comportamento do seu público-alvo e dos concorrentes, torna-se possível escolher a região correta de atuação, os tipos de veículos que devem ser comercializados, o ticket médio desses automóveis, entre outras tantas decisões. Dessa forma, sua revenda de veículos terá muito mais embasamento para negociar.
Neste post, citaremos alguns pontos pertinentes a respeito da pesquisa de mercado. Confira!
O que é e como funciona a pesquisa de mercado?
Uma pesquisa de mercado nada mais é do que uma análise que se baseia em coletar e interpretar dados para criar insights e também oferecer suporte nas tomadas de decisão da empresa. Define-se a melhor metodologia para realizar a coleta dos dados necessários a partir de um gargalo específico.
De acordo com os objetivos da pesquisa, é possível realizar uma pesquisa qualitativa ou quantitativa, e também estudos com projetos mais complexos ou com questionários simples, que incluem profissionais de diversas áreas do conhecimento.
Quais perguntas devem ser respondidas?
Isso dependerá de alguns fatores que veremos abaixo:
*público-alvo: clientes, concorrentes, fornecedores ou consumidores em geral;
*amostragem: número de pessoas que serão entrevistadas;
*objetivo da pesquisa: otimizar preços, determinar a variedade ou qualidade de produtos, maximizar a cobertura de vendas etc.;
*roteiro: nada mais é do que o formulário. É aconselhável que as perguntas sejam diretas, simples e totalmente imparciais.
Como fazer?
Há diversos tipos de pesquisa de mercado, para fins variados. Dependendo do nível de complexidade de um projeto, é preciso utilizar técnicas de pesquisa específicas e solicitar auxílio de especialistas de diferentes segmentos do conhecimento, como psicologia, antropologia ou estatística.
Nessas situações, será preciso contar com a ajuda de uma empresa que realize pesquisas de mercado, que poderá recomendar o método mais adequado e a melhor maneira de conseguir os resultados desejados. Porém, geralmente, grande parte dos problemas de pesquisa pode ser solucionada com projetos mais simples. As ferramentas online facilitaram muito a realização das pesquisas, tornando-as mais simples, rápidas e acessíveis.
Quais sãos os seus benefícios?
Quanto mais o tempo passa, mais empresas surgem e mais competitivo se torna o mercado. A pesquisa de mercado pode ser um grande diferencial para sua empresa se destacar diante da concorrência.
Além disso, há outros benefícios da pesquisa de mercado, como:
*clientes satisfeitos;
*ampliação de mercado;
*criação de novos produtos;
*maior fidelidade de seus clientes;
*otimização da tomada de decisões;
*maior precisão nos investimentos;
*minimização de custos e riscos para a sua revenda de veículos;
*melhor relacionamento com cliente.
Por fim, agora você sabe como a pesquisa de mercado é importante para sua loja de veículos. Junte todas as informações colhidas, separando-as conforme a sua necessidade. Depois, faça sua análise com bastante atenção e trace um panorama estatístico. Dessa forma, compreenderá melhor a realidade do seu mercado e conseguirá tomar as devidas decisões para otimizar suas estratégias.
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