Conhecer profundamente sua base de clientes e aprender continuamente mais sobre ela conforme suas necessidades e desejos mudam é um meio essencial de obter sucesso na gestão de carteira de clientes da sua revenda de veículos. Tentar estabelecer relacionamentos duradouros com eles e manter nossa solução relevante para suas necessidades em constante mudança é apenas um dos meios importantes de estar sempre em contato com os clientes.
A gestão de carteira de clientes e o impacto que ela oferece no que tange aos lucros da empresa são importantes estratégias de marketing de relacionamento. O fato é que para que um negócio seja bem-sucedido, ele precisa ter um relacionamento positivo com os clientes em sua base. Além disso, realizar a gestão da sua carteira de clientes auxilia no aumento das vendas e na fidelização de clientes.
Mas você sabe como fazer essa gestão de forma eficiente? Neste post, apresentaremos 7 dicas para te ajudar nessa tarefa. Acompanhe!
1. Conheça seus clientes
Compreender as necessidades e demandas de seus clientes pode levar a melhores percepções sobre seu público, além de permitir que você desenvolva serviços que realmente atendam às suas necessidades.
Ao conhecer bem os seus clientes e saber suas preferências, é possível comunicá-los quando certos itens chegarem e estiverem em estoque. O atendimento é totalmente personalizado de acordo com suas necessidades.
2. Faça a prospecção de clientes
A procura de clientes pode trazer muitas dificuldades, caso não seja planejada com muita cautela para direcionar os esforços de toda a equipe de vendas da loja de veículos. Quem já trabalha há mais tempo como vendedor, sabe que as ações de prospecção não querer dizer fechar uma venda, pois essas ações são de apresentar os produtos e de analisar as exigências da loja.
Essa atividade tem o objetivo de abrir portas que ajudem na construção de um relacionamento. Todavia, antes de iniciar, o ideal é se manter o foco em etapas que englobam:
a) fazer a divulgação de veículos;
b) determinar o perfil do cliente potencial;
c) conhecer bem as peculiaridades de seus veículos.
Lembre-se de analisar as indicações dos atuais clientes, porque isso pode trazer ótimos frutos posteriormente. Inclusive, passe a adotar um sistema de descontos e benefícios.
3. Cuide da gestão dos clientes inativos
Para uma boa gestão de carteira de clientes, não é o suficiente apenas se atentar nos que se tornaram clientes recentemente ou nos que atualmente fechando uma venda. Essa gestão é essencial, devido ao fato de auxiliar sua loja de veículos a resgatar clientes que possam talvez estar parando de comprar com você.
Para tal, é necessário planejar o tipo de ação que deve ser realizada, caso o cliente se torne inativo. Pense em quem entrará em contato com ele e também em qual comunicação deverá ser feita com esse tipo de cliente.
4. Use a tecnologia ao seu favor
Já se foi o tempo em que uma planilha era o melhor método para armazenar dados de clientes. As empresas que levam esses dados a sério armazenam as informações dos seus clientes em um banco de dados seguro, também conhecido como ferramenta de gestão do relacionamento com o cliente (CRM).
Esse tipo de ferramenta é criado para fazer com que seja mais segura a organização e também a coleta de dados mais importantes. Eles também podem fornecer percepções segmentadas do cliente com base nos dados, o que é uma ótima maneira de identificar oportunidades de melhoria na sua revenda de veículos.
5. Defina metas
Ao criar estratégias para melhorar a gestão da carteira de clientes, existem vendedores que podem manter o foco apenas em quantidade, deixando de lado a qualidade na realização das vendas. Consequentemente, podem conseguir aumentar suas vendas, porém são pedidos que podem gerar a perda de boas oportunidades.
O que ocorre é que pode ser fácil doutrinar vendedores a realizar vendas mais fáceis, que não demandam muito aprofundamento para conseguir explorar todas as oportunidades que cada um dos clientes oferecem. Para solucionar essa questão, é aconselhável que os vendedores sejam incentivados a estudarem mais as melhores possibilidades em cada um dos seus clientes.
6. Invista em comunicação
A comunicação é fundamental quando se trata de uma gestão eficaz de carteira do cliente. Ter uma comunicação ruim pode ser extremamente frustrante para o cliente e para a revenda. Uma ótima maneira de ficar em dia com a comunicação é estabelecer um cronograma definido, no qual o cliente pode esperar uma resposta do representante comercial.
O cliente deve saber com antecedência quantas vezes a empresa entrará em contato e em quais horários é mais conveniente para isso. Uma boa comunicação entre o cliente e a loja de carros assegurará que os clientes sempre fiquem bem informados sobre lançamentos de veículos e benefícios na compra.
Também é importante ser sempre honesto com o cliente. Mesmo em circunstâncias em que um serviço prestado pela loja apresentou alguma falha, os representantes precisam ser sempre francos com o cliente. Assumir os erros e comunicar uma solução ao cliente é uma forma de estabelecer confiança. Estabelecer um meio de comunicação eficiente é uma ótima maneira de estar à disposição do cliente.
7. Ofereça um tratamento diferenciado
Por fim, outra ótima dica para consolidar a gestão de carteira de clientes é reservar um tempo para os clientes antigos. A grande verdade é que é mais trabalhoso e custa mais atrair novos clientes do que manter os que já estão fidelizados. Normalmente, o ticket médio de compras do cliente já fidelizado é maior do que do novo cliente, causando certo impacto no faturamento.
Diante desse cenário, o vendedor precisa se dedicar ao conhecimento de todas as características do negócio, desenvolvendo soluções para as suas demandas e expectativas. O fato é que conseguir atender às necessidades e também personalizar o atendimento conforme demanda cada situação é um dos meios de manter um nível de satisfação mais elevado.
Com essas dicas, ficará muito mais fácil realizar a gestão de carteira de clientes de forma eficiente. É importante ressaltar que um sistema para loja de veículos pode fazer toda a diferença nesse processo. A Boom Sistemas é um software exclusivamente desenvolvido para lojas de veículos, que atende a todas as necessidades e atividades da mesma, auxiliando na otimização da eficiência e dos resultados.
Agora que você sabe como realizar a gestão de carteira de clientes, entre já em contato conosco e saiba como podemos te ajudar nessa missão!