Toda equipe de vendas de uma revenda de veículos gostaria de saber com antecedência se conseguirá conquistar os resultados desejados no final de cada período de metas, não é mesmo? Isso se torna possível com a previsibilidade de vendas. Ela nada mais é que uma perspectiva de quanto a área comercial será capaz de vender em determinado período.
Além disso, a previsibilidade de vendas tem a função de mensurar o desempenho mensal e viabiliza a criação de estratégias de otimização de resultados, engajamento de funcionários e criação de atividades para aumentar vendas. Ela permite um planejamento da empresa e também estimativa de ganhos. O fato é que as lojas que objetivam tomar decisões mais assertivas e fundamentadas em dados concretos precisam adotar a previsibilidade de vendas em suas estratégias.
Mas você sabe como melhorar essa previsibilidade? Neste post, daremos 3 dicas para te ajudar nessa missão. Acompanhe!
1. Analisar o mercado
Uma das dicas mais importantes para otimizar a previsibilidade de vendas é relacionada ao mercado na qual está inserida a sua loja de veículos. Esta é uma excelente alternativa para organizações que estão iniciando suas atividades e não possuem um histórico de vendas mais plausível.
Logo, a solução é compreender profundamente o setor de vendas de veículos, concorrência, público-alvo e todas as informações importantes a respeito desse mercado. Isso se deve ao fato de que ao fundamentar projeções e também decisões nesse setor.
Para tal, é importante saber exatamente o que impulsiona os clientes e fazer as contas para determinar uma meta de vendas para começar, que faça com que o seu negócio se torne sustentável. Obviamente, com o passar do tempo, é possível aprimorar a previsibilidade de vendas, em virtude do histórico que a loja constrói ao longo dos meses.
2. Avaliar os dados anteriores da loja
Outra dica importante é avaliar se a previsibilidade de vendas está sendo de fato eficiente, por meio da avaliação de dados de vendas de meses anteriores. É essencial comparar o que foi conquistado com o que foi esperado, a fim de saber se a equipe e os gestores estão sendo eficientes. Inclusive, ao fazer esse acompanhamento, é possível fazer com que o gestor fique mais confiante a respeito de previsões apontadas pela equipe de vendas.
3. Acompanhe os indicadores comerciais
Por último, é essencial acompanhar os indicadores comerciais com certa frequência e, principalmente, analisar como está a taxa de retorno sobre os investimentos feitos. O fato é que por mais que os KPIs de venda e performance não ofereçam a solução para um problema, a análise feita oferecerá ideias valiosas, que ajudarão a reavaliar posicionamentos e estratégias.
Da mesma forma, os resultados da avaliação que forem considerados positivos ajudam a determinar os canais de comunicação que deram os retornos mais positivos, as atitudes que poderão gerar índices considerados mais estáveis e os padrões de atendimento que a equipe utilizará novamente.
É importante saber que dependerá das metas estabelecidas pelo gestor para a equipe de vendas, o controle sobre os indicadores. Logo, é primordial analisar novamente seus objetivos, caso seja preciso.
Por fim, com essas dicas, ficou muito mais fácil otimizar a previsibilidade de vendas em sua loja de veículos. É importante ressaltar que essa previsão precisa estar sempre aliada à mensuração da sua efetividade.
Este post foi útil para você? Então, aproveite para conferir 4 dicas de como motivar equipe de vendas da loja de veículos e ajude sua equipe a obter melhores resultados!