O que é previsibilidade de vendas? 3 dicas para sua loja de veículos

O que é previsibilidade de vendas? 3 dicas para sua loja de veículos

Toda equipe de vendas de uma revenda de veículos gostaria de saber com antecedência se conseguirá conquistar os resultados desejados no final de cada período de metas, não é mesmo? Isso se torna possível com a previsibilidade de vendas. Ela nada mais é que uma perspectiva de quanto a área comercial será capaz de vender em determinado período.

Além disso, a previsibilidade de vendas tem a função de mensurar o desempenho mensal e viabiliza a criação de estratégias de otimização de resultados, engajamento de funcionários e criação de atividades para aumentar vendas. Ela permite um planejamento da empresa e também estimativa de ganhos. O fato é que as lojas que objetivam tomar decisões mais assertivas e fundamentadas em dados concretos precisam adotar a previsibilidade de vendas em suas estratégias. 

Mas você sabe como melhorar essa previsibilidade? Neste post, daremos 3 dicas para te ajudar nessa missão. Acompanhe!

1. Analisar o mercado

Uma das dicas mais importantes para otimizar a previsibilidade de vendas é relacionada ao mercado na qual está inserida a sua loja de veículos. Esta é uma excelente alternativa para organizações que estão iniciando suas atividades e não possuem um histórico de vendas mais plausível.

Logo, a solução é compreender profundamente o setor de vendas de veículos, concorrência, público-alvo e todas as informações importantes a respeito desse mercado. Isso se deve ao fato de que ao fundamentar projeções e também decisões nesse setor.

Para tal, é importante saber exatamente o que impulsiona os clientes e fazer as contas para determinar uma meta de vendas para começar, que faça com que o seu negócio se torne sustentável. Obviamente, com o passar do tempo, é possível aprimorar a previsibilidade de vendas, em virtude do histórico que a loja constrói ao longo dos meses.

2. Avaliar os dados anteriores da loja

Outra dica importante é avaliar se a previsibilidade de vendas está sendo de fato eficiente, por meio da avaliação de dados de vendas de meses anteriores. É essencial comparar o que foi conquistado com o que foi esperado, a fim de saber se a equipe e os gestores estão sendo eficientes. Inclusive, ao fazer esse acompanhamento, é possível fazer com que o gestor fique mais confiante a respeito de previsões apontadas pela equipe de vendas.

3. Acompanhe os indicadores comerciais

Por último, é essencial acompanhar os indicadores comerciais com certa frequência e, principalmente, analisar como está a taxa de retorno sobre os investimentos feitos. O fato é que por mais que os KPIs de venda e performance não ofereçam a solução para um problema, a análise feita oferecerá ideias valiosas, que ajudarão a reavaliar posicionamentos e estratégias.

Da mesma forma, os resultados da avaliação que forem considerados positivos ajudam a determinar os canais de comunicação que deram os retornos mais positivos, as atitudes que poderão gerar índices considerados mais estáveis e os padrões de atendimento que a equipe utilizará novamente.

É importante saber que dependerá das metas estabelecidas pelo gestor para a equipe de vendas, o controle sobre os indicadores. Logo, é primordial analisar novamente seus objetivos, caso seja preciso.

Por fim, com essas dicas, ficou muito mais fácil otimizar a previsibilidade de vendas em sua loja de veículos. É importante ressaltar que essa previsão precisa estar sempre aliada à mensuração da sua efetividade.

Este post foi útil para você? Então, aproveite para conferir 4 dicas de como motivar equipe de vendas da loja de veículos e ajude sua equipe a obter melhores resultados!