Sistema para concessionárias de veículos: o que considerar para escolher?

Sistema para concessionárias de veículos: o que considerar para escolher?

O mundo está passando por uma transformação digital que está mudando a forma como as empresas ligadas ao setor automotivo operam. Os negócios se expandiram e as expectativas dos clientes também.

Com as empresas cada vez mais focadas em atender bem o consumidor moderno, não há mais viabilidade para os modos tradicionais e analógicos de gerenciamento de negócios e métodos de atendimento ao cliente antiquados. 

São mudanças que tendem a crescer ainda mais, e não há como voltar atrás. Neste post, vamos conhecer uma ferramenta importante nesse processo de transformação digital nesse mercado: o sistema para concessionárias de veículos.

Veja abaixo quais são os seus benefícios e como escolher a melhor opção para o seu negócio. 

O que é um sistema para concessionárias de veículos?

De maneira simples, podemos definir um sistema de gestão para concessionárias como um software que execute todas as funções necessárias para o dia a dia do setor de vendas, transações financeiras, operações de serviços e muito mais, sem falhas a partir de um hub centralizado. 

A integração embutida no software permite a troca simplificada de informações entre todas as divisões operacionais da sua concessionária. É uma solução onde tudo está interligado — seja o trabalho do departamento comercial ou as preferências dos clientes. Os controles diários tornam-se mais fluidos, especialmente quando as tarefas repetitivas são automatizadas.

O que considerar na hora de escolher um sistema para a sua concessionária?

Um bom sistema de gestão para concessionárias deve refletir as necessidades do seu negócio, essa deve ser sua principal prioridade. Mas há vários fatores a serem analisados na hora de definir qual é a opção ideal para a sua empresa. 

Nas linhas a seguir, descubra como escolher um sistema que possa ajudá-lo a gerenciar seus processos com eficiência, contribuindo para que seu negócio cresça de forma constante. Acompanhe!

Identifique suas necessidades

O primeiro passo para escolher um bom software de gestão para sua empresa é entender quais são as suas reais necessidades. Cada negócio tem um conjunto único de necessidades operacionais e nem todos os softwares preenchem essas lacunas. 

Por isso, é importante fazer uma lista de recursos essenciais para a sua empresa, como agendamento de serviços, controle de estoque, gestão financeira e funções de contabilidade, e separá-los dos recursos que são úteis, mas não são essenciais para o funcionamento do seu negócio.

Com essa lista em mãos, você tem um ponto de partida para “filtrar” as melhores opções de acordo com sua demanda.

Verifique se o software oferece uma interface intuitiva

Você não quer um software de gestão que tenha que abrir um manual a cada vez que for utilizar, não é mesmo? Por isso, é importante buscar uma solução que, além de oferecer todos os recursos necessários, tenha uma interface que torne o trabalho com o sistema agradável e simples. Além disso, os provedores confiáveis ajudarão sua equipe a fazer a transição para o novo sistema.

Verifique o suporte oferecido

Essa avaliação demanda pesquisa, conversa com clientes atuais e análise a partir dos primeiros contatos com a empresa — como eles são durante o atendimento, conhecimento sobre o setor, conhecimento sobre o software e prestatividade.

Depois dessa análise, pergunte para eles qual é o tipo de suporte que eles oferecem, em termos de canais para a comunicação, horários de atendimento e nível de qualificação dos profissionais envolvidos. 

Escolha um software que seja capaz de crescer com sua empresa

É importante ter o futuro em mente ao escolher seu sistema de gestão de concessionárias. Invista em um software que tenha o potencial de crescer junto com sua empresa — em vez de ter que passar por uma mudança de software cara e demorada mais uma vez. Discuta suas opções com os provedores e deixe claros os seus planos para o futuro.

Solicite uma demonstração

A melhor maneira de entender se o sistema de gestão realmente atende às suas demandas é de forma prática, a partir de uma solicitação de demonstração. Assim você pode tirar todas as suas dúvidas com o consultor de forma clara e objetiva, podendo escolher o software com mais embasamento.

Quais as vantagens do sistema para concessionária de veículos?

Agora que já entendemos o que deve ser analisado na hora de escolher um bom sistema para a sua concessionária, vamos a um ponto crucial para a sua tomada de decisão: o entendimento dos benefícios que essa solução pode trazer para o seu negócio. Veja abaixo alguns dos principais.

Conte com uma solução completa

Um dos principais benefícios da utilização de um sistema de gestão para concessionárias é que ele permite que você gerencie todas as áreas do negócio com apenas uma solução: vendas, financeiro, serviços e tudo mais. 

Isso significa que os dados fluem perfeitamente de uma área da empresa para outra, permitindo relatórios precisos e oportunos para que as tomadas de decisões de negócios sejam mais certeiras.

Melhore atendimento ao cliente

Oferecer uma experiência impecável e personalizada é essencial para fidelizar os clientes atuais e conquistar novos. O sistema de gestão pode ajudá-lo nesse sentido, à medida que integra os dados de leads e disponibiliza para toda a sua equipe. 

É importante que cada vez mais os gestores de concessionárias agora entendam a importância de coletar dados de leads além das informações básicas antes de entrar em contato com os futuros compradores, facilitando o estabelecimento de uma conexão.

Utilize os dados nas campanhas de marketing

Como falamos nos tópicos acima, os dados são vitais para direcionar a tomada de decisão nas empresas nos dias de hoje. Um dos maiores focos de gestores de vendas e demais setores que lidam com os consumidores é o de pesquisar ativamente seus mercados para ter uma boa compreensão do que os clientes desejam.

Um bom sistema de gestão permite a transformação automática de dados em informações, emitindo relatórios de fácil leitura. Usando esses dados, o sistema ajuda você a criar campanhas de marketing, usar mídias sociais de forma correta e integrada, facilitando o acompanhando resultados.

Os dados ajudam você a entender melhor quais esforços de marketing funcionam melhor e se a mensagem que você divulga está recebendo uma resposta positiva.

Integração com as principais plataformas de anúncios

O sistema de gestão pode facilitar a divulgação de seus veículos de forma massiva, com a integração com as principais plataformas de vendas a nível regional e nacional. Em uma única tela, você ativa e desativa os anúncios em múltiplas plataformas de forma simples e objetiva, expandindo o público que poderá comprar seus carrosseja em sites como OLX e Mercado Livre ou em redes sociais, como Facebook e Instagram.

Esperamos que este post ajude na escolha do sistema para concessionárias de veículos para o seu negócio. Opte por empresas que, além de oferecerem todos os benefícios que atendem às suas demandas, tenham experiência no mercado e uma carteira de clientes que atestem a sua qualidade.

A Boom Sistemas reúne essas qualidades e oferece um software de gestão completo e integrado com as principais plataformas de vendas do mercado.

Quer dar o primeiro passo rumo à modernização de sua concessionária? Entre em contato conosco e solicite uma demonstração para conhecer as funcionalidades de nosso sistema.