Saiba quais as etapas do processo de vendas em uma loja de veículos

Saiba quais as etapas do processo de vendas em uma loja de veículos

O processo de vendas é a junção de técnicas, dados e orientações que orientam a força de vendas durante todo o seu ciclo. Ele envolve algumas etapas que são essenciais para que haja fluidez entre os departamentos da sua loja de veículos

A ideia é que, ao ter um norte que guie todo o setor comercial, ocorra uma diminuição do índice de equívocos na gestão e uma maximização da produtividade. Além disso, o time conseguirá atuar com mais motivação e segurança. É importante frisar que compreender o processo de vendas e suas etapas faz toda a diferença na escolha das melhores estratégias.

Neste post, apresentaremos as etapas do processo de vendas em uma loja de veículos. Confira!

Planejamento

Essa primeira etapa é essencial para construir todo o processo de vendas. Por essa razão, é importante reunir dados importantes para nortear os processos comerciais, como: 

*estado do mercado;

*canais de compra a serem utilizados; 

*hábitos de consumo do público-alvo;

*sazonalidades e outras interferências; 

*dificuldades e oportunidades de melhoria na equipe; 

*entre outros.

Identificação das necessidades

Na segunda etapa, a organização passa para o processo de estudo de cenários e de suas demandas. Agora, é o momento de compreender se a análise feita anteriormente está correta e se há a possibilidade de se aprofundar mais no perfil dos seus clientes.

Essa etapa do processo de vendas ocorre depois da prospecção — quando o vendedor tem o seu primeiro contato com o cliente. É a chance ideal de conseguir informações sobre suas necessidades, gostos e demandas.

Abordagem

Essa etapa ocorre depois de um contato inicial, quando o vendedor já sabe qual é a dor do cliente e, por essa razão, pode formular os melhores argumentos no intuito de oferecer uma boa solução a ele.

Propostas

Aqui, você já conhece as necessidades do cliente e tem todas as informações importantes para criar uma proposta personalizada e que esteja de acordo com o que ele necessita. Para que você ofereça uma boa proposta a um cliente que deseja comprar um veículo em sua loja, é importante que haja clareza na linguagem utilizada e objetividade. Além disso, os argumentos devem ser reforçados.

Negociação

Após o envio da proposta, os clientes demonstram suas objeções de vendas (com relação ao que é oferecido, ao preço e à duração do financiamento, por exemplo). Nesse momento, o vendedor deve acolher as dúvidas do cliente com paciência e educação. 

Fechamento

No fechamento da venda, é necessário reavaliar condições e especificar para o cliente tudo que ele está adquirindo com o produto, suas vantagens e funções. Inclusive, nesse momento, é importante investir nos diferenciais de atendimento ao cliente. Na verdade, isso faz toda a diferença em qualquer momento do processo de compra.

Contrato

Nessa etapa, é preciso detalhar o método de fechamento de contratos e negócios da loja. É essencial assegurar que seja formalizado o acordo de compra e venda, a fim de evitar surpresas desagradáveis. Isso pode ocorrer por meio da assinatura de um contrato, um e-mail ou até mesmo pela emissão de notas fiscais.

Pós-vendas

Nessa última etapa, é possível que o cliente participe de pesquisas de satisfação, consulte o time de Sucesso do Cliente com o intuito de conseguir detalhes do veículo adquirido ou entre em contato para otimizar sua experiência com a loja.

Agora que você conhece as oito etapas do processo de vendas, pode começar a adaptá-las ao seu próprio produto, serviço ou base de clientes. O fato é que um bom atendimento faz toda a diferença para aumentar as suas vendas. Por essa razão, é primordial ressaltar a importância da experiência de compra nos dias atuais, que engloba toda a jornada de venda.

E aí, gostou do nosso post? Então, curta agora mesmo nossa página no Facebook e leia mais conteúdos como este!