Trabalhar a base de clientes é a chave para qualquer empresa, mas é especialmente importante em uma revenda de veículos. Comprar um automóvel é uma grande decisão e a concessionária não deve se concentrar em fechar apenas a venda com determinado cliente. Em vez disso, é preciso olhar para o futuro e proteger seus negócios.
A base de clientes é um grupo de consumidores que pode ser atendido pela loja. O fato é que há muitas teorias sobre como trabalhar essa base. É primordial adotar estratégias que auxiliem na manutenção da base de clientes, pois ela é a fonte de receita e lucro de uma empresa. Mas você sabe como fazer isso?
Neste post, daremos 4 dicas práticas que podem ajudar. Confira!
1. Tenha um diferencial
Ter diferenciais diante da concorrência, incentiva taxas de retenção mais altas e libera potencial de receita futura para as revendas de veículos. Mas qual é a melhor maneira de conquistar seus clientes? É ir mais longe para surpreendê-los com uma vantagem inesperada. Encontre uma maneira de recompensar seus valiosos clientes com um benefício que eles não haviam previsto.
Disponibilize para eles um serviço gratuito de entrega do veículo adquirido ou empreste um dispositivo eletrônico, caso optem por permanecer no local enquanto o veículo recebe manutenção. Quando os clientes mais exigentes recebem o inesperado de sua concessionária, você está no caminho certo para cultivar um cliente fiel.
2. Defina o perfil de clientes ideal
Para construir um perfil de cliente ideal é essencial identificar características específicas de pessoas que mais se beneficiarão e que, possivelmente, terão interesse em adquirir os seus produtos ou serviços. Lembrando que antes de montar sua carteira de clientes, é essencial saber quem são eles.
3. Invista nos canais de comunicação certos
Outra dica muito importante é investir nos canais de comunicação mais adequados para compartilhar os produtos e serviços vendidos pela sua revendedora de veículos e compartilhar depoimentos de clientes satisfeitos. As mídias sociais são plataformas em que você pode alcançar vários tipos de clientes em potencial. Elas são os meios mais fáceis de expandir seus negócios.
É possível utilizar muitos meios de comunicação sem gastar muito. Exponha nessas plataformas conteúdos novos sobre sua empresa, informações sobre o lançamento de novos veículos ou peças e informações sobre vendas e ofertas. Escolha os meios pelos quais será mais fácil atingir os seus clientes em potencial.
4. Participe de eventos
Por fim, investir em networking é extremamente importante para trabalhar sua base de clientes. É possível que sua revenda de veículo participe de feiras e conferências, por exemplo. Dessa forma, poderá apresentar os modelos de veículos disponíveis e serviços prestados, apresentando um tipo de discurso mais voltado para o público-alvo.
Apesar de ser algo mais informal, o que pode otimizar a base de clientes são parcerias com outras empresas. É válido oferecer cupons de descontos e acordos de porcentagem de venda. Pense em alternativas para tornar esse processo lucrativo para sua revenda e seus parceiros.
Agora ficou muito mais fácil trabalhar a base de clientes de sua revenda de veículos. Foque em estratégias que façam com que os clientes que já compraram com você queiram voltar para comprar modelos mais novos e ainda tragam novos integrantes da sua base.
É importante ressaltar que, ao experimentar novas abordagens para otimizar essa base, é preciso certificar-se de monitorar de onde vem seus clientes e quais fontes oferecem mais valor.
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