A gestão eficiente de qualquer negócio no ramo automotivo deve contar com um bom sistema de controle de revendas. Ele é importante porque auxilia o empreendedor a gerenciar as vendas de forma mais organizada. Contar com essa ferramenta administrativa aumenta o desempenho e a competitividade da empresa. Um sistema permite o controle, a análise e a potencialização dos resultados.
O controle de vendas é uma ação de extrema importância dentro de uma revenda de carros. O motivo é simples: controla os veículos que entram e saem do estoque. Isso ajuda a saber quais veículos têm mais saída, quais estão parados na loja e, também, em quais vale mais a pena investir.
Se você quer entender quais as vantagens de um programa personalizado para melhorar a rotina de vendas e tornar a revenda de veículos mais lucrativa, continue a leitura deste post e tire suas dúvidas!
Por que o controle de vendas é importante?
Dificilmente uma empresa que tem pouco ou nenhum controle sobre as suas vendas conseguirá a estabilidade necessária para se tornar bem-sucedida. Essa é uma parte fundamental dos negócios e, por isso, deve receber uma atenção especial e ter todo o seu processo bem delineado e controlado.
Uma boa gestão nessa área reflete positivamente na saúde financeira do empreendimento. Ao acompanhar os dados, é possível fazer um monitoramento mais eficaz e analisar estratégias gerais e específicas com o objetivo de garantir que os resultados esperados sejam alcançados. Além disso, fica mais fácil elaborar um planejamento apropriado.
Quais os benefícios de um sistema de vendas?
Agora que já apresentamos a importância do controle de vendas, vamos elencar os principais benefícios de um software voltado para essa área. Trata-se de uma ferramenta de gestão completa utilizada para o processo de coleta de dados referentes às atividades comerciais em determinado período. Confira abaixo quais são as principais vantagens da adoção de um sistema de controle de vendas.
Otimiza o planejamento financeiro
Um dos principais benefícios é a otimização do planejamento financeiro. Um sistema permite controlar as etapas do processo e identificar eventuais falhas e custos desnecessários, além de programar a compra de produtos essenciais. Dessa forma, a gestão financeira torna-se mais prática e dinâmica para o empreendedor.
Promove a integração dos processos
Um software de gestão integra as inúmeras atividades desenvolvidas na loja de carros e armazena todas as informações em um único lugar. Desse modo, tarefas como emissão de notas fiscais, controle de documentos, carteira de cliente e integração de sites, por exemplo, passam a ser realizadas em uma única plataforma — sem que seja necessário investir em um programa separadamente para cada processo.
Aumenta a produtividade
Processos antes realizados de forma manual passam a ser executados de forma automatizada por meio do sistema de controle de vendas. Sobretudo, quando se trata de tarefas repetitivas — como pesquisas de informações sobre os automóveis em que os mesmos dados são digitados várias vezes.
Assim, as informações necessárias são acessadas com maior agilidade, otimizando o tempo e garantindo maior eficiência na atuação dos funcionários, ou seja, ocorre um aumento na produtividade da equipe.
Intensifica o controle de documentos
É fato que uma revenda de veículos lida diariamente com um grande volume de documentação. A organização desses documentos pode ser bem mais eficiente quando automatizada, sendo assim, é possível acessar todos os documentos relacionados a determinado carro com apenas o número de sua placa.
Além da facilidade de acesso a toda documentação dos automóveis em um único ambiente, o programa também permite o envio por e-mail dos arquivos digitalizados.
Aumenta a segurança das informações
A realização de controles manuais ou por meio de planilhas deixa as informações mais sujeitas a erros e extravios. Da mesma forma, o armazenamento de dados, bem como de documentos em HDs de computadores, pode ser comprometido com danos na máquina, invasão de vírus ou, até mesmo, furtos.
Um sistema de controle de vendas na nuvem conta com diversas políticas de privacidade e segurança, permitindo que as informações fiquem arquivadas nos servidores da companhia fornecedora do software. Ou seja, sua revenda de veículos terá maior integridade em seus dados.
Descomplica processos burocráticos
O controle de vendas feito de forma manual é uma tarefa complicada e consome um tempo valioso dos colaboradores envolvidos nas operações. Todavia, essa atividade pode ser automatizada e integrada a outros processos por meio de programas característicos, ampliando efetivamente a segurança e o desempenho dentro da sua loja de veículos.
Ao adotar uma solução tecnológica, o empreendedor pode dispor de mais tempo para se dedicar a outros aspectos financeiros e estratégicos do negócio, o que, consequentemente, melhorará a qualidade do serviço prestado.
Organiza o estoque
O controle do estoque é fundamental para o sucesso da revenda. Controlar a quantidade de automóveis armazenados e direcionar para a venda aqueles com maior probabilidade de saída é algo que pode refletir diretamente nos lucros e nos resultados do empreendimento.
Por isso, é importante ter devidamente cadastrados todos os dados dos veículos para poder gerenciá-los melhor. Nesse sentido, um programa contribui para a melhoria de procedimentos como a compra e o recebimento de novos carros, a venda e o controle da depreciação dos modelos estocados, entre outros.
Permite a avaliação do desempenho geral
A ferramenta tecnológica, pela sua abrangência, permite uma avaliação mais apurada do desempenho da empresa. Isso porque, além das vendas em si, mensura os números de outros setores e tarefas. Ainda, faz cruzamentos entre eles para obter respostas mais relevantes ao gerenciamento do negócio.
É possível, por exemplo, saber quais vendedores produzem mais resultados e qual é a taxa de conversão das propostas de compra de automóveis. Assim, o empreendedor pode estabelecer metas mais estratégicas e interessantes para alcançar os objetivos pretendidos.
Quais as principais funcionalidades de um sistema?
Um bom sistema de controle de vendas deve apresentar algumas funcionalidades essenciais para impulsionar o desenvolvimento e o crescimento do negócio, como:
-gerenciador de estoque;
-gerenciador financeiro;
-sistema de gerenciamento de despachante;
-armazenamento de documentos;
-modelos de contratos e procurações;
-controle de carteira de clientes e fornecedores;
-sistema de controle de financiamento;
-classificados de veículos gratuitos para lojas;
Como aplicar o controle de vendas no seu negócio de revenda de veículos?
Existem algumas dicas que poderão fazer toda a diferença para realizar um controle eficaz. Veja!
Documentar todas as vendas
Não documentar todas as vendas concluídas e as oportunidades não aproveitadas é um dos maiores erros cometidos em uma loja. Pode parecer algo que não faz muita diferença, mas é com isso que se torna possível compreender as ações assertivas e erradas que foram realizadas durante o processo de negociação.
Um vendedor pode ter todo o jeito para vendas, todavia, é essencial fazer o registro de todas as negociações com os clientes e o resultado delas. Vamos imaginar a seguinte situação: um vendedor toma a decisão de deixar a equipe de vendas. Caso os dados não sejam documentados, será difícil conseguir treinar um novo colaborador e continuar o trabalho realizado por ele.
Utilizar ferramentas de gestão
Sabemos que algumas atividades realizadas de forma manual gastam um grande tempo da rotina da loja. Muitas pessoas pensam que em empresas de menor porte não é preciso automatizar os processos. Todavia, depois de um tempo, gerenciar processos e equipes de forma manual pode causar muitos problemas — especialmente com relação ao controle de vendas.
A quantidade de informações e de vendedores aumenta com o passar do tempo e fica difícil controlá-la da forma correta. É possível resolver esse problema utilizando ferramentas de gestão de projetos e equipes, a fim de automatizar e facilitar as atividades.
Criar um funil de vendas
O funil de vendas nada mais é que a jornada feita pelo cliente. Esse percurso tem início no primeiro contato de uma pessoa com a revenda de veículos e termina com a finalização da venda. A jornada do cliente costuma apresentar a seguinte sequência:
-aprendizado: a pessoa ainda não sabe que está com um problema e não tem certeza do que quer;
-reconhecimento: quando o possível cliente percebe que tem um problema e sabe quais são suas consequências;
-consideração: fase em que ele já reconheceu o seu problema e decide analisar as soluções e produtos possíveis;
-decisão: quando a compra é enfim finalizada.
Definir a necessidade de cada etapa do funil
Cada fase do funil de vendas apresenta uma determinada peculiaridade. Quando se encontra no topo do funil, geralmente, o cliente não conhece a revenda ou tem pouco conhecimento sobre ela. Por isso, é preciso mostrar empatia com sua situação e jamais ser invasivo. É importante incluir algumas "iscas" digitais, com o intuito de conseguir mais dados de seus leads.
Já no fundo do funil, o futuro cliente já percorreu todas as fases e está se sentindo atraído pelo produto. Logo, é um ótimo momento de oferecer os seus diferenciais para fazer com que ele finalize a compra.
Por fim, a gestão de vendas é uma estratégia imprescindível para qualquer empresa bem-sucedida. Dessa forma, um sistema de controle de revendas de veículos é uma ferramenta que contribui para a conquista da excelência e satisfação dos clientes. Quando feito de maneira adequada, o gerenciamento das vendas traz inúmeras vantagens para a loja de veículos. Para te ajudar nessa tarefa, a Boom Sistemas disponibiliza o melhor software para a sua loja, atendendo a todas as necessidades do seu negócio.
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