Sistema de gerenciamento de despachante em revenda de automóveis: o que é e como funciona?

Sistema de gerenciamento de despachante em revenda de automóveis: o que é e como funciona?

A tecnologia já é uma realidade nas revendas de automóveis, e agora também é uma aliada quando o assunto é lidar com a burocracia. As planilhas e outros controles manuais podem ser substituídos pelo sistema de gerenciamento de despachante.

Nesse sistema, é possível controlar toda a rotina da área, integrando processos e otimizando o tempo empregado nas atividades burocráticas de despachante. Além disso, a ferramenta é integrada aos sistemas do governo, conferindo agilidade e seguranças nos trâmites legais que envolvem a posse e a transferência do veículo.

Para as revendas de veículos, contar com o sistema é uma vantagem competitiva importante, conferindo mais profissionalismo ao negócio.

Neste post você vai saber o que é e como funciona o sistema de gerenciamento de despachante. Acompanhe!

O que é um sistema de gerenciamento de despachante e como funciona?

Esse é um software de gestão que abriga todas as rotinas de despachante. Nele você conseguirá fazer um controle mais efetivo de quanto está lucrando com as cobranças desse serviço.

Além disso, assim que a venda é efetuada, o sistema dispara alertas informando o prazo máximo para a transferência do veículo. Dessa forma, você tem um controle mais rígido dos processos e evita multas e outras questões que possam onerar os custos da sua revenda de carros.

Outra funcionalidade do sistema é que ele gera protocolos. Na hora da entrega do documento do carro para o cliente, o software faz a geração de protocolos que necessitará da assinatura do comprador, transferindo a responsabilidade do veículo para ele.

Consultas a órgãos públicos, como Detran estaduais, podem ser feitos pelo sistema por meio de atalhos. Isso torna as consultas diárias mais rápidas, otimizando o seu tempo e o da equipe.

Isso sem falar que com um sistema de gerenciamento de veículo você consegue fazer a gestão completa do Documento Único de Transferência (DUT) dos automóveis, verificar de forma rápida o status das transferências, consultar pendências, entre outras funcionalidades.

Quais as principais vantagens de utilizar o sistema?

Como você percebeu, são várias as vantagens de contar com um sistema de gerenciamento de despachante, mas ainda temos mais a destacar. Acompanhe!

Controlar as planilhas do Renavam e Renach de forma mais prática e eficiente

Fazer os controles do Renavam e Renach em planilhas de Excel é muito trabalhoso e pode ter falha humana. Com um sistema de gerenciamento de despachante você garante mais eficiência e reduz as chances de erros, pois o sistema tem uma lógica de armazenamento das informações e elas são integradas aos sites dos órgãos públicos responsáveis. Isso confere mais eficiência para o dia a dia das atividades administrativas da revenda de automóveis.

Otimização dos processos

Com a ferramenta você efetua de forma rápida, simples e segura consultas online de débitos dos veículos. Além disso, com a consulta integrada aos sites dos órgãos públicos, você evita deslocamentos e atividades desnecessárias, otimizando os processos.

Aumentar a produtividade da equipe

Com a otimização dos processos, você e sua equipe podem se dedicar a atividades mais estratégicas para o negócio, como a prospecção de veículos e clientes, aumentando a produtividade da equipe e por consequência, o faturamento da sua revenda de veículos.

Reduz custos e despesas da empresa

Com os controles feitos pelo sistema, você recebe alertas e evita a perda de prazos, que poderiam acarretar multas. Com isso, você reduz custos desnecessários e aumenta a sua lucratividade.

Melhorar a organização dos documentos dos veículos

Com a ferramenta você concentra as informações dos veículos em um só lugar, aumentando a sua eficiência, organização e gestão de documentos fiscais dos veículos.

Mais segurança para os dados

Ao contar com um sistema na sua loja de veículos, você confere mais segurança aos dados da revenda, já que o acesso é por meio de senha. Além disso, você gerencia todo o histórico de atividades dentro do sistema, e ainda tem a facilidade de concentrar em uma mesma ferramenta todos os documentos dos veículos, fotos e contratos.

Como escolher um sistema de gerenciamento de despachante?

Para escolher um sistema de gerenciamento de despachante ideal é preciso avaliar as funcionalidades da ferramenta. Veja a seguir!

Layout interativo

Uma interface amigável é essencial para garantir o bom uso do sistema pelos operadores. Isso também diminui as chances de erros na execução das operações.

Reputação do fornecedor

Contar com um fornecedor de qualidade e com experiência no mercado garantirá mais eficiência para a sua operação e evitará transtornos, como a entrega deficiente do que foi contratado e a falta de assistência técnica. Além disso, é fundamental que o fornecedor ofereça treinamento para a equipe e mantenha um suporte capaz de atender às suas demandas com eficiência.

Apoio na implantação da solução

A implantação de um novo sistema dentro da loja pode exigir uma energia maior por parte das pessoas que vão operar o sistema. Por isso, é fundamental contar com fornecedores capacitados para oferecer o acompanhamento, treinamento e ajustes necessários para que a implantação do sistema seja feita de forma calma e precisa.

Logo, quanto maior o suporte da empresa que oferece o sistema de gerenciamento de despachante, melhor.

Quais os diferenciais do Boom Sistemas?

Na Boom Sistemas você encontra uma plataforma completa de soluções para revenda de automóveis, com módulos de gerenciamento de estoque, NF-e, sistema de gerenciamento de despachante, financeiro, integrador de anúncios, site para sua loja e muito mais.

A Boom Sistemas entende que, tão importante quanto vender um automóvel, é vender com qualidade. Por isso, as soluções oferecidas são integradas, e envolvem toda a rotina da sua loja de veículos.

Nosso sistema é fácil de utilizar e seguro, dando a você a possibilidade de ter uma gestão baseada em dados, tornando mais fácil a tomada de decisões estratégicas para o seu negócio.

Como vimos ao longo deste post, um sistema de gestão traz diversas vantagens para a sua loja de veículos, agilizando processos e aumentando a produtividade da equipe.

Assim, quando o assunto é sistema de gerenciamento de despachante e soluções completas para a sua revenda de carros, contar com o melhor fornecedor é fundamental para garantir o sucesso de toda a operação e a lucratividade do seu negócio.

Nosso artigo foi esclarecedor para você? Ficou com algumas dúvidas e quer saber como funciona o nosso sistema? Entre em contato conosco para saber mais sobre as nossas soluções!