6 vantagens de contar com um software para gestão financeira de lojas de veículos
  • Boom Sistemas
  • 10/06/2019

6 vantagens de contar com um software para gestão financeira de lojas de veículos

Os resultados de uma empresa dependem muito de sua saúde financeira. Por isso, empresários precisam concentrar sua atenção nos seus fluxos de atividades. Nesse contexto, para que uma revendedora de veículos se destaque no mercado, seu gerente precisa assumir um papel mais estratégico e dedicar tempo ao planejamento e administração do seu negócio. Isso é possível com o suporte de um software para gestão financeira empresarial.

Precisão e controle são palavras-chave nesse momento, no entanto, muitos gestores encontram dificuldade de conciliar responsabilidades, decisões e tarefas operacionais. Um software especializado na gestão empresarial é uma ferramenta que permite planejar, controlar e executar uma série de operações ligadas ao setor financeiro como fluxo de caixa, emissão de notas fiscais, contas a pagar e receber, entre muitas outras.

Como resultado, o empresário consegue automatizar processos e ter mais segurança, precisão e produtividade, o que contribui positivamente para os lucros e o sucesso da empresa.

Se você ainda não está convencido disso, entenda o impacto de um programa como esse para os negócios e conheça 6 vantagens que ele proporciona. Acompanhe!

1. Setores integrados

Em seu dia a dia, um gestor precisa tomar inúmeras decisões, que precisam ser bem pensadas para não causar reflexos negativos tanto nas operações como no fluxo de caixa. Nesse sentido, um software para gestão financeira empresarial garante a integração de diferentes setores em uma só plataforma, facilitando o acesso e a checagem de informações em poucos cliques. Em vez de lidar com uma série de planilhas, o sistema concentra no mesmo lugar dados sobre:

  • vendas;
  • estoque;
  • contas bancárias;
  • recebíveis e pagamentos;
  • contabilidade;
  • cálculo do lucro;
  • contratos;
  • entre outros.

Desse jeito, fica fácil avaliar a situação da empresa com segurança e ter uma visão global — o que colabora para o planejamento e as tomadas de decisão acertadas.

2. Informações precisas e acessíveis

Fazendo um gancho com o tópico anterior, é muito importante que todas as informações que abasteçam as atividades e relatórios da empresa sejam confiáveis. Um programa reforça essa segurança e controle, uma vez que o sistema é abastecido e atualizado em tempo real. Todos os membros da equipe que têm acesso visualizam os mesmos dados, evitando erros, duplicações e ambiguidades.

Consequentemente, a instituição ganha com produtividade, tempo e eficiência no cumprimento das tarefas, uma vez que os índices de erros e retrabalho é muito baixo.

3. Monitoramento do fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável para a gestão financeira. Ele demonstra toda a movimentação de dinheiro de um negócio, as entradas e saídas de capital. Aplicar esse recurso é muito importante para monitorar as finanças de uma empresa e garantir que tudo esteja sob controle e evitar surpresas desagradáveis.

Um bom software para gestão financeira empresarial otimiza esse processo, substituindo as planilhas manuais, que tendem a conter falhas. Assim, seu fluxo de caixa está sempre à mão para que você possa inserir as informações diárias e mantê-lo corrigido.

4. Relatórios mais detalhados sobre o andamento do negócio

Como saber como andam as vendas por profissional ou por modelo de veículo? Como determinar quais áreas da sua revendedora precisam de mais investimentos ou geram mais despesas? É muito difícil avaliar com precisão o que não é medido de alguma forma. Para isso, gestores devem apoiar suas decisões e diagnósticos em relatórios de performance, que mostram o desempenho da empresa a partir de diferentes recortes.

Relatórios complexos e detalhados são gerados por um software para gestão financeira empresarial em poucos cliques. Logo, o gestor não precisa consultar dados de diversos locais e planilhas. Tudo que ele precisa saber sobre seu negócio é consolidado em um único documento, além da possibilidade de personalizar gráficos de acordo com setor ou KPI (indicador de performance) que ele deseja examinar.

5. Redução de custos e aumento do lucro

Conforme adiantamos no início, um software para gestão financeira empresarial auxilia na coordenação de tarefas e até permite automações, trazendo produtividade, eficiência e rapidez para o dia a dia. Como resultado, o gestor tem mais tempo para se dedicar a assuntos estratégicos, como relacionamento com clientes, desenvolvimento de novos produtos e prospecção, que são importantes para o crescimento do seu negócio e maximização de lucros.

Paralelamente, com o sistema sendo usado pelos colaboradores, as ocorrências de erros nos processos, horas extras, desperdícios e perdas de estoque, por exemplo, caem drasticamente promovendo redução de custos no médio prazo.

6. Controle de prazos

Operar o fluxo de caixa no azul é um malabarismo mensal para muitos gestores. Nesse cenário, pagar juros e multas é extremamente prejudicial, uma vez que pesa ainda mais na conta da empresa. Quitar contas, empréstimos e tributos em dia é uma boa prática para evitar gastos desnecessários, inadimplência e demais problemas sérios.

Por exemplo, a relação com os fornecedores é muito estratégica para o varejo, tanto que, hoje em dia, instituições buscam firmar parcerias para conseguir condições de pagamento e ofertas diferenciadas. No entanto, é preciso pagar essas fontes de suprimento em dia para assegurar o equilíbrio desse relacionamento.

Devido a uma rotina corrida, muitos prazos são perdidos por conta de distrações e falta de planejamento. Nesse ponto, o software para gestão financeira empresarial é um aliado, pois o programa cria alertas e possibilita que o gestor tenha domínio sobre seus vencimentos e obrigações e consiga se programar melhor para manter suas contas organizadas e quitadas nas datas corretas.

Um software para gestão financeira empresarial é um investimento que propicia benefícios imperdíveis para as instituições, que tendem a se tornar ainda mais claros e favoráveis com o tempo de uso da ferramenta. Com ele, a empresa amplia seus lucros e melhora sua performance, conquistando uma vantagem competitiva no mercado. Agora que você conhece esse recurso e como ele funciona, não perca tempo e implemente um sistema como esse para alavancar seu negócio!

Gostou do post e está interessado em ter um software desenvolvido para a gestão financeira de lojas de veículos? Entre em contato conosco, conheça as nossas soluções e todas as funcionalidades da nossa plataforma!

Você possuí loja de veículos? Nós podemos lhe ajudar!

Entre em contato

Atendimento

Seg. a Sex. das 8h às 18h.

Email

contato@boomsistemas.com.br

WhatsApp

48 99194-8177