9 vantagens de contar com um software para gestão financeira de lojas de veículos

9 vantagens de contar com um software para gestão financeira de lojas de veículos

Os resultados de uma empresa dependem muito de sua saúde financeira. Por isso, os empresários precisam concentrar sua atenção nos seus fluxos de atividades. Nesse contexto, para que uma revendedora de veículos se destaque no mercado, seu gerente precisa assumir um papel mais estratégico e dedicar tempo ao planejamento e administração do seu negócio. Isso é possível com o suporte de um software para gestão financeira empresarial.

Precisão e controle são palavras-chave nesse momento, no entanto, muitos gestores encontram dificuldade de conciliar responsabilidades, decisões e tarefas operacionais. Um software especializado na gestão empresarial é uma ferramenta que permite planejar, controlar e executar uma série de operações ligadas ao setor financeiro como fluxo de caixa, emissão de notas fiscais, contas a pagar e receber, entre muitas outras.

Como resultado, o empresário consegue automatizar processos e ter mais segurança, precisão e produtividade, o que contribui positivamente para os lucros e o sucesso da empresa.

Se você ainda não está convencido disso, entenda o impacto de um programa como esse para os negócios e conheça 9 vantagens que um software de gestão financeira proporciona. Acompanhe!

1. Setores integrados

Em seu dia a dia, um gestor precisa tomar inúmeras decisões, que precisam ser bem pensadas para não causar reflexos negativos tanto nas operações como no fluxo de caixa. Nesse sentido, um software para gestão financeira empresarial garante a integração de diferentes setores em uma só plataforma, facilitando o acesso e a checagem de informações em poucos cliques. Em vez de lidar com uma série de planilhas, o sistema concentra no mesmo lugar dados sobre:

-vendas;

-estoque;

-contas bancárias;

-recebíveis e pagamentos;

-contabilidade;

-cálculo do lucro;

-contratos.

Desse jeito, fica fácil avaliar a situação da empresa com segurança e ter uma visão global — o que colabora para o planejamento e as tomadas de decisão acertadas.

2. Informações precisas e acessíveis

Fazendo um gancho com o tópico anterior, é muito importante que todas as informações utilizadas para abastecer as atividades do negócio e usadas para criar relatórios da empresa sejam confiáveis.

Um programa automatizado vem para reforçar ainda mais essa segurança e controle, uma vez que o sistema é abastecido sempre que necessário com novas informações e também é atualizado em tempo real.

Além disso, todos os membros que fazem parte da equipe e que têm acesso ao Sistema têm a possibilidade de visualizar os mesmos dados, funcionalidade que ajuda a evitar erros de duplicações e ambiguidades.

Da mesma forma, é possível configurar diferentes permissões de acesso para cada funcionário, conforme o seu grau de hierarquia e se as informações a serem disponibilizadas são realmente necessárias para o seu trabalho. Caso trabalho, o funcionário poderá ter o seu acesso negado a tais dados, fato que aumenta ainda mais a segurança

Consequentemente, a instituição ganha com produtividade, tempo e eficiência no cumprimento das tarefas, uma vez que os índices de erros e retrabalho são muito baixos.

3. Monitoramento do fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável para a gestão financeira. Ele demonstra toda a movimentação de dinheiro de um negócio, as entradas e saídas de capital. Aplicar esse recurso é muito importante para monitorar as finanças de uma empresa e garantir que tudo esteja sob controle e evitar surpresas desagradáveis.

Um bom software para gestão financeira empresarial otimiza esse processo, substituindo as planilhas manuais, que tendem a conter falhas. Assim, seu fluxo de caixa está sempre à mão para que você possa inserir as informações diárias e mantê-lo corrigido.

4. Relatórios mais detalhados sobre o andamento do negócio

Como saber como andam as vendas por profissional ou por modelo de veículo? Como determinar quais áreas da sua revendedora precisam de mais investimentos ou geram mais despesas? É muito difícil avaliar com precisão o que não é medido de alguma forma. Para isso, gestores devem apoiar suas decisões e diagnósticos em relatórios de performance, que mostram o desempenho da empresa a partir de diferentes recortes.

Relatórios complexos e detalhados são gerados por um software para gestão financeira empresarial em poucos cliques. Logo, o gestor não precisa consultar dados de diversos locais e planilhas. Tudo que ele precisa saber sobre seu negócio é consolidado em um único documento, além da possibilidade de personalizar gráficos de acordo com setor ou KPI (indicador de performance) que ele deseja examinar.

5. Redução de custos e aumento do lucro

Conforme adiantamos no início, um software para gestão financeira empresarial é uma ferramenta que auxilia na coordenação de tarefas e até permite automações do trabalho, trazendo uma maior produtividade, eficiência, otimização e rapidez para o dia a dia.

Como resultado disso, o gestor tem mais tempo livre para se dedicar a assuntos estratégicos do negócio, como investir no relacionamento com clientes, no desenvolvimento de produtos mais eficientes e úteis para os clientes e também na prospecção, fatores que são muito importantes para o crescimento do seu negócio e para a devida maximização de lucros.

Paralelamente a isso, com o sistema automatizado sendo usado pelos colaboradores, o risco de ocorrência de erros nos processos, como é o caso do lançamento equivocado nas horas extras, desperdícios e perdas de estoque, por exemplo, caem drasticamente promovendo redução de custos no médio prazo.

6. Controle de prazos

Operar o fluxo de caixa no azul pode ser considerado um verdadeiro malabarismo mensal para muitos gestores, principalmente para aqueles que ainda não contam com um software de gestão financeira em seu negócio. Nesse cenário, há o risco do pagamento de juros e multas, o que se torna extremamente prejudicial, uma vez que pesa ainda mais na conta da empresa. Quitar contas, empréstimos e tributos em dia é uma boa prática para evitar gastos desnecessários, inadimplência e demais problemas sérios.

Devido a uma rotina corrida, muitos prazos são perdidos por conta de distrações e falta de planejamento. Nesse ponto, o software para gestão financeira empresarial é um aliado, pois o programa cria alertas e possibilita que o gestor tenha domínio sobre seus vencimentos e obrigações e consiga se programar melhor para manter suas contas organizadas e quitadas nas datas corretas.

7. Controle do estoque

O estoque de uma loja de veículos é considerado com um verdadeiro ativo, uma vez que há uma grande concentração de valores. E é comum o risco de avarias no estoque, obsolescência dos carros e altos custos com estocagem.

Nesse sentido, um bom software de gestão financeira ajuda a catalogar todo o estoque interno, permitindo um maior controle de gastos e identificando todos os dados de estoque interno. Sendo assim, os administradores da empresa conseguem atuar tendo uma noção mais ampla com relação às demandas em um determinado período de tempo, bem como se torna possível trabalhar com melhores previsões da quantidade de veículos necessários para manter em estoque dentro desse tempo, reduzindo os riscos de excesso ou falta de estoque.

Por exemplo, a relação com os fornecedores é muito estratégica para o varejo, tanto que, hoje em dia, as instituições buscam firmar parcerias para conseguir condições de pagamento e ofertas diferenciadas. No entanto, é preciso pagar essas fontes de suprimento em dia para assegurar o equilíbrio desse relacionamento.

8. Mais adequação fiscal

Um empresário consciente sabe que a sua loja de veículos deve manter suas atividades legalmente nos conformes da legislação tributária. Isso porque a lei no Brasil é considerada extensa e muitas vezes complexa, além de estar em constante mudança. Qualquer erro, omissão ou desobediência à lei pode resultar em multas altas que podem colocar em risco a continuidade dos negócios.

Sendo assim, utilizar um software para gestão financeira é um investimento necessário para quem deseja estar em compliance com a lei fiscal, uma vez que essa ferramenta contém funcionalidades muito úteis, que ajudam o empresário a obedecer aos trâmites da legislação.

9. Redução no risco de erros

O uso de um bom software para gestão financeira contribui para evitar fraudes e erros de natureza administrativa, financeira, de controle de estoque, entre outros. Não são raros os erros humanos de digitação no momento de inserção dos dados no sistema, problema que acaba gerando perda de dinheiro e faz com que o negócio passe a amargar prejuízos.

Além disso, o software de gestão financeira também é útil para proteger a empresa contra a ação de pessoas mal-intencionadas cujo único objetivo é causar fraudes e danos. Isso porque essa ferramenta automatizada permite o controle e o rastreio de todos os valores que entram e saem do caixa, fato que traz proteção para o negócio.

Como deu para perceber, um software para gestão financeira empresarial é um investimento que propicia benefícios imperdíveis para as instituições, que tendem a se tornar ainda mais claros e favoráveis com o tempo de uso da ferramenta. Com ele, a empresa amplia seus lucros e melhora sua performance, conquistando uma vantagem competitiva no mercado. Agora que você conhece esse recurso e como ele funciona, não perca tempo e implemente um sistema como esse para alavancar seu negócio!

Gostou do post e está interessado em investir em um software especialmente desenvolvido para a gestão financeira de lojas de veículos e muito mais? Então, digite o seu melhor e-mail para assinar a nossa newsletter e receber em primeira mão todos os nossos conteúdos!