Qualquer comerciante sabe: é fundamental trabalhar para que a satisfação do cliente seja sempre alta. Quando seu consumidor se sente encantado e tem suas expectativas superadas, além de voltar a comprar na sua empresa, ele também vai indicar seu negócio para os parentes e amigos.
Neste artigo, você vai entender melhor sobre a importância de manter os clientes de sua revenda de veículos sempre satisfeitos e conhecer algumas estratégias que podem ajudar nesse processo. Boa leitura!
Por que ter clientes satisfeitos é tão relevante?
O mundo dos negócios de hoje é muito competitivo. Em qualquer segmento há um grande número de concorrentes. E agora, especialmente em virtude da massificação das redes sociais, as pessoas ampliaram seu horizonte de visão.
Se antes elas ficavam restritas a compras naqueles estabelecimentos próximos de casa ou nos mais tradicionais e conhecidos, hoje, elas podem facilmente pedir indicações e ser impactadas por opiniões, positivas ou negativas, acessando o Facebook ou o Instagram.
Ou seja, o atendimento aos clientes ganhou uma escala exponencial. Não se trata apenas da recorrência de um comprador, que também é importante. Mas de todos aqueles que ele pode vir a influenciar, atuando como um promotor ou detrator de seu negócio.
Em revendas de veículos, a confiança é algo que pesa muito na preferência dos clientes. Quando você consegue demonstrar isso por meio da qualidade de seu atendimento e pela garantia do que está vendendo, você só tem a ganhar.
Listamos, agora, 4 estratégias que podem ajudar nesse processo. Confira!
1. Ofereça um atendimento sempre cordial
É muito comum que as pessoas deixem de comprar em um local e escolham outro exclusivamente pela forma como são atendidas. Isso acontece em restaurantes, lojas de roupa e não é diferente nas revendas. Treine seus vendedores para serem sempre atenciosos e amistosos, visando compreender as necessidades dos clientes para oferecerem as opções que mais se encaixam naquilo que eles desejam.
2. Cumpra os prazos de entrega
Não adianta combinar algo e depois não cumprir. Nesse segmento, as pessoas acabam sendo reticentes, porque há muita gente atuando de maneira não profissional. Então, é muito importante observar sua capacidade de entregar em conformidade com os prazos que foram acordados. Um atraso, mesmo que pequeno, pode abalar a confiança do cliente.
3. Seja transparente
É muito importante não omitir informações a respeito dos veículos que você está vendendo. Não adianta querer ludibriar o consumidor, pois mais cedo ou mais tarde ele descobrirá algum problema. Então, é bem melhor que ele já fique ciente no momento da negociação, pois isso reforça o relacionamento entre as partes e garante que o consumidor não seja pego de surpresa.
4. Invista em seu pós-vendas
A atividade de pós-vendas nem sempre é executada por grande parte das revendas. Muitas vendem um carro ou uma moto e nunca mais voltam a manter contato. Mantenha os cadastros dos clientes sempre atualizados, com as informações dos modelos adquiridos.
Você pode ligar para ele avisando sobre uma data de revisão ou mesmo perguntando se está tudo certo com o bem adquirido. Dessa forma, você constitui um elo que faz com que sua marca continue sendo lembrada.
Essas estratégias para aumentar a satisfação dos clientes contribuem também para sua fidelização e para que ele passe a atuar como um promotor de sua loja. Os benefícios são, portanto, excelentes.
Gostou do artigo? Então, aproveite a visita e saiba mais sobre como fidelizar clientes na sua loja de veículos!