Como otimizar o tempo na sua revenda de veículos

Como otimizar o tempo na sua revenda de veículos

Como otimizar o tempo na revenda de veículos? Essa é uma dúvida comum entre os donos de negócio, gestores e vendedores que trabalham nesse meio. Afinal, para aumentar as vendas é fundamental buscar maneiras de aproveitar melhor as horas de trabalho.

Por mais que essa pareça uma tarefa difícil, saiba que existem soluções eficazes. Aliás, é por isso que preparamos este artigo. Aqui vamos compartilhar algumas estratégias e técnicas de organização de loja para evitar perder tempo com afazeres desnecessários.

As dicas abaixo são utilizadas por diversas empresas de sucesso, incluindo grandes líderes e CEO's do mundo todo. Acompanhe e aproveite!

Organize o ambiente

Você costuma perder muito tempo procurando documentos ou informações em sua revenda? Às vezes parecem poucos minutos, mas ao fim do mês o tempo somado faz diferença. O primeiro passo para gerir melhor o tempo é ter um ambiente organizado. Afinal, no meio da bagunça fica bastante difícil se encontrar.

Essa dica inclui jogar fora ou reciclar papéis e materiais que não são mais utilizados. Além disso, é importante organizar mesas e gavetas, bem como as ferramentas de trabalho usadas pela equipe.

Mas não é só isso: os arquivos de computador e notas fiscais também devem ter padrões de armazenamento. Caso contrário, todos perderão tempo e energia procurando esses dados. Por isso, crie processos e normas para manter tudo em ordem, e não esqueça de comunicá-los com clareza a seus colaboradores.

Tenha um bom planejamento semanal

Se você é daqueles que deixa para planejar suas tarefas dia após dia, pode estar perdendo muito tempo. O ideal é ter um planejamento semanal ou no mínimo uma previsão dos próximos três dias.

Que tal usar o final do dia de sexta-feira para organizar todas as obrigações da próxima semana? Se preferir, você pode optar pela manhã da segunda-feira para o mesmo propósito. É claro que tudo vai depender do seu contexto, mas o mais importante é se planejar de alguma forma.

Jack Dorsey, CEO do Twitter, divide os os dias da semana por tipos de trabalho. Suas segundas-feiras são dedicadas à gestão, as terças a produtos, as quartas para o marketing, assim por diante. Use o exemplo dele ou crie o seu próprio modelo. Faça testes até descobrir o que funciona no seu caso.

Resolva problemas assim que eles surgem

Muitas revendas desperdiçam tempo simplesmente por postergar a resolução de problemas. Quando um imprevisto surge, elas realizam diversas reuniões para tentar encontrar um culpado ou amenizar a situação.

Abílio Diniz, presidente do Grupo Península que controla a BRF e o Carrefour, diz que reuniões são uma perda de tempo. Segundo ele, "as pessoas fazem reunião porque não sabem o que fazer ou para dividir a responsabilidade se algo der errado". A solução é criar processos e regras claras para otimizar o tempo na revenda de veículos.

Existem muitas questões que podem ser solucionadas na hora, desde que essa mentalidade seja difundida dentro da loja. Se possível, dê mais autonomia para que a equipe resolva certas questões por conta própria. Isso abrirá mais espaço na sua agenda e prevenirá desperdícios.

Saiba delegar

Na tentativa de manter tudo sob controle e evitar o surgimento de problemas, muitos gestores acabam centralizando as atividades e impedindo o crescimento de seus funcionários. Saber delegar é parte fundamental de uma boa liderança, caso contrário o líder se torna uma esponja, absorvendo todo tipo de demanda.

Dividir responsabilidades é fundamental para garantir que os prazos sejam atendidos. Isso vale não apenas para o dono do negócio, mas para todos na equipe. Mostre para seu time que pedir ajuda não é nenhum sinal de fraqueza. Muito pelo contrário: indica maturidade na gestão do tempo e das tarefas.

É claro que é necessário avaliar se o colaborador está ocupado com outras tarefas. Ou seja, tudo é questão de equilíbrio e bom senso.

Estimule o foco

Atualmente, com a quantidade de demandas e informações existentes, é comum que os profissionais se dividam em diversos assuntos. Como gestor, você sabe disso melhor do que ninguém. O problema é que fazer várias tarefas ao mesmo tempo gera perda de tempo e de energia, além de prejudicar a qualidade do trabalho.

Por isso, estimule sua equipe a executar uma ação de cada vez. Desde que cada pessoa mantenha o foco em uma única atividade, o tempo será melhor aproveitado. Isso garante que os funcionários se mantenham produtivos — fazendo tarefas importantes com a atenção que elas merecem —, e não apenas ocupados com diversos assuntos que não estão sendo tratados da maneira que deveriam.

Utilize um software de gestão

Toda empresa realmente eficiente conta com um bom software de gestão. Tentar gerir as inúmeras informações e processos em uma revenda de veículos sem um sistema empresarial é extremamente contraprodutivo.

Afinal, não faz sentido esperar que os colaboradores sigam todos os processos à risca de forma manual e ainda façam tudo em alta velocidade. Sabemos que a realidade não é bem assim. Na prática, a utilização da tecnologia permite padronizar tarefas, automatizar inúmeras ações e ainda reunir os dados em um só lugar.

No fim das contas, além de economizar muito tempo, um software de gestão é um diferencial competitivo. Isso porque ele gera relatórios com poucos cliques e permite que o gestor analise os números da sua revenda de veículos de forma simples e rápida.

Um bom sistema ainda facilita muito o trabalho da área financeira, com emissão automática de boletos e notas fiscais, controle de estoque, controle de fluxo de caixa, controle de contas a pagar e a receber, entre muitas outras funções.

Gostou das dicas de como otimizar o tempo na revenda de veículos? Sabemos que o dia a dia corrido muitas vezes impede o dono do negócio de parar para refletir e implementar mudanças. De qualquer maneira, é importante reservar tempo para planejar e organizar as operações, pois é isso que trará mais eficiência e produtividade para o negócio.

Para isso, lembre-se de que você pode contar com a ajuda da tecnologia. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nosso sistema especializado para lojas de veículos!