Automatização de processos em concessionárias: veja 7 vantagens

Automatização de processos em concessionárias: veja 7 vantagens

As tecnologias mais recentes são usadas pelas empresas para realizar vários processos e aumentar sua eficiência. Das várias utilizações das tecnologias, uma das mais comuns é a automação de vários processos. Nos últimos anos, houve um aumento significativo de empresas que estão utilizando a tecnologia para automatização de processos. E com as concessionárias não seria diferente.

Algumas pessoas pensam que automatizar processos é eliminar a mão de obra de pessoal e entregar tarefas para robôs, mas esse não é o caso. Ao implementá-la em sua concessionária, automaticamente estará aumentando a produtividade, viabilizando uma melhor alocação de recursos e eliminando gargalos.

São inúmeras as vantagens da automatização de processos. Para conhecer algumas delas, continue a leitura!

Quais são as vantagens da automatização de processos em concessionárias?

Automatizar os processos significa otimizá-los diante de um grande cenário competitivo. Essa ação pode oferecer as seguintes vantagens:

1. Aumento de eficiência

Colaboradores podem ficar entediados enquanto executam as mesmas tarefas maçantes repetidamente. Quando essas tarefas mais complexas são entregues a softwares, elas passam a ser executadas a uma taxa constante sem que haja perda de produtividade.

Isso também libera os funcionários e permite que eles se concentrem em atividades geradoras de receita, como investir no marketing, divulgação e venda dos veículos.

2. Redução de erros

Automatizar os processos de negócios também significa uma redução dos erros. Os seres humanos são muito mais propensos a cometer erros se comparado a máquinas. Não importa quão capazes ou qualificados sejam os colaboradores, no final das contas eles são seres humanos e podem errar.

Ao automatizar os processos e atribui-los a um software, erros manuais, deslizes e atrasos podem ser evitados. Isso pode compensar os processos mais simples e livres de erros.

3. Redução de custos

A automação de processos de negócios também ajuda a reduzir custos, minimizando o custo com pessoal e o custo do lucro perdido. Os processos manuais são conhecidos por serem altamente ineficientes em comparação com as tarefas automatizadas, e as concessionárias acabam perdendo grande parte da sua receita em virtude da ineficiência dos processos manuais.

A mudança de processos manuais para processos automatizados permite que as empresas aumentem sua eficiência, realizem suas operações sem erros e, ao mesmo tempo, reduzam os custos de mão de obra. Tudo isso ajuda a reduzir os custos gerais da loja e aumentar sua receita.

4. Melhor atendimento ao cliente

Os clientes optam por concessionárias que são capazes de fornecer atendimento rápido e de qualidade. Conveniência e acesso rápido são muito importantes para eles quando têm que escolher uma loja para comprar seu veículo. Ao automatizar os processos de negócios, uma concessionária é capaz de fornecer serviços e produtos rápidos e de melhor qualidade aos seus clientes.

Eles confiarão em uma empresa capaz de atender ao padrão de excelência prometido. Quando os clientes estão satisfeitos com uma empresa por terem obtido esse padrão de excelência, sua loja conseguirá fidelizá-los.

O fato é que em um mercado com tantas informações em constante mudança e de grande demanda, ferramentas de automação como aplicativos, chatbots e pesquisas de feedback ao final de um serviço ou compra fazem toda a diferença entre vendas e interações. A automação pode ajudar a desenvolver um bom relacionamento com o cliente e aumentar a sua satisfação a longo prazo.

5. Poupa tempo

Outra grande vantagem da automação nos processos é a economia de tempo. A automação ajuda a economizar o tempo dos colaboradores ao assumir várias tarefas maçantes, complexas e repetitivas. Ela os libera de executar as mesmas tarefas repetidamente, o que significa que eles podem usar seu tempo de trabalho na execução de tarefas que são mais benéficas para os negócios.

O tempo é uma das coisas mais valiosas do mundo, e automatizar os processos de negócios ajuda a economizá-lo. Inclusive, a automação também significa que os robôs poderão executar essas tarefas com muito mais agilidade e sem erros.

6. Padroniza processos

A automação em sua concessionária também ajuda a padronizar os processos. Se compararmos uma tarefa feita manualmente com a mesma tarefa feita de forma automática, descobriremos que uma tarefa feita manualmente pode ser um pouco confusa e ineficaz, pois cada pessoa tem sua maneira de executar uma tarefa e fazê-la, enquanto uma tarefa automatizada é executada da mesma forma.

Um processo automatizado é executado da mesma forma toda vez que as mesmas etapas são seguidas repetidamente até que esse processo seja padronizado. Mudanças individuais podem ser feitas para diferentes tarefas, mas em geral, a automação ajuda a padronizar os processos.

7. Converte dados em insights

Por fim, a automação auxilia uma empresa na conversão de dados em insights acionáveis. A Inteligência Artificial (IA) pode coletar e processar dados de forma automática, a fim de extrair insights acionáveis ​​para ajudar a concessionária a tomar decisões mais assertivas.

Os insights podem ser utilizados ​​de diversas formas criativas: para atender melhor os clientes, criar estratégias e prever métricas como vendas e custos, além de aumentar os lucros de maneira significativa.

Como a empresa pode apostar na automatização na concessionária?
 

Ao decidir pela implementação de uma solução informatizada, é extremamente importante investir em uma empresa especializada, como a Boom Sistemas, que oferece muitas ferramentas integradas para uma gestão completa e eficiente da sua concessionária.

O software atende a todas as demandas e tarefas de uma loja para ajudar a otimizar a sua organização, com eficiência e resultados, além de aumentar a produtividade, deixar os arquivos eletrônicos totalmente sincronizados e organizados, otimizando a performance. No caso da Boom Sistemas, é possível encontrar uma série de soluções capazes de aprimorar principalmente a gestão de lojas de carros.

Com esse sistema, é possível fazer toda a gestão dos veículos que estão à venda, emissão de NF-e, integração de anúncios, cuidar do sistema financeiro e desenvolver o site para sua concessionária.

Viu como a automatização de processos é de extrema importância para sua concessionária? Então, é muito importante que você comece agora mesmo a investir em uma boa solução para assegurar melhor retorno para a sua loja. O fato é que as ferramentas de automação fornecem fluxos de trabalho e gerenciamento de tarefas mais simplificados. Isso minimiza o estresse dos colaboradores, reduz os custos de aquisição e o capital intensivo de recursos humanos.

Agora que você sabe como a Boom Sistemas pode ajudar sua concessionária, não perca mais tempo e entre já em contato conosco!