4 tendências do mercado automotivo para os próximos anos

4 tendências do mercado automotivo para os próximos anos

A indústria automotiva é um dos mercados que mais passaram por transformações nestes últimos anos. Isto pode ser explicado pelas revoluções tecnológicas que este setor costuma ter e também pela crise da Covid-19, que intensificou o processo.

Por isso, neste artigo, vamos abordar de uma forma simples sobre a grande importância de ficar por dentro das novidades dessa área e citar as 4 maiores tendências do mercado automotivo atualmente.

Ficar atento às inovações é a melhor dica que podemos dar, pois você não ficará desatualizado das informações e te dará mais oportunidades de enxergar outras possibilidades. Confira!

1. Veículos autônomos

Hoje, não é novidade que a direção automática ajuda os motoristas a enfrentar engarrafamentos enormes ou a se deslocarem por longas distâncias.

Agora, a principal notícia é de uma atualização que muitos motoristas ou passageiros sempre sonharam e se tornará realidade em breve. Os veículos que trafegam sem a necessidade de motoristas.

Esses carros vão funcionar através de um controle computacional que emite dados por sensor. Uma das características é detectar perigos e situações de possíveis acidentes que o ser humano não é capaz de calcular, além de rastrear objetos de grande distância e acionar sistemas de estacionamento do veículo.

2. Carros voadores

Você já viu o filme de volta para o futuro? Aquele que as personagens viajam para uma realidade distante, onde veículos voadores já fazem parte do cotidiano da sociedade. Caso tenha visto, parece que estamos mais perto do que imaginamos

Muitos países já vêm desenvolvendo e trabalhando nesta tecnologia automotiva há algum tempo, inclusive o Brasil. Os primeiros modelos a chegarem aos céus devem ser lançados a partir de 2025.

A ideia inicial é servir como uma espécie de transporte público regional para a população, tendo alguns diferenciais dos tradicionais, como:

*ocupação menor do espaço;

*veículos sustentáveis (menos poluentes);

*mais silenciosos e econômicos.

3. Veículos virtualmente conectados

Entre as tendências do mercado automotivo já citadas, esta vai agradar quem é mais conectado. Dentro desse setor, a Internet das Coisas (IoT) já está sendo trabalhada e vai impactar positivamente o mercado de automóveis no futuro.

Internet das Coisas significa a interconexão entre nós e os objetos que possuem sensores inteligentes transmitindo dados à rede.

Essa tecnologia vai nos entregar inúmeros benefícios, como cálculos de rota e tempo necessário para chegar em certo local ou avisar de possíveis manutenções do seu carro sem ter mais a necessidade do dono de acompanhar seu calendário de vistorias.

4. Combustíveis alternativos

As tentativas de produzir veículos que sejam capazes de serem abastecidos por combustíveis menos prejudiciais ao meio ambiente sempre esteve em pauta no mercado e nunca deixam de ser uma tendência a cada ano que passa.

A novidade por aqui é a produção de veículos sustentáveis movidos a combustíveis alternativos de fontes renováveis (etanol) ou carros elétricos, podendo ser até híbridos.

Com base no que foi listado, todas essas tendências do mercado automotivo desenham um cenário bastante otimista para os próximos anos.

No entanto, não basta apenas ler sobre elas e não querer se inteirar mais sobre. Assim, seu negócio ficará desatualizado e no pior dos casos decretará falência.

Por isso, a Boom sistemas possui um software desenvolvido exclusivamente para atender à sua loja de veículos, que contempla todas as suas principais necessidades, no propósito de melhorar a eficiência de resultados.

Gostou deste post? Então, não esqueça de compartilhá-lo com seus amigos que curtam o assunto nas redes sociais.