Você sabe o que é um programa de fidelização de clientes e como ele pode ser benéfico para a sua revenda de veículos? São ações de vendas e de marketing combinadas para oferecer ao seu público ações que vão surpreendê-lo, o que tem um potencial imenso de fazer com que ele sempre volte a negociar com você.
Não é difícil entender a vantagem dessa estratégia, certo? Além da possibilidade de fazer novas vendas ao seu cliente fiel, ele ainda pode se tornar um propagador da sua marca, de maneira consistente, com o próprio público realizando a propaganda para você!
Diante disso, fique de olho nas informações deste post, pois vamos ajudá-lo a formatar o seu programa de fidelização e ter ainda mais sucesso na sua revenda de veículos. Confira!
Por que você deve criar um programa de fidelização?
A ideia central de um programa de fidelização é fazer com que seu cliente se sinta especial. Isso demanda bom atendimento, claro, mas também a elaboração de uma estratégia que ofereça a ele benefícios extras ao comprar na sua revenda de veículos. Vale pensar em descontos especiais, prêmios e um pós-venda eficiente e prestativo.
Com isso, o seu público perceberá que sua empresa o conhece bem e o valoriza, diante das vantagens que você oferecerá a partir das ações de fidelização. Assim, é mais fácil que ele se lembre de recomendá-la a outras pessoas e fazer negócios novamente em sua revenda de veículos, quando precisar.
Como fidelizar o cliente da revenda de veículos?
Para criar seu programa de fidelidade, pense em ações que deixarão o seu cliente satisfeito. Para isso, claro, é preciso conhecê-lo, então, não deixe de fazer uma boa pesquisa e usar um sistema inteligente para armazenar seu banco de dados e utilizá-lo com eficiência. Você precisa:
-descobrir o perfil do seu cliente;
-analisar o comportamento de compra do seu público;
-criar um programa de fidelização com regras claras;
-divulgar as ações desenvolvidas nos canais utilizados pelo seu público;
-entregar os benefícios prometidos e monitorar os resultados.
Como criar seu programa de fidelização?
Separamos as melhores dicas para começar seu programa de fidelização na loja de veículos. Acompanhe.
Não complique
Você mesmo já deve ter ido a alguma loja ou restaurante que ofereceu um programa de fidelidade que, inicialmente, parecia bastante interessante, mas no fim das contas, era muito complicado de participar. Ações que demoram muito tempo para entregar o benefício ao cliente, por exemplo, acabam gerando frustrações, no lugar da fidelização.
Portanto, procure simplificar ao máximo os processos para participar do seu programa de fidelização e receber o prêmio oferecido. Experiências online costumam ser bem interessantes nesse sentido, desde que as informações sejam disponibilizadas de forma clara e descomplicada — evite, por exemplo, formulários muito longos para preencher.
Pense em prêmios de valor
Aqui, é preciso cuidado: tem que descobrir, antes de tudo, o que o cliente realmente valoriza, e adequar o desejo dele ao que a sua revenda de veículos pode realmente oferecer, sem prejudicar sua saúde financeira. Assim, seu programa de fidelização pode, inclusive, contar com parcerias.
Por exemplo, você pode ter como parceiro uma oficina mecânica que ofereça um serviço que a sua revenda não disponibiliza, mas que seja interessante para o cliente. Outras possibilidades são descontos em compras ou serviços, brindes etc. A criatividade é uma grande aliada nesse processo.
Invista no pós-venda
O atendimento eficiente após a venda não está diretamente vinculado ao programa de fidelização, mas é essencial para conquistar a lealdade dos seus clientes.
Portanto, não deixe de treinar bem sua equipe para o pós-venda, pois o contato permanente, humanizado e ágil, sempre que o comprador precisar, garante que as ações desenvolvidas sejam ainda mais valorizadas pelo seu público.
Com o intuito de alcançar esse objetivo, é possível empreender ações como o acompanhamento pós-venda, a avaliação contínua da satisfação, a disponibilização de suporte técnico, assistência com garantias e outras iniciativas similares. Essas práticas evidenciam ao público o genuíno interesse da loja em assegurar sua experiência e estar presente ao longo de toda a jornada do veículo.
Sempre busque por feedbacks para melhorias
É possível que os seus consumidores já estejam apontando as direções cruciais para a construção da fidelidade em sua concessionária de veículos. Manter um canal de feedback aberto é essencial, mas ainda mais importante é implementar as alterações necessárias com base nessas informações.
Ao buscar ativamente a opinião dos seus clientes em relação à sua loja, é possível identificar questões a serem resolvidas e necessidades que não foram atendidas. Agindo com base nisso, você poderá melhorar e aumentar as suas chances de conquistar a fidelidade.
Tenha atendimento personalizado
As pessoas apreciam ser valorizadas durante a interação com uma empresa, e isso se aplica também ao contato com uma concessionária de veículos. Quanto mais personalizado for o atendimento oferecido a esse público, maior será a probabilidade de fidelizá-lo.
Isso requer treinamento da equipe de atendimento para demonstrar uma maior dedicação aos clientes. Além disso, é importante considerar as características individuais desse público para fornecer recomendações personalizadas.
Quais as consequências em não ter esse programa?
Sem um programa que incentive a fidelidade, os clientes podem não se sentir motivados a continuar comprando ou utilizando os serviços da sua loja de veículos. Isso pode resultar na perda para a concorrência.
Além disso, conseguir novos geralmente é mais caro do que manter os clientes existentes e levar a um ciclo contínuo de busca por novos consumidores, aumentando os custos de aquisição.
Quando se trata de atrair leads, buscar novas oportunidades de negócios e conquistar novos públicos, é sempre crucial lembrar que manter e recuperar clientes é mais viável do que conquistar novos. Se um indivíduo ou empresa já fez negócios com você — e, é claro, se o serviço ou produto atendeu às suas expectativas — as chances de uma nova compra aumentam.
Por isso, encontrar maneiras de incentivar a continuarem frequentando suas lojas é vantajoso para todas as partes envolvidas. Tanto para seu negócio, ao garantir um fluxo constante de receita, quanto para o consumidor, que descobriu um local confiável para cuidar de seu veículo (seja carro, moto ou outro).
Importância em contar com um CRM nesse processo
O sistema de CRM é responsável pelo gerenciamento do relacionamento com o cliente, armazenando registros de informações cadastrais, bem como detalhes de todos os serviços e produtos adquiridos. Todas as informações relevantes sobre o cliente são mantidas nesse sistema.
Além disso, por meio de um sistema abrangente, sua concessionária de veículos maximiza e otimiza todos os departamentos, desde a aquisição dos veículos até o suporte pós-venda.
Tarefas habituais, como organização de estoque, emissão de notas fiscais, integração de anúncios e gestão financeira, entre outras, serão realizadas de forma ágil e simplificada. Isso permitirá que os gestores, por meio de processos bem definidos, visualizem informações e tomem decisões mais precisas, estratégicas no dia a dia e elaborem melhores táticas no programa de fidelização.
Se tem uma máxima verdadeira no marketing é aquela que diz que manter um cliente custa muito menos do que conquistar um novo. Por isso, o programa de fidelização é tão importante para todos os segmentos, incluindo o de revenda de veículos. Com pesquisa, criatividade e boas soluções, é possível tornar seu público cativo e até fazer com que ele divulgue sua marca, atraindo mais pessoas para sua revenda de veículos.
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