Como fazer um programa de fidelização na revenda de veículos?

Como fazer um programa de fidelização na revenda de veículos?

Você sabe o que é um programa de fidelização de clientes e como ele pode ser benéfico para a sua revenda de veículos? São ações de vendas e de marketing combinadas para oferecer ao seu público ações que vão surpreendê-lo, o que tem um potencial imenso de fazer com que ele sempre volte a negociar com você.

Não é difícil entender a vantagem dessa estratégia, certo? Além da possibilidade de fazer novas vendas ao seu cliente fiel, ele ainda pode se tornar um propagador da sua marca — e tem coisa melhor que o boca a boca para aumentar a sua carteira?

Diante disso, fique de olho nas informações deste post, pois vamos ajudar você a formatar o seu programa de fidelização e ter ainda mais sucesso na sua revenda de veículos. Confira!

Por que você deve criar um programa de fidelização?

A ideia central de um programa de fidelização é fazer com que seu cliente se sinta especial. Isso demanda bom atendimento, claro, mas também a elaboração de uma estratégia que ofereça a ele benefícios extras ao comprar na sua revenda de veículos. Vale pensar em descontos especiais, prêmios e um pós-venda eficiente e prestativo.

Com isso, o seu público perceberá que sua empresa o conhece bem e o valoriza, diante das vantagens que você oferecerá a partir das ações de fidelização. Assim, é mais fácil que ele se lembre de recomendá-la a outras pessoas e fazer negócios novamente em sua revenda de veículos, quando precisar.

Como fidelizar o cliente da revenda de veículos?

Para criar seu programa de fidelidade, pense em ações que deixarão o seu cliente satisfeito. Para isso, claro, é preciso conhecê-lo, então, não deixe de fazer uma boa pesquisa e usar um sistema inteligente para armazenar seu banco de dados e utilizá-lo com eficiência. Você vai precisar:

*descobrir o perfil do seu cliente;

*analisar o comportamento de compra do seu público;

*criar um programa de fidelização com regras claras;

*divulgar as ações desenvolvidas nos canais utilizados pelo seu público;

*entregar os benefícios prometidos e monitorar os resultados.

Veja algumas dicas para criar seu programa de fidelização!

Não complique

Você mesmo já deve ter ido a alguma loja ou restaurante que ofereceu um programa de fidelidade que, inicialmente, parecia bastante interessante, mas no fim das contas, era muito complicado de participar. Ações que demoram muito tempo para entregar o benefício ao cliente, por exemplo, acabam trazendo frustrações, no lugar da fidelização.

Portanto, procure simplificar ao máximo os processos para participar do seu programa de fidelização e receber o prêmio oferecido. Experiências online costumam ser bem interessantes nesse sentido, desde que as informações sejam disponibilizadas de forma clara e descomplicada — evite, por exemplo, formulários muito longos para preencher.

Pense em prêmios de valor

Aqui, é preciso cuidado: você tem que descobrir, antes de tudo, o que o cliente realmente valoriza, e adequar o desejo dele ao que a sua revenda de veículos pode realmente oferecer, sem prejudicar sua saúde financeira. Assim, seu programa de fidelização pode, inclusive, contar com parcerias.

Por exemplo, você pode ter como parceiro uma oficina mecânica que ofereça um serviço que a sua revenda não disponibiliza, mas que seja interessante para o cliente. Outras possibilidades são descontos em compras ou serviços, brindes etc. A criatividade é uma grande aliada nesse processo.

Invista no pós-venda

O atendimento eficiente após a venda não está diretamente vinculado ao programa de fidelização, mas é essencial para conquistar a lealdade dos seus clientes. Portanto, não deixe de treinar bem sua equipe para o pós-venda, pois o contato permanente, humanizado e ágil sempre que o comprador precisar, garante que as ações desenvolvidas sejam ainda mais valorizadas pelo seu público.

Se tem uma máxima verdadeira no marketing é aquela que diz que manter um cliente custa muito menos do que conquistar um novo. Por isso, o programa de fidelização é tão importante para todos os segmentos, incluindo o de revenda de veículos. Com pesquisa, criatividade e boas soluções, é possível tornar seu público cativo e até fazer com que ele divulgue sua marca, atraindo mais pessoas para sua revenda de veículos.

Gostou das dicas? Continue sua jornada e veja, agora, como escolher o melhor software para revendas de veículos!