O programa de indicação nada mais é do que oferecer benefícios e vantagens para quem recomenda a sua revenda a amigos, que compram veículos ou itens da loja ou consomem seus serviços.
Com essa estratégia, é possível trazer mais clientes para o seu negócio e ajuda a reter os consumidores, além de exigir baixo investimento.
Neste post, trouxemos dicas de como montar um programa de indicação em sua loja de veículos. Confira!
Faça uma pesquisa da concorrência
Assim como em toda ação em uma empresa, é preciso iniciar com uma pesquisa. Faça uma análise do que já foi feito pelos seus concorrentes nesse tipo de programa e que deram certo. Avalie também o que seus próprios consumidores costumam recomendar sua loja e o que gostariam de receber como recompensa.
Dessa forma, fica mais fácil definir qual o diferencial do modelo escolhido por você em seu negócio e determinar um plano para que o programa disponibilizado pela sua loja seja muito mais atraente que o do seu concorrente.
Escolha os benefícios
Outra dica importante é determinar os benefícios que são possíveis oferecer às pessoas que fizeram as indicações. Uma ótima dica é oferecer uma troca de óleo em uma loja parceira a cada cliente que fez uma indicação. Além disso, ele pode receber um bônus para uma próxima compra na sua loja de veículos.
Lembre-se de oferecer vantagens que caibam em seu orçamento e que sejam atraentes para quem está participando. É possível também oferecer um benefício para a pessoa indicada, isto é, o novo cliente. Assim, todos ficarão satisfeitos e você estará motivando novas pessoas a frequentarem sua loja.
Defina as regras
Após ter realizado uma pesquisa de concorrência e escolhido os benefícios, é preciso criar uma cartilha de regras para que os clientes possam aderir ao programas de incentivo. Essa etapa é uma das mais importantes, já que tem a função de definir como deve ser o funcionamento de tudo.
Por essa razão, juntamente com sua equipe, pense na forma mais objetiva e clara de determinar todas as regras do programa, a fim de que tanto a sua loja quanto os clientes possam sair ganhando.
Capacite os colaboradores
Não se esqueça de treinar seus funcionários para que seja possível fazer o alinhamento de informações antes de lançar o programa. É importante fazer palestras, cursos de capacitação e também workshops a fim de que os profissionais envolvidos fiquem por dentro de todo o processo do seu programa de indicação, evitando conflitos com os clientes.
Viu como é possível implementar um programa de indicação de clientes para sua loja de veículos de forma simples? Basta colocar a mão na massa e iniciar seu projeto! Lembre-se de utilizar seu site, redes sociais e até mesmo anúncios para divulgar sua ação. Além disso, coloque cartazes e folhetos em sua loja física, para que os clientes que estiverem aguardando atendimento possam conferir a novidade.
Este post foi útil para você? Então, aproveite para ler também sobre a jornada de compra do cliente e como traçá-la em sua loja de veículos!