O pós-venda é fundamental para a satisfação e retenção de clientes, podendo aumentar consideravelmente a fidelidade e o valor da marca. Quando os clientes confiam em uma empresa e se envolvem com ela em longo prazo, isso se torna um divulgador boca a boca positivo sobre seus produtos e serviços.
Um cliente satisfeito traz mais pessoas e, consequentemente, contribui para gerar mais lucros para o negócio. O mercado está cada vez mais concorrido e a nova geração de consumidores está mais exigente, procurando mais do que apenas um produto de valor pelo seu dinheiro. Nesse cenário, um serviço de pós-venda eficiente pode se transformar em vantagem competitiva para a sua revenda de veículos.
Para ajudar nessa missão, neste post, apresentamos 4 estratégias de pós-venda para você utilizar em sua revenda de veículos. Confira!
1. Tenha um excelente atendimento ao cliente
Não existe nada mais frustrante para um cliente do que ele receber um atendimento excelente no pré-venda e uma abordagem mais fria e burocrática depois. Ele se sente enganado.
O atendimento ao cliente é o elo direto entre clientes e empresa, sendo um dos fomentadores da retenção de consumidores e por evitar qualquer frustração em sua jornada.
Isso também vale para o suporte ao cliente online. A forma mais comum e simples de criar um serviço de suporte online é disponibilizando um endereço de e-mail, whatsapp ou chat, designado para consultas de clientes.
No entanto, o suporte online em tempo real, seja por meio de chat, fóruns e/ou um canal de mídia social, integrando essas ferramentas, é fundamental para atrair os clientes da nova geração. Por exemplo, chatbots automatizados úteis podem ajudar a direcionar os clientes para informações relevantes ou conectá-los ao setor responsável por resolver sua solicitação.
2. Crie e envie materiais de apoio
Nem todo cliente que compra um carro é expert no assunto. Eles precisam de dicas para que o seu dia a dia com o novo veículo seja agradável e sem preocupações. Sendo assim, envie newsletters para informar sobre assuntos relativos aos cuidados com veículo, notícias sobre o trânsito, mercado automotivo, boas práticas, etc. Ofereça também informações por meio de artigos, vídeos, guias e mantenha contato com eles se torne referência no assunto.
3. Colete feedback dos clientes
A coleta de feedback com os clientes, quando bem-feita, gera uma sensação de pertencimento — eles não são cifrões ou números em uma planilha, são importantes para a tomada de decisão da empresa.
Você pode coletar esses feedbacks por meio de pesquisas, pedindo opinião sobre o atendimento recebido, sobre a facilidade ou dificuldades na hora de pagar, sobre a qualidade do veículo e o que mais for necessário. Além de trazer o cliente para fazer parte da construção da empresa, você terá dados para alinhar seus serviços em direção à satisfação dos consumidores.
4. Invista em tecnologia
Para oferecer um atendimento de qualidade, automatizar processos, coletar e processar dados com qualidade, você deverá contar com um bom sistema de gestão. Esse sistema será a base para o seu atendimento de qualidade, da prospecção do lead até o pós-venda.
É importante que esse software seja desenvolvido especificamente para atender revendas de veículos, com todas as funcionalidades necessárias para atender à demanda desse setor.
Esperamos que você aproveite as nossas dicas para otimizar sua estratégia de pós-venda. Procure dar um tratamento especial ao cliente após a conversão e mostrar para ele que sua empresa tem como foco a sua satisfação e que estará sempre à disposição dele. Isso gera uma sensação de confiança e pertencimento, que resulta na indicação espontânea e, quando ele quiser comprar outro veículo, sua revenda de veículos será prioridade.
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