Marketing para loja de veículos: tornando sua loja mais conhecida
  • Boom Sistemas
  • 06/03/2019

Marketing para loja de veículos: tornando sua loja mais conhecida

Está precisando ampliar as suas vendas e tornar o seu negócio mais conhecido em seu mercado? A solução para essas e várias outras metas está em desenvolver uma boa estratégia de marketing para loja de veículos.

O marketing pode proporcionar a força que a sua loja de veículos precisa para alcançar mais clientes e crescer. Existem diversas ferramentas que podem ser usadas para levar as suas ofertas às pessoas certas com excelente custo-benefício e alta performance. Que tal trazer essa possibilidade para o dia a dia do seu estabelecimento?

Nenhum negócio sobrevive sem marketing. Por maior que seja a qualidade do seu negócio, ele precisa do impulso de visibilidade que uma estratégia como essa pode trazer, senão sua loja de veículos logo será ultrapassada pelos seus concorrentes que certamente têm esforços de marketing bem encaminhados.

Mas, como implementar uma boa estratégia de marketing para loja de veículos? A seguir, você verá as melhores dicas para fazer um bom plano de marketing para loja de veículos. Confira!

Defina o perfil do seu público-alvo

Qual o perfil de cliente a sua loja de veículos está buscando? Definir essas características é essencial para a sua estratégia de marketing, pois todas as decisões estabelecidas no planejamento dependerão desses dados.

Por exemplo, se você quer atingir um público de alta classe, toda a sua comunicação precisa ser orientada a esse segmento. Da mesma forma, se você tem uma audiência mais popular, as suas mensagens devem ser voltadas para esse público.

Estabeleça seus objetivos

O trabalho de marketing não pode começar sem que você defina o que deseja conquistar com ele. O que a sua loja de veículos pretende alcançar com esses esforços? Vender mais? Ser mais conhecida? Ampliar a cartela de clientes?

Seja o que for, essa definição precisa ser conclusiva. Com isso, você pode voltar o seu olhar para planejar os demais aspectos da sua estratégia levando em conta as metas estabelecidas agora.

Escolha os canais a serem usados

O marketing faz uso de uma série de canais diferentes para alcançar a audiência que você definiu como público-alvo. Tanto o meio online quanto o offline têm diversos recursos à sua disposição. 

Para ter sucesso ao impactar potenciais clientes para a sua loja de veículos, você precisa atuar nos canais que essas pessoas usam, como em qual rede social, quais revistas, estações de rádio, entre vários outros.

Trabalhe com as redes sociais

Seguindo a dica do item anterior, um tipo de canal de marketing bastante útil que você pode considerar são as redes sociais. Elas são espaços bastante eficazes para fortalecer a imagem da sua loja no mercado e ter um contato direto com seus clientes.

Considere o perfil do seu público-alvo e escolha as redes em que mais faz sentido ter presença. Tome cuidado para não querer estar em várias delas e abandonar seus perfis.

Instale um chat no seu site

Quem visita o seu site precisa de um canal de comunicação direta com seus vendedores. Caso não exista, os clientes podem desistir da compra ou fechar sua página para se esquecer dela depois. A instalação de um sistema de chat permite que as mensagens cheguem até o seu time de vendas e ele possa lidar com cada contato individualmente.

O cliente em potencial se sentirá valorizado, aumentando as chances de fechar negócio. Além disso, o uso de chatbots possibilita atender mais gente em menos tempo, aumentando o grau de satisfação do seu público.

Envie e-mails promocionais

Outra forma de impactar positivamente o seu público com uma boa estratégia de marketing para loja de veículos é o e-mail. Crie o hábito de coletar o endereço de quem tem contato com o seu estabelecimento e desenvolva campanhas promocionais voltadas a essas pessoas.

Você pode destacar lançamentos, promoções ou até mesmo enviar conteúdo informativo que seja do interesse desse público. O objetivo deve ser o de manter o nome da sua loja como referência junto a essas pessoas para que decidam a favor de fechar negócio quando tiverem uma necessidade.

Crie um blog informativo

Reserve um espaço em seu site para ter um blog informativo, dedicado a postar artigos que solucionem dúvidas comuns, tragam curiosidades e reforcem o quanto a sua loja é uma autoridade em seu segmento. Isso será decisivo para você conquistar a preferência e a confiança de potenciais clientes.

Essa é a base do marketing de conteúdo, que consegue atrair público interessado que depois pode se transformar em clientes fiéis. Por lá, você também pode convidar seus visitantes a se cadastrarem em uma newsletter e seguir a dica de e-mail marketing que recomendamos acima.

Monitore seus resultados

Para ter certeza de que os seus esforços de marketing para loja de veículos estão realmente convertendo em vendas para a sua loja de veículos, certifique-se de acompanhar seus resultados de perto.

Leve em conta quais são os seus objetivos e fique de olho nas métricas que correspondem a eles. É simples: se você quer vender mais, acompanhe seus números de vendas. Lembre-se de considerar o período analisado e fazer comparações em relação às épocas passadas.

Planeje ações de pós-venda

Os seus esforços de marketing para loja de veículos não terminam depois que você conquista uma venda. É preciso continuar planejando estratégias eficazes para impactar positivamente os seus clientes no pós-venda para fidelizá-los e ampliar os seus resultados.

Isso também envolve considerar a qualidade dos seus processos de pós-venda, indo em busca de possíveis entraves que prejudiquem a experiência dos seus clientes. Somente assim será possível entregar qualidade em todas as frentes.

Documente as suas estratégias

Depois de implementar todas as ações recomendadas até aqui, você não pode se esquecer de documentar tudo o que você fizer. Isso significa registrar de forma oficial quais foram as suas metas, resultados e ações para poder conferir essas anotações no futuro.

Dessa maneira, você poderá aprimorar as suas estratégias nas próximas vezes, além de poder consultar o seu histórico para aprender com erros e acertos. Certifique-se de documentar esses esforços de maneira que toda a sua equipe possa consultá-los.

Viu só como a abordagem certa em uma estratégia de marketing para loja de veículos pode trazer excelentes possibilidades? Trata-se de algo essencial para o sucesso de qualquer empresa, inclusive a sua. Agora é o momento de seguir os passos acima e começar a planejar as suas ações tendo em mente os seus objetivos e as características do seu mercado. Boa sorte!

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