Muitas revendas automotivas estão fazendo significativos investimentos na transformação digital na empresa, com uma variedade de tecnologias digitais focadas no consumidor, como aplicativos habilitados para realidade virtual, visando aumentar o envolvimento do cliente no showroom da loja. A intenção é atualizar e melhorar o processo de vendas.
Neste post, mostraremos por que esse tema deve ser uma prioridade na loja de veículos e quais são os seus maiores benefícios. Acompanhe!
Quais os benefícios em contar com a transformação digital?
Essas são as vantagens em contar com as novas tecnologias na sua concessionária. Acompanhe.
Maior lucratividade na loja de veículos
Um levantamento realizado pelo MIT Center for Digital Business, uma empresa dos Estados Unidos, revelou que organizações que integram a digitalização em sua estratégia de gestão experimentam um aumento de 26% em sua lucratividade.
A transição de arquivos físicos para formatos digitais é um exemplo dessa transformação, proporcionando uma utilização mais eficiente dos recursos e uma redução considerável no desperdício, levando a uma redução dos gastos operacionais.
Adicionalmente, ao automatizar procedimentos, as falhas humanas são minimizadas, impulsionando a capacidade produtiva e a excelência na produção da empresa. Essas mudanças culminam em ganhos financeiros mais expressivos.
Juntamente à melhoria nos processos internos e na interação com os clientes, há um significativo incremento nas vendas. Por meio de soluções digitais que analisam os padrões de consumo e comportamento do público-alvo, é viável direcionar estrategicamente as campanhas de marketing, assim como a abordagem adotada no setor de vendas, gerando impactos positivos e resultados superiores para a empresa.
Aumento da produtividade
A transformação digital na empresa viabiliza a criação de certos atalhos produtivos, que têm o intuito de minimizar os erros e o tempo gasto nos processos. Em uma loja de veículos, existem alguns problemas que acabam limitando a produtividade, como falha na comunicação entre os sistemas presentes nos setores da loja, inserção manual de dados e demora nos processos.
Diante disso, a fim de aumentar a produtividade, a revenda acaba tendo que aumentar seus custos, seja para melhorar sua estrutura ou para contratar pessoal qualificado. A partir do momento que a empresa realiza uma avaliação internamente, ela consegue determinar os principais problemas e procura as tecnologias certas para conseguir suprir suas demandas.
Dessa forma, os processos são otimizados e com isso, há um aumento significativo da produtividade.
Índice de satisfação dos clientes maior
É imprescindível ter um bom relacionamento com os clientes para o sucesso do negócio. Dessa forma, é necessário utilizar algumas formas de valorizar a experiência do consumidor, para crescer dentro desse mercado.
A transformação digital ajuda muito nesse cenário, pois ela possibilita que a loja tenha um acesso a um grande número de dados, para que apareçam novas e eficientes estratégias de relacionamento e seja possível oferecer um atendimento personalizado.
Possibilidade de redução dos custos
Se você deseja que sua loja de veículos tenha uma gestão com foco em reduzir custos, é muito importante que seja considerada a transformação digital nos seus processos. Um exemplo é o Cloud Computing, em que os custos operacionais podem ser minimizados significativamente.
Isso se deve ao fato de a empresa substituir determinados gastos como reuniões, viagens, número de impressões diárias, infraestrutura de TI, entre outros, por serviços em nuvem. Para ser possível otimizar esse tipo de recurso em sua loja, é possível investir em soluções mais avançadas, oferecendo mais segurança ao consumidor, devido ao fato de lidar com uma loja preparada para o futuro.
Por fim, não basta oferecer aplicativos de revendas de veículos ou experiências de compras online para haver transformação digital na empresa. As tecnologias digitais precisam estar integradas à realidade para que o público acredite que o revendedor está tornando o processo de vendas fácil e agradável, e que ele realmente se preocupa em entregar ao consumidor o produto que ele deseja.
Como implementar as tecnologias na loja de veículos?
Para que esse processo seja um sucesso, é necessário que a sua loja passe por uma automação e atualização nos setores. Para isso, deve-se seguir os seguintes passos:
Entenda as reais necessidades
Antes de iniciar qualquer empreendimento de automação, é essencial conduzir uma avaliação detalhada das necessidades particulares que envolvem a operação da sua revendedora de veículos.
Isso compreende estágios como o levantamento minucioso dos procedimentos, abrangendo desde a dinâmica de vendas, gestão de estoque, atendimento ao cliente, manutenção dos veículos, estratégias de marketing até a administração financeira.
Adicionalmente, é crucial identificar possíveis pontos de estrangulamento. Durante o mapeamento dos procedimentos, é fundamental estar atento às áreas que enfrentam atrasos, incorreções, falta de eficiência ou necessidade de retrabalho. São justamente esses os pontos onde a otimização pode gerar os maiores benefícios.
É igualmente importante alinhar a automação dos processos com os objetivos estratégicos da sua concessionária. É fundamental avaliar quais resultados específicos se espera atingir com a automação, como o aumento das vendas, a redução de custos, aprimoramento na satisfação do cliente, e outros objetivos relevantes para o negócio.
Escolha a tecnologia que mais adequa
Após compreender as exigências específicas da sua loja, o próximo passo consiste em pesquisar e selecionar as ferramentas mais apropriadas para automatizar os processos identificados.
Para isso, é essencial avaliar as diversas soluções disponíveis no mercado, que podem englobar sistemas de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), softwares de controle de estoque, ferramentas de marketing digital, sistemas de gestão financeira, e outras alternativas relevantes.
Além disso, em muitas situações, pode ser vantajoso envolver consultores ou especialistas, especialmente se não estiver familiarizado com as tecnologias disponíveis. Esses profissionais podem ser de grande auxílio na identificação das opções mais adequadas às necessidades específicas da sua loja.
Tenha um sistema especializado à disposição
Não é suficiente apenas oferecer argumentos comerciais persuasivos. É essencial que os profissionais estejam devidamente munidos com todas as informações indispensáveis para entender o perfil do cliente, além de serem capazes de identificar, documentar e armazenar os dados adquiridos durante o atendimento.
Adicionalmente, ele aumenta a eficiência operacional e garante que os registros eletrônicos sejam integralmente alinhados e minuciosamente organizados, culminando em um desempenho otimizado. No âmbito da Boom Sistemas, oferecemos uma gama de soluções especialmente direcionadas para melhorar a gestão de concessionárias de veículos.
Dessa forma, podemos auxiliar na melhor integração desses processos com um software desenvolvido com exclusividade para suprir as demandas de sua loja de veículos. Esteja atento a todas as atividades e necessidades desse modelo de negócio, otimizando a sua eficiência e trazendo melhores resultados.
Você reconhece a importância da transformação digital para o êxito da sua concessionária, certo? Por isso, é fundamental que você dê início imediato ao investimento em uma solução de alta qualidade para assegurar um rendimento superior para o seu empreendimento. A realidade é que as tecnologias simplificam os fluxos de trabalho e a administração de tarefas, tornando-os mais eficazes.
Ficou alguma dúvida ou gostaria de deixar sua opinião sobre o assunto abordado? Então, aprofunde os conhecimentos sobre como funciona a automação de processos!