Saiba como criar um contrato para sua revenda de veículos
  • Boom Sistemas
  • 25/10/2021

Saiba como criar um contrato para sua revenda de veículos

Você conhece os elementos essenciais de como criar um contrato para sua loja de veículos? Quando o assunto são as negociações e compra e venda de produtos ou serviços, uma questão é indiscutível: formalizar os acordos feitos entre cliente e empresa é uma boa prática para trazer mais segurança para todos os envolvidos.

Um documento desse tipo é importante para garantir que todos os detalhes negociados sejam respeitados. Dessa forma, tudo o que foi discutido fica claramente oficializado e, caso algum problema aconteça, fica mais fácil proteger judicialmente a sua empresa.

Pensando nisso, neste post vamos ensinar o passo a passo de como criar um contrato simples para a sua revenda de veículos. Continue lendo para saber mais!

Comece qualificando as partes

Inicie o seu contrato identificando quem são os envolvidos (os contratantes), não se esquecendo de incluir dados como:

-nome completo;

-números de documentos como RG, CPF, CNPJ etc.;

-endereço e telefone;

-entre outras informações pessoais relevantes.

Defina o objeto contratado

O próximo passo é detalhar o objeto do contrato. No caso da revenda de veículos, trata-se de descrever o carro em questão. Nesse ponto, não poupe pormenores: especifique as condições e características do automóvel.

Disponha as obrigações de cada parte

Nesse ponto, é fundamental formalizar as obrigações do contratante e do contratado. Ou seja, esclareça quais são as responsabilidades do vendedor em relação ao prazo de entrega, condições do produto, serviços incluídos, onde o veículo será entregue, entre outros detalhes negociados.

É importante também notificar os deveres do comprador, como qual o prazo para notificar o vendedor caso perceba algum problema ou avaria no veículo.

Detalhe valores e condições de pagamento

Uma parte relevante de como criar um contrato de compra e venda é descrever preços e formas de pagamento. No caso de problemas, como serão distribuídas as despesas e o ônus. Essa cláusula precisa estar muito clara para evitar desentendimentos e conflitos.

Esclareça pontos sobre rescisão e violações

Um item primordial que não pode faltar em nenhum contrato é como casos de cancelamentos, atrasos e outras situações semelhantes serão resolvidos. Esse aspecto é crucial para a transparência da negociação e para mitigar possíveis divergências. Logo, deixe bem claro por escrito:

-quais as consequências e condições da rescisão do contrato;

-informações sobre atraso no pagamento e multas;

-demais condições gerais sobre o cumprimento do contrato.

Por fim, tenha em mente que, para aprender a como criar contrato de forma eficiente, uma boa regra é não poupar os detalhes. Seja claro e preze pela transparência, caso contrário, seu texto pode criar brechas que vão prejudicá-lo judicialmente, além de dificultar sua negociação com o consumidor e futuros clientes.

Construa seu modelo de contrato e aprimore-o com o tempo. Assim, você fechará transações de forma segura e terá um instrumento que pode ajudá-lo a resolver conflitos e mitigar riscos no futuro.

Por ser um documento tão importante para a revenda de automóveis, contratos precisam ser bem administrados. Considere ter uma ferramenta de gestão moderna, como um software para loja de veículos, que permite armazenar, gerar e coordenar todos os contratos dos seus clientes em poucos cliques e em um só lugar!

Interessado em saber mais sobre como um software de gestão pode impulsionar os resultados do seu negócio e aprimorar processos? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções exclusivas para lojas de veículos!

Você possuí loja de veículos? Nós podemos lhe ajudar!

Entre em contato

Atendimento

Seg. a Sex. das 8h às 18h.

Email

contato@boomsistemas.com.br

WhatsApp

48 99194-8177