Descubra 7 dicas para otimizar a gestão da revenda de veículos
  • Boom Sistemas
  • 20/02/2019

Descubra 7 dicas para otimizar a gestão da revenda de veículos

Otimizar a gestão da revenda de veículos é fundamental para manter o negócio organizado, gerenciando o estoque de forma eficiente e construindo reputação para a marca. Nesse processo, muitas vezes o gestor precisa sair da zona de conforto e tomar algumas iniciativas em relação às diversas áreas de seu estabelecimento.

Felizmente, existem estratégias que já se mostraram eficazes para inúmeras empresas da área, além de soluções tecnológicas que podem facilitar a gestão e o crescimento da revenda. Neste artigo, portanto, traremos 7 dicas para otimizar a gestão da sua loja de automóveis e aproveitar seus diferenciais. Continue acompanhando!

1. Invista na comunicação interna

Ruídos na comunicação interna da loja acabam prejudicando todo o negócio, mais cedo ou mais tarde. Quando as trocas de informações entre os colaboradores são falhas ou quando não há transparência em relação aos processos, a tendência é de desorganização e conflitos.

Por isso, um dos pontos fundamentais para a otimização da revenda de veículos é a comunicação. É preciso falar claramente sobre os pontos mais importantes do negócio, dar feedbacks aos funcionários sobre seus erros e acertos, além de dar liberdade para os colaboradores tocarem ideias entre eles. Assim, todos têm oportunidades de melhorar seu trabalho atual, contribuindo para o crescimento da empresa.

2. Tenha um sistema eficiente

Atualmente, as revendas que não têm um bom sistema de gestão perdem competitividade no mercado. Isso porque um software de qualidade otimiza e automatiza os processos fiscais e tributários, evitando que a loja cometa erros ao pagar impostos ou gerar notas fiscais, por exemplo. Dessa maneira, é possível economizar altos valores por evitar o pagamento de multas.

Além disso, um sistema de gestão voltado especialmente para revendas permite fazer todo o gerenciamento dos veículos que estão à venda, incluindo pontos como: despesas dos veículos, dias parados no pátio, dossiê dos veículos, arquivamento dos documentos, gerenciamento dos clientes e fornecedores, base de dados eficiente, aviso de vencimento de financiamentos para gerar oportunidades, geração de contratos de forma automatizada e personalizada, entre outros.

Como você pode perceber, ao contar com um software especializado, todo o seu negócio se torna muito mais organizado e eficiente.

3. Automatize os processos fiscais

É fundamental que toda empresa se mantenha em dia com o Fisco, caso contrário poderá ser multada ou até mesmo ter sua operação encerrada. No entanto, enquanto os seus processos fiscais forem feitos manualmente, a sua revenda estará sujeita a erros. Por isso, automatizar essas tarefas deixa tudo mais fácil, prático e seguro.

A automatização pode ser feita por meio de um sistema de gestão que seja especializado no seu setor, como citamos no tópico anterior. Assim, o software já virá totalmente preparado para suprir as demandas do seu negócio, atendendo todas as necessidades que a sua loja de veículos tem no dia a dia. Como resultado, você deixará de se preocupar com assuntos burocráticos e poderá focar seu tempo e energia em atividades mais estratégicas.

4. Mapeie os processos

Mapear processos consiste em documentar, definir etapas e realizar diagnósticos para os fluxos de atividades da sua revenda. Dessa maneira, tanto você como os colaboradores podem identificar pontos de melhoria para os trabalhos que são realizados no dia a dia.

Quer um exemplo? Você pode padronizar os documentos de acordo com cada setor. A área de vendas pode ter certos protocolos toda vez que algo é feito com um veículo. O mesmo vale para as finanças, que pode ter subpastas por assuntos, como salários, fluxo de caixa etc. Mais tarde, quando precisar encontrar uma informação, você não terá nenhuma dificuldade.

Junto a isso, é altamente recomendado contar com métricas e indicadores de desempenho que mostrem se você está caminhando na direção de seus objetivos.

5. Capacite seus funcionários

Colaboradores capacitados executam suas tarefas com mais qualidade e dedicação. Por isso, investir em treinamentos para a equipe é uma excelente alternativa para superar dificuldades e prosperar. A preparação do seu público interno pode ser feita por empresas terceirizadas ou até mesmo pelo gestor.

Por exemplo, se você deseja que seus colaboradores melhorem o desempenho nas vendas, que tal pegar seu vendedor mais experiente para compartilhar dicas com os colegas? Junto a isso, é importante trabalhar a motivação, recompensando as pessoas quando fazem um bom trabalho. Assim, quem ganha não é só o funcionário, mas a revenda como um todo.

6. Explore o marketing e seus diversos caminhos

Atualmente, é muito difícil chamar a atenção do público sem qualquer investimento em marketing. Por outro lado, com as redes sociais, nunca foi tão fácil anunciar e obter bons resultados. Hoje em dia, o marketing digital permite criar anúncios para públicos bastante específicos. Dessa maneira, você não precisará gastar dinheiro com propaganda para quem não quer comprar de você. Pelo contrário: poderá focar no perfil de seus melhores clientes e divulgar suas ofertas para eles.

Como as montadoras já fazem o chamado "marketing de massa", falando sobre as qualidades das marcas e modelos, você pode e deve focar em anunciar para o público da sua região. Se as pessoas não lembrarem que a sua revenda existe, como elas poderão comprar seus veículos?

Portanto, comece a experimentar: faça posts patrocinados em redes sociais como o Instagram e Facebook e desenvolva parcerias com outras empresas para divulgar o seu negócio.

7. Cuide das vendas

Ao pensar em otimizar a gestão da revenda de veículos, sem dúvida é muito importante dar uma atenção especial às vendas. Afinal, essa área é o coração do seu negócio. Se as vendas não ocorrem, todos os outros setores da loja param.

Em primeiro lugar, a equipe de vendas precisa saber para quem vender e o que vender. Então, é fundamental conhecer bem os produtos e buscar compreender as necessidades de cada cliente de forma individualizada.

Assim, será possível sugerir automóveis que realmente se encaixem com as necessidades, as preferências e as possibilidades de cada consumidor. Nesse processo, o gestor tem a missão de incentivar a equipe, estabelecendo metas, sugerindo abordagens e focando na experiência do cliente.

Por fim, se você realmente deseja superar os desafios e otimizar a gestão da revenda de veículos, nós podemos ajudar. A Boom Sistemas é um sistema de automatização desenvolvido exclusivamente para atender lojas desse setor. O software atende todas as necessidades e atividades de uma revenda de veículos para ajudar a melhorar a sua eficiência e organização, gerando bons resultados.

E você? Deseja ver esses resultados na sua empresa? Então, entre em contato conosco e solicite uma demonstração!

Você possuí loja de veículos? Nós podemos lhe ajudar!

Entre em contato

Atendimento

Seg. a Sex. das 8h às 18h.

Email

contato@boomsistemas.com.br

WhatsApp

48 99194-8177