Inovação: entenda por que investir em sistema de inteligência de negócio em sua Revenda de Veículos

Inovação: entenda por que investir em sistema de inteligência de negócio em sua Revenda de Veículos

Um sistema de inteligência de negócio ajuda na gestão de diversas tarefas do dia a dia da sua revenda de veículos. Além disso, essa opção também proporciona mais segurança e efetividade nas ações da empresa.

Essa inovação se faz necessária para acompanhar mercados cada vez mais competitivos. Além de organizar os processos administrativos, um sistema de inteligência de negócio também colabora para a tomada de decisões mais estratégicas e inteligentes.

Para garantir a competitividade do seu negócio, contar com essa tecnologia é fator indispensável. Neste post trazemos para você os principais motivos para investir em um sistema de inteligência de negócio. Acompanhe!

O que é um sistema de inteligência de negócio?

Quando falamos em sistema de gestão de inteligência de negócio, também conhecido como Business Intelligence (BI), nos referimos a um conjunto de soluções, procedimentos, políticas e métodos que se dedicam a analisar a grande quantidade de dados produzidos por pessoas, organizações empresariais, governo e sociedade como um todo. O Business Intelligence funciona como um cérebro poderoso e altamente capacitado para processar um volume grande de informações para o seu empreendimento.

As ferramentas analisam conjuntos de dados apresentando seus resultados em mapas, gráficos, painéis relatórios analíticos e resumos, com o objetivo de fornecer aos usuários informações minuciosas acerca da empresa. Sua principal vantagem é extrair ideias que nenhum cérebro humano tem capacidade de extrair sem o auxílio da tecnologia.

Qual a importância de pensar em negócio inteligente?

Resumidamente, o gestor que investe em BI contribui para a aprendizagem e eficiência organizacional, além de aumentar os níveis de competitividade do empreendimento.

Com as ferramentas mais alinhadas à necessidade do seu negócio, você pode analisar dados como visitas ao site da sua revenda de veículos, índices de conversão de vendas, análise de negócios efetivados, ter uma maior visão financeira acerca das transações realizadas, manter a gestão de anúncios e uma ampla variedade de outras possibilidades. Dessa forma, um sistema de inteligência ajuda a medir o desempenho da empresa, desenvolvendo uma visão estratégica acerca do negócio.

Quais as vantagens de ter um sistema de inteligência de negócio?

São vários os benefícios ao adotar ferramentas de Business Intelligence, a destacar a seguir.

Controle de movimentação dos veículos

Especificamente no segmento de revenda de veículos, muitos empresários se queixam de não conseguirem saber o histórico do veículo, como no caso de multas, por exemplo. Outra questão recorrente é identificar quando um veículo saiu exatamente para manutenção, para verificar se já deveria ter voltado ou não. Com um software de inteligência do negócio você consegue controlar a movimentação dos veículos da loja em uma única ferramenta, de forma segura e prática.

Aprimoramento de todo o processo gestão

Com um sistema de BI você integra os dados e facilita o uso dessas informações porque atua de maneira mais estratégica e ágil, o que permite a você saber muito mais sobre os processos da empresa e sempre encontrar novas oportunidades para elevar a qualidade dos seus serviços a partir desses dados.

Otimização da gestão de estoque

Todo gestor sabe da importância de uma gestão de estoque eficiente. Assim, manter um cadastro atualizado é fundamental para gerir a tabela de valores ou disponibilizar a divulgação correta dos veículos disponíveis, por exemplo. Isso confere mais agilidade no processo de venda e preserva também a credibilidade da marca da sua empresa.

Já pensou em atrair um comprador de outra cidade e quando ele chega à loja o veículo que ele desejava já não está disponível? O esforço nesse caso, para a conversão da venda, é muito maior e as chances da compra não ser efetivada aumentam consideravelmente.

Previsão de lucro por veículos

Com um correto gerenciamento do estoque e os dados dos veículos alimentados corretamente (valor de compra e venda), a previsão de lucro é mais correta. Essa visão é indispensável para a sustentabilidade do negócio e também identificar melhorias ou ajustar estratégias de gestão do empreendimento.

Maior segurança de dados

As ferramentas de BI possuem acesso com senha. Isso permite que o gestor saiba quem acessou as informações e quando isso aconteceu, conferindo muito mais segurança para as informações do negócio.

Mobilidade de acesso

Já pensou acessar os dados da sua empresa de onde estiver? Com um software de inteligência de negócios isso é possível de forma rápida e prática.

Tomada de decisões

Com um sistema de inteligência de negócio, é possível antecipar demandas e ter uma visão mais ampla da organização. Utilizando a ferramenta, também é possível conhecer mais seus clientes e acompanhar as tendências do mercado.

Atendimento ao cliente

Com a ajuda da tecnologia de BI, você tem acesso a dados estratégicos que ajudam sua equipe a identificar tendências e oportunidades vantajosas no atendimento ao cliente. Isso torna possível uma abordagem mais personalizada, favorecendo uma experiência positiva de compra.

Emissão da notas fiscais de forma simplificada

Ter processos e um ambiente de trabalho organizado é fundamental para o sucesso do seu empreendimento, ainda mais quando se trata da parte fiscal. Esses processos são facilitados com um software de BI. Com ele, você consegue dar entrada de notas recebidas e emitir as notas fiscais do seu empreendimento.

Relatórios completos sobre vendas, contratos e comissões

Já mencionamos a importância da organização para a gestão dos negócios, mas nem sempre é fácil manter o controle diante de tantas tarefas no dia a dia. Com uma ferramenta de BI, você concentra todos os seus processos de forma segura, tendo um controle mais efetivo das vendas, contratos e comissões.

Como vimos ao longo deste conteúdo, um sistema de inteligência de negócio é fundamental para a gestão mais eficiente dos processos em uma revenda de veículo. Suas vantagens são diversas e também contribuem para uma melhor tomada de decisão.

Além disso, é um importante diferencial par o atendimento ao cliente, já que por meio dessa ferramenta é possível monitorar as preferências dos clientes, oferecer os melhores carros e aumentar as chances de conversão em vendas. Isso sem contar no ganho com a organização dos processos administrativos.

Se você gostou deste post sobre Inovação: entenda porque investir em sistema de inteligência de negócio entre em contato conosco para saber como podemos ajudá-lo!