Os dados então entre os ativos mais valiosos para as empresas que mergulharam de vez na transformação digital — e até os clientes já estão reconhecendo esse valor. Nesse cenário, sempre que a empresa solicita alguma informação do consumidor, ela está assumindo a responsabilidade sobre a proteção dessa informação e contar com boas técnicas e mecanismos que garantam essa segurança é primordial.
Além das boas práticas relativas ao armazenamento e à proteção de dados, cabe à empresa contar com as melhores ferramentas tecnológicas que contribuam para bloquear as ameaças externas.
Essa preocupação com a segurança de dados não é restrita a grandes empresas. Mesmo uma PME, como uma loja de veículos, que trabalha com sistemas de gestão que lidam com dados pessoais e sensíveis de seus consumidores, precisa ficar atenta às boas práticas de segurança.
Neste post, vamos trazer as principais dicas para que você aumente a segurança de dados em sua loja de veículos e a importância de contar com um bom sistema de gestão. Confira!
Como garantir a proteção de dados em minha loja de veículos?
Para ajudar na proteção das informações produzidas e coletadas em sua loja de veículos, neste tópico trazemos dicas básicas mas fundamentais para a segurança digital.
Veja como um bom backup periódico, a escolha da melhor tecnologia, uma boa política de acesso e um monitoramento constante podem fazer toda a diferença. Confira!
Faça backups periódicos
O backup é uma das ferramentas de segurança mais tradicionais no mundo digital e consiste na criação de uma cópia de segurança dos dados. Essa cópia é guardada em um armazenamento extra — que pode ser uma mídia física, outro computador, um servidor interno ou na nuvem — para ser resgatada caso haja algum tipo de desastre que torne os dados originais inutilizáveis.
Isso significa que o backup é uma ferramenta preventiva, que o gestor deve manter mesmo que seu sistema seja considerado muito seguro — não existe sistema infalível, a prevenção sempre é a melhor arma para a segurança cibernética.
Para ser efetivo, o backup precisa ser realizado periodicamente e de forma automática, para evitar esquecimentos. Esses intervalos precisam ser estipulados de acordo com a demanda da empresa, afinal, intervalos de backup muito longos podem fazer com que haja a perda de dados recentes importantes para a gestão de sua loja.
Utilize a computação em nuvem
Durante muito tempo, a única maneira que as empresas tinham de contar com uma infraestrutura de TI sólida, robusta e segura era mantendo um servidor ou data center interno. Por ser uma infraestrutura cara, tanto para a aquisição quanto para a manutenção, esse tipo de sistema era restrito a grandes corporações ou empresas de TI.
Empresas menores acabavam optando por utilizar softwares individuais instalados em cada máquina, o que aumentava os riscos de segurança de dados que não eram integrados. Com a popularização e o barateamento da computação em nuvem, empresas de todos os portes e segmentos passaram a adotar infraestruturas de TI virtualizadas e remotas.
Essa democratização possibilitou a utilização de um único sistema em todas as máquinas da empresa, com centralização de dados e integração, que privilegia as políticas de segurança unificadas.
Crie políticas de acesso
A partir do momento em que a empresa passa a trabalhar com sistemas e infraestruturas em nuvem, que podem ser acessadas de qualquer dispositivo, o controle de acesso passa a ser uma das principais ferramentas de segurança para evitar invasões e roubo de dados.
Além de exigir a criação de senhas fortes com mais de um mecanismo de conformação — como autenticação de dois fatores —, é importante que sejam definidos níveis de privilégios. Nem todo profissional precisa ter acesso ao sistema por inteiro, mas somente àquilo que for necessário para a função específica.
Essa restrição contribui para a redução de portas de entradas ao sistema como um todo. Caso haja algum erro de usuário que resulte em problemas de segurança, a equipe de segurança saberá por onde foi feito o acesso e até onde o criminoso virtual poderá chegar com aquele nível de entrada.
Monitore os riscos regularmente
Mesmo com backup, utilização de computação em nuvem e políticas de acesso sólidas, é importante monitorar regularmente todos os riscos e vulnerabilidade de sua infraestrutura física e virtual. Os hackers trabalham diariamente para explorar as vulnerabilidades de sistemas corporativos e sempre encontram uma brecha ou outra para alcançar seus objetivos.
Isso significa que um sistema que é muito seguro hoje pode não ser daqui a alguns meses, ou seja, manter os softwares e hardwares utilizados é primordial para garantir a proteção dos dados.
Se sua empresa trabalha com um sistema de gestão no modelo SaaS, certifique-se de que o seu fornecedor está em constante atualização e se ele é transparente na comunicação em relação às melhorias realizadas em suas ferramentas. O monitoramento também precisa ser realizado internamente, para identificar se os colaboradores estão respeitando as regras de segurança.
Como escolher as melhores soluções para aumentar a segurança?
O primeiro passo para escolher um sistema seguro para sua loja de veículos é pesquisar a credibilidade do fornecedor. Escolha uma solução que seja desenvolvida especificamente para o setor, ou seja, por um provedor que estudou o mercado de venda de veículos, suas demandas, perfil de clientes e funcionalidades necessárias para atendê-los.
Esse provedor certamente saberá quais são as principais necessidades de segurança a que um sistema para venda de veículos precisa atender. Como estamos falando de um modelo de negócio que lida com informações de clientes e fornecedores, a segurança de dados pessoais precisa ser redobrada — com atenção especial à LGPD.
Um sistema seguro também deve permitir o armazenamento de documentos digitais de forma segura, possibilitando o arquivamento de documentos físicos em formato digital, evitando o acúmulo de informações em papel — que também é uma ação insegura.
Esperamos que após a leitura deste post você tenha entendido a importância da segurança de dados para as lojas de veículos. A escolha de um bom sistema de gestão é um passo importante para garantir essa segurança e para que sua empresa tenha à disposição o melhor da computação em nuvem — aliado às funcionalidades essenciais para garantir a fluidez das rotinas em sua loja de veículos.
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