3 dicas para um bom planejamento operacional para lojas de carros

3 dicas para um bom planejamento operacional para lojas de carros

Para que sua concessionária prospere, será preciso organização, disciplina e, o principal, realizar um planejamento operacional eficiente para que os objetivos estratégicos sejam atingidos de maneira escalável e precisa.

Portanto, neste post, abordaremos o que é de fato esse planejamento, como você poderá aplicá-lo no dia a dia na sua revenda de veículos, além de saber quais são os cuidados que devem ser tomados nesse momento.

Entenda como delimitar ações nos processos, distribuir recursos e as tarefas necessárias para essa missão. Acompanhe!

Afinal, o que é planejamento operacional?

O planejamento operacional consiste em uma ferramenta de gestão para tornar os objetivos estratégicos na concessionária reais, com execução de tarefas de curto e médio prazo. Logo, será fundamental traçar um plano de trabalho, com esquematização de todas as etapas necessárias e recursos a serem aplicados.

Dessa forma, ele proporciona a solução prática para que as metas e os objetivos sejam concluídos. Para melhor direcionamento, o primeiro passo é responder questionamentos como quais os recursos necessários, quais tarefas precisam ser divididas e o principal — o prazo de conclusão de cada uma. Esse último fator é crucial para que sua concessionária esteja alinhada com o crescimento no mercado.

Como aplicá-lo eficientemente no dia a dia?

Nesse processo, um fato imprescindível é que esse planejamento estratégico precisa ser bem detalhado. Então, elabore um plano operacional em termos de cronograma e crie, inicialmente, um modelo organizacional à equipe. Isso ajudará no melhor alinhamento na hora da implantação.

Com essa parte estruturada, ajuste os próximos passos de acordo com:

*a divisão de tarefas para cada colaborador;

*os recursos necessários ao objetivo;

*maior preparação com gestão de pessoas.

Dessa forma, o plano operacional permite traçar um caminho prático o qual permite que sonhos se tornem realidade. Para te ajudar no alinhamento à sua revenda de veículos, separamos 3 dicas essenciais à sua implementação. Confira!

1. Defina os processos com clareza

A primeira dica é indispensável para o sucesso da implantação do planejamento na revenda de veículos. Isso porque independentemente da meta a se alcançar, ela precisa de processos.

Assim sendo, crie uma padronização, pois esse fator contribuirá para manter a qualidade do trabalho executado e a garantia do resultado.

2. Alinhe a gestão financeira e fluxo de trabalho

O segredo para o melhor planejamento operacional é saber integrar as estratégias relacionadas com a gestão financeira e o fluxo de trabalho. Isso porque ela permite encontrar falhas e obstáculos os quais afetam a produção negativamente. Além disso, quando você se atenta à gestão financeira, a situação econômica do negócio se torna mais escalável e estável.

3. Realize um fluxo de tarefas na concessionária

Esse detalhe é crucial para o cumprimento do objetivo estipulado. Para isso, mapeie situações como os pontos de contato em etapas desde a aquisição do veículo na loja até o cliente. Essa questão engloba tudo que deve ser feito a fim de que o objetivo de melhores vendas seja sempre escalável.

Você pode tomar como exemplo um projeto que visa maior qualificação da equipe. Nele, você precisará estabelecer tarefas como:

*realizar webinars, cursos e seminários para treinamento;

*avaliar estratégias com as técnicas de persuasão e bom atendimento para fidelizar cliente;

*estabelecer metas com o investimento;

*acompanhar os resultados e realizar reuniões semanais para manter o alinhamento;

*avaliar o pós-venda.

Quais são os cuidados tomados no planejamento?

As principais precauções a serem tomadas nesse processo é ter os colaboradores totalmente focados e capacitados em um só objetivo. Afinal, será preciso de toda a equipe engajada nesse processo. Dessa forma, priorize o alinhamento com os prazos estipulados, sempre prezando por uma gestão eficiente e assertiva.

Agora, realizar o planejamento operacional será mais fácil com as dicas abordadas acima. Embora elas sejam simples, saiba que fazem um grande diferencial nas vendas na revenda de veículos quando aplicadas disciplinarmente.

O post ajudou no entendimento dessa ferramenta crucial para o sucesso da sua concessionária? Então, deixe um comentário e compartilhe com a gente o que achou!