Quando o estoque consignado de veículos vale a pena?
  • Boom Sistemas
  • 29/06/2020

Quando o estoque consignado de veículos vale a pena?

O estoque consignado é uma ótima forma de garantir a lucratividade de sua lojas de veículos. Isso porque esse tipo de transação alia a satisfação do fornecedor, do vendedor/empresa e do consumidor final.

Nessa estratégia, não existe estoque, ou seja, você não precisa investir um grande capital para manter a sua loja de veículos funcionando e ainda garante um grande leque de variedades para agradar o seu cliente.

Ficou curioso para saber quando o estoque consignado de veículos vale a pena? Então continue a leitura para saber mais!

O que significa ter um estoque consignado e como funciona na prática?

Resumidamente, o estoque consignado acontece quando o fornecedor faz um contrato com o vendedor e este se compromete a deixar seus bens para que sejam comercializados para o cliente final. Caso a venda não seja efetivada, o vendedor/intermediador pode devolver os produtos, sem custo.

Portanto, quem vende o automóvel recebe uma comissão, que é uma porcentagem sobre a receita da venda. Esse tipo de transação comercial é muito comum no segmento de lojas de veículos, mas também pode ser realizada em outros segmentos de mercados, como livros, roupas e acessórios.

Quando o estoque consignado vale a pena na venda de veículos?

Esse tipo de transação comercial é extremamente benéfico para o segmento de veículos, já que não é preciso dispor grandes quantias para manter o negócio funcionando.

No entanto, o estoque consignado também é muito importante para todos os empresários, em qualquer fase de sua vida comercial, já que permite manter a operação de vendas mesmo sem ter produto estocado.

Ou seja, na maioria das vezes, não é necessário investir na mecânica e na manutenção desses veículos, o que gera altos custos e onera a operação. Com o estoque consignado para a sua revenda de veículos, você vai precisar apenas contratar e treinar bons vendedores que otimizem a comercialização desses recursos que já estão disponíveis, com risco zero de prejuízo.

Outra importante vantagem é que é possível atender de forma mais personalizada e dinâmica ao cliente final, já que você pode consultar vários parceiros, aumentando as chances da efetivação da venda.

Como o estoque consignado se diferencia dos outros tipos de estoque?

Como você pode perceber, nesse tipo de estoque você não é preciso de um espaço físico para guardar os carros, pois eles podem estar disponíveis pela sua rede de parceiros. Assim, você evita que os veículos fiquem parados, o que pode, inclusive, desvalorizá-los com o tempo.

Além disso, você pode testar a venda por vários canais, a fim de encontrar o cliente certo para aquele veículo. Assim, o leque de possibilidades é enorme, diferentemente do que acontece quando você tem um estoque físico.

Qual é o melhor estoque: próprio ou consignado?

A resposta é: depende. É preciso levar em conta o tipo de cliente que você atende e a estrutura do seu negócio, inclusive considerando o capital investido.

O estoque consignado é uma boa estratégia para a maioria dos negócios, mas é importante checar bem os fornecedores, a procedência dos veículos e uma série de outras questões, já que quem realiza a transação comercial fica juridicamente responsável pelo veículo.

Como otimizar o estoque consignado?

Começar o caminho do estoque em consignação pode apresentar grandes oportunidades para distribuidores que desejam refinar seus relacionamentos com seus clientes, enquanto abre oportunidades para maior lucratividade. Quando tiver sucesso, espere um aumento nos gastos do cliente e uma maior lealdade ao longo do tempo. Veja, a seguir, como otimizar o estoque consignado de veículos.

Mantenha contato com o fornecedor

O tamanho e a complexidade da sua cadeia de suprimentos dependerão da natureza do seu negócio. Também é provável que você confie mais em alguns fornecedores do que em outros, talvez porque os materiais ou serviços que eles fornecem sejam difíceis de obter ou sejam essenciais para a qualidade de seu produto ou serviço final.

É natural que você gaste mais tempo e esforço gerenciando seu relacionamento com seus melhores fornecedores. O fato é que é uma ótima ideia promover um relacionamento mutuamente benéfico de longo prazo com seus fornecedores principais, compartilhando os dados de desempenho do seu fornecedor com eles e ajudando-os a melhorar. Afinal de contas, eles também precisam ganhar dinheiro para sobreviver.

Tenha um processo de troca bem elaborado

É muito importante que, sempre que um produto for transferido para o estoque, isso seja informado em seu ERP. Assim, será possível fazer o controle de seu estoque de troca, separadamente do seu estoque para vendas. A pessoa responsável pelo estoque de troca terá a missão de fazer o controle dos lançamentos, não permitindo que um produto seja incluído no estoque de troca, sem ser lançada no sistema a transferência.

Faça o inventário do departamento de troca e sempre atualize seu sistema, do mesmo modo que você faz o inventário do estoque da sua loja de veículos. O fato é que inventários periódicos auxiliam não apenas a controlar a quantidade de mercadorias, mas também a verificar o estado de conservação em que eles estão.

Faça um gerenciamento cuidadoso

Um acordo de estoque em consignação pode oferecer benefícios para fornecedores e para loja de veículos. Ao oferecer estoque em consignação, os fornecedores têm a oportunidade de aumentar o conhecimento da marca e entrar em novos mercados. A loja pode expandir a oferta de produtos sem assumir muitos riscos de estoque. 

Obviamente, um acordo de consignação bem-sucedido requer um acordo de estoque de consignação sólido. Cada contrato deve detalhar quem é responsável por mercadorias perdidas ou danificadas, por quanto tempo as mercadorias são armazenadas, quem paga pelo envio e quaisquer outros fatores relevantes.

Conte com o auxílio da tecnologia

É fundamental escolher a tecnologia certa para dar suporte ao seu programa de estoque em consignação. Dessa forma, é possível otimizar o estoque e garantir que o cliente tenha a quantidade mínima necessária para atender aos seus clientes finais. Automatizar esse processo ajuda a eliminar as suposições. Com o software certo instalado, será preciso necessidade de pranchetas e lápis.

Com o painel de ajuste mínimo e máximo, os distribuidores podem identificar o uso real e a quantidade mínima e máxima que o cliente precisa para estocar. Isso reduz a quantidade de estoque que um distribuidor precisa para estocar no local do cliente, economizando dinheiro e custos anuais de manutenção para o distribuidor. Com essa economia, o distribuidor pode oferecer remessa para clientes adicionais. 

Como vimos ao longo deste artigo, o estoque consignado pode ser uma alternativa viável para o seu negócio, principalmente se você trabalha com um capital pequeno, mas conta com uma força de vendas capacitada.

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