O estoque consignado é uma ótima forma de garantir a lucratividade de sua loja de veículo. Isso porque esse tipo de transação alia a satisfação do fornecedor, do vendedor/empresa e do consumidor final.
Nessa estratégia, não existe estoque, ou seja, você não precisa investir um grande capital para manter a sua revenda funcionando, e ainda garante um amplo leque de variedades para agradar o seu cliente.
Tem curiosidade de saber quando o estoque consignado de veículos vale a pena? Então, continue a leitura!
O que significa ter um estoque consignado e como funciona, na prática?
Resumidamente, o estoque consignado acontece quando o fornecedor faz um contrato com o vendedor e ele se compromete a deixar seus bens para que sejam comercializados para o cliente final. Caso a venda não seja efetivada, o vendedor/intermediador pode devolver os produtos, sem custo.
Portanto, quem vende o automóvel recebe uma comissão, que é uma porcentagem sobre a receita da venda. Esse tipo de transação comercial é muito comum no segmento de lojas de veículos, mas também pode ser realizada em outros setores, como livros, roupas e acessórios.
Quando o estoque consignado vale a pena na venda de veículos?
Esse tipo de transação comercial é extremamente benéfico para o segmento de veículos, já que não é preciso dispor grandes quantias para manter o negócio funcionando. O estoque consignado também é muito importante para todos os empresários, em qualquer fase de sua vida comercial, já que permite manter a operação de vendas, mesmo sem ter produto armazenado.
Na maioria das vezes, não é necessário investir na mecânica e na manutenção desses veículos, o que gera altos custos e onera a operação. Com o estoque consignado para a sua revenda de veículos, você vai precisar apenas contratar e treinar bons vendedores, que otimizem a comercialização desses recursos que já estão disponíveis, com risco zero de prejuízo.
Outra importante vantagem é que é possível atender de forma mais personalizada e dinâmica ao cliente final, pois você pode consultar vários parceiros, aumentando as chances da efetivação da venda.
Como o estoque consignado se diferencia dos outros tipos de estoque?
Como você pode perceber, nesse tipo de estoque, não é preciso ter um espaço físico para guardar os carros, pois eles podem estar disponíveis pela sua rede de parceiros. Assim, você evita que os veículos fiquem parados, o que pode, inclusive, desvalorizá-los com o tempo.
Além disso, você pode testar a venda por vários canais, a fim de encontrar o cliente certo para aquele veículo. O leque de possibilidades é enorme, diferentemente do que acontece quando você tem um estoque físico.
Qual é o melhor estoque: próprio ou consignado?
A resposta é: depende. É preciso levar em conta o tipo de cliente que você atende e a estrutura do seu negócio, inclusive, considerando o capital investido.
O estoque consignado é uma boa estratégia para a maioria dos negócios, mas é importante checar bem os fornecedores, a procedência dos veículos e uma série de outras questões. Afinal, quem realiza a transação comercial fica juridicamente responsável pelo veículo.
Como otimizar o estoque consignado?
Começar o caminho do estoque em consignação pode apresentar grandes oportunidades para distribuidores que desejam refinar seus relacionamentos com seus clientes, enquanto abre oportunidades para maior lucratividade. Quando tiver sucesso, espere um aumento nos gastos do cliente e uma maior lealdade ao longo do tempo. Veja, a seguir, como otimizar o estoque consignado de veículos.
Mantenha contato com o fornecedor
O tamanho e a complexidade da sua cadeia de suprimentos dependerão da natureza do seu negócio. Também é provável que você confie mais em alguns fornecedores do que em outros, talvez porque os materiais ou serviços que eles fornecem sejam difíceis de obter, ou sejam essenciais para a qualidade de seu produto ou serviço final.
É natural que você gaste mais tempo e esforço gerenciando seu relacionamento com seus melhores fornecedores. O fato é que é uma ótima ideia promover uma relação mutuamente benéfica de longo prazo com seus parceiros principais, compartilhando os dados de desempenho com eles e ajudando-os a melhorar. Afinal de contas, eles também precisam ganhar dinheiro para sobreviver.
Tenha um processo de troca bem elaborado
É muito importante que, sempre que um produto for transferido para o estoque, isso seja informado em seu sistema de gestão para revendas de veículos. Assim, será possível fazer o controle de seu estoque de troca, separadamente do seu estoque para vendas.
A pessoa responsável pelo estoque de troca terá a missão de fazer o controle dos lançamentos, não permitindo que um produto seja incluído sem ser lançada no sistema a transferência.
Faça o inventário do departamento de troca e sempre atualize seu sistema, do mesmo modo que você faz o inventário do estoque da sua loja de veículos. O fato é que inventários periódicos auxiliam não apenas a controlar a quantidade de mercadorias, mas também, a verificar o estado de conservação em que eles estão.
Faça um gerenciamento cuidadoso
Um acordo de estoque em consignação pode oferecer benefícios para fornecedores e para a loja de veículos. Ao oferecer estoque em consignação, os fornecedores têm a oportunidade de aumentar o conhecimento da marca e entrar em novos mercados. A loja pode expandir a oferta de produtos sem assumir muitos riscos de estoque.
Obviamente, um acordo de consignação bem-sucedido requer um acordo de estoque de consignação sólido. Cada contrato deve detalhar quem é responsável por mercadorias perdidas ou danificadas, por quanto tempo as mercadorias são armazenadas, quem paga pelo envio e quaisquer outros fatores relevantes.
Conte com o auxílio da tecnologia
É fundamental escolher a tecnologia certa para dar suporte ao seu programa de estoque em consignação. Dessa forma, é possível otimizar o estoque e garantir que o cliente tenha a quantidade mínima necessária para atender aos seus clientes finais.
Automatizar esse processo ajuda a eliminar as suposições. Com o software certo instalado, não haverá necessidade de pranchetas e lápis.
Com o painel de ajuste mínimo e máximo, os distribuidores podem identificar o uso real e a quantidade mínima e máxima que o cliente precisa para estocar. Isso reduz a quantidade de estoque que um distribuidor deve ter para estocar no local do cliente, economizando dinheiro e custos anuais de manutenção para o distribuidor. Com essa economia, o parceiro pode oferecer remessa para clientes adicionais.
Como contabilizar o estoque parado?
Sabemos que o estoque é o dinheiro aplicado de uma empresa. Todo gestor de revendedora tem a ciência de que caso os veículos fiquem parados e estocados, poderá representar um momento bem custoso para o seu negócio. Afinal, o retorno do seu investimento financeiro ainda não ocorreu no caixa da empresa.
Diante disso, é necessário fazer a contagem de todos os veículos em estoque para que haja uma melhor organização e controle dos custos. Mesmo mantendo um estoque consignado, o inventário é um trabalho importante e fundamental para que seja mantido o controle de unidades, peças ou recursos, além de ter um melhor dimensionamento do que será preciso ou não efetuar na reposição.
Com isso, os gestores de lojas de revenda de veículos conseguirão evitar um "superestoque", realizando o inventário de forma certeira e ordenada, além de aproveitar o momento para fazer melhorias no mesmo, sempre mantendo a qualidade.
Assim sendo, tanto no estoque próprio quanto no estoque consignado, a sua loja revendedora poderá usufruir de alguns benefícios, com a prática planejada e periódica do inventário, por meio de uma gestão lean, a qual transformará a sua estocagem de forma mais otimizada e enxuta. A seguir, listamos alguns desses benefícios, como:
*reduzir desperdícios;
*melhorar o controle das requisições enviadas e recebidas;
*evitar que peças ou outros itens fiquem parados e sem retorno financeiro.
Como o investimento em estoque imobiliza o capital de giro da empresa?
Já percebemos que a contagem do seu estoque próprio, efetuada por meio de um inventário bem planejado e organizado, poderá ser fundamental para que os desperdícios sejam evitados, assim como mostrará uma realidade diferenciada do que existe e está parado.
O investimento em estoque imobiliza muito todo o capital de giro de uma revendedora de veículos, visto que o dinheiro aplicado na aquisição deles fica parado, sem nenhum retorno financeiro, quando o controle adequado não é efetuado.
Por esse motivo, muitos donos de revendedoras preferem trabalhar também com o estoque consignado. Assim, realizam apenas o trabalho de intermediário na transação, entre o vendedor e o comprador, sem nenhum gasto adicional.
Fazendo um giro no seu estoque pela execução do inventário, será identificada a quantidade de veículos estocados e o que é vendido, tornando o controle melhor para no caso de uma reposição, quando houver a necessidade.
Dessa forma, o gestor mantém um padrão de organização e de planejamento contínuo na sua loja, sendo fundamental para o resultado a ser alcançado. Além disso, as operações ficam mais objetivas e corretas, bem como os seus controles e gastos se manterão sempre atualizados.
O estoque consignado é uma alternativa viável para o seu negócio, principalmente, se você trabalha com um capital pequeno, mas conta com uma força de vendas capacitada. Na realidade das revendedoras de veículos, alguns modelos de carros são mais vendidos do que outros, mas nesse modelo, você manterá o giro de movimento, sem comprometer os recursos financeiros, pois apenas desempenhará o papel de intermediário na transação entre as partes interessadas.
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