4 erros de gestão em concessionárias que você deve evitar

4 erros de gestão em concessionárias que você deve evitar

Ser responsável pela gestão de uma concessionária tem seus desafios e pode se tornar uma tarefa mais complexa que o normal quando você não está devidamente preparado para a função.

Uma gestão precisa ser atenta a diversos detalhes, como a procedência dos veículos que estão no estoque, conhecer e organizar o processo de vendas, saber o ticket médio de cada veículo vendido, entre outros.

No intuito de evitar alguns equívocos, neste artigo vamos explicar com mais detalhes quais são os 4 principais erros de gestão das concessionárias que devem ser evitados e a importância de realizá-la com eficiência. Confira! 

Qual a importância de fazer uma boa gestão de concessionárias?

Fazer uma gestão responsável da concessionária é muito importante para o futuro do negócio, pois a função principal da pessoa que gerencia esse tipo de comércio é estar inteirada nos números e no mercado como um todo. São algumas de suas atribuições:

*ajudar a equipe a gerar mais resultados;

*acompanhar os passos dos principais concorrentes;

*analisar as tendências do mercado;

*implementar estratégias de venda.

Quando algumas dessas funções acabam sendo mal administradas na prática, os problemas começam a surgir, podendo a concessionária chegar à falência caso eles não sejam solucionados. 

Para gerir uma concessionária da forma correta é necessário saber quais são as novidades presentes no ramo e se adequar à era tecnológica, sendo esta última a principal responsável pelo fechamento da maioria das concessionárias. Vamos explicar como evitar os potenciais erros de gestão a seguir.

Quais são os principais erros na gestão de concessionárias que você deve evitar?

Para auxiliar os gestores de concessionárias, elaboramos uma breve lista com os 4 erros mais frequentes cometidos em suas funções. Confira, a seguir, como evitar cada um deles!

1. Não organizar as vendas

Muitos gestores costumam cometer erros nessa função do trabalho. Manter a equipe unida e integrada é o principal objetivo do responsável. É fundamental alinhar as ações do time de vendas com o acompanhamento das oportunidades de mercado.

Alocar cada funcionário para uma tarefa específica vai ajudar a atrair mais clientes para a concessionária e melhorar o atendimento.

2. Utilizar sistemas e ferramentas obsoletas

Atualmente, usar ferramentas que auxiliem o atendimento ao cliente e otimizem o desempenho das vendas é indispensável. Elas são extremamente necessárias na hora da venda, quando as características do veículo preterido pelo cliente precisam ser analisadas o mais breve possível.

Com um sistema lento, isso acaba dificultando a transação e, consequentemente, causando a desistência da compra por parte do consumidor. Por isso, é importante investir em uma ferramenta ágil e moderna.

3. Não analisar a documentação dos veículos em estoque

Observar a procedência do veículo vendido é essencial e de extrema importância para a segurança do consumidor. Analise se o veículo que vai pôr à venda está com alguma situação judicial pendente, é furtado e está com a documentação em dia.

Caso realize a venda de um veículo com origens duvidosas, você vai prejudicar o seu cliente e a sua concessionária.

4. Faltar investimento em estratégias de marketing

Investir e implementar estratégias de marketing na concessionária e em qualquer empresa é fundamental para o seu crescimento. O cenário digital está em constante ascensão e isso não pode ser ignorado.

Elabore estratégias de marketing digital para a concessionária investindo em anúncios pagos pelas principais redes sociais, fechando parcerias com influencers da região e contratando uma equipe que organize as mídias da empresa.

Como contar com um sistema de gestão para evitar esses equívocos?

O ideal para as concessionárias obterem êxito nas vendas e diminuírem drasticamente os erros de gestão é contar com sistemas modernos e que automatizam mais os processos internos.

Contando com softwares e outras ferramentas que auxiliem na gestão, o atendimento ao cliente fica mais otimizado e o processo de venda mais rápido, gerando aumento no faturamento e, consequentemente, o lucro da concessionária.

Ao longo deste texto você viu os principais erros de gestão cometidos nas concessionárias e percebeu a importância de uma boa administração, como saber analisar a concorrência e investir em bons sistemas para o negócio.

Caso tenha gostado do artigo, assine a nossa newsletter e não perca mais nada sobre os nossos conteúdos!