A internet é uma grande aliada de quem deseja vender ou revender de forma eficaz. Publicar um anúncio de venda de veículos é algo bastante simples, mas conquistar bons resultados é algo que depende do uso de uma boa estratégia.
Um dos principais diferenciais do meio digital é a possibilidade de escolher entre múltiplos canais para exibir o seu anúncio. Outro ponto característico é poder mostrar a sua oferta para as pessoas que têm o perfil certo que você busca em seus clientes.
Tudo isso pode funcionar muito bem a seu favor ao contar com uma abordagem que pense em todos os aspectos do seu anúncio. Afinal, cometer erros em algum deles pode prejudicar as suas chances de sucesso.
Quer ajuda com isso? Confira, a seguir, os passos fundamentais para fazer corretamente o anúncio de venda de veículos!
Escolha os canais certos
Uma parte muito importante do planejamento do seu anúncio de venda de veículos envolve definir em quais canais ele será publicado. Há uma série de opções disponíveis no meio digital, desde posts patrocinados em redes sociais até a rede de anúncios inteligentes do Google.
No entanto, o que determinará a sua escolha não é a sua preferência pessoal. Em vez disso, é preciso olhar para as preferências e hábitos do público que você quer atingir e anunciar nas plataformas usadas por ele.
Acerte no apelo visual do anúncio
Trabalhar com anúncio de venda de veículos na internet também envolve um esforço visual. O layout da sua oferta precisa ser capaz de dialogar com seu público-alvo, além de reforçar a presença da sua marca.
Não se trata de, simplesmente, deixar o seu anúncio “bonito” — afinal, isso é algo subjetivo. É necessário que os seus elementos visuais contribuam para chamar a atenção do público, ao mesmo tempo que tornem sua oferta mais interessante.
Utilize gatilhos mentais eficazes
O uso da linguagem em um anúncio de venda de veículos precisa ser eficaz para convencer o seu público a respeito do valor daquela oferta. Para fazer isso, é possível fazer uso de alguns gatilhos mentais que sejam eficazes para essas pessoas.
Um exemplo de gatilho mental eficaz é o da impressão de escassez, em que você dá a entender que é uma oferta por tempo limitado. Outra possibilidade é o da prova social, que envolve trazer depoimentos positivos de outros clientes para convencer seu público.
Prepare o outro lado
O que acontece quando o seu cliente clica no seu anúncio de veículo? É preciso pensar nos passos que vêm após isso, já que qualquer tropeço na abordagem pode anular o bom resultado que você conquistaria.
Garanta que a experiência de compra seja a mais simples e direta possível. Evite direcionar seu público para uma página em que ele não tenha certeza sobre o que fazer. Se não for possível vender pela internet, conte com um sistema de captação de leads com os quais seu time de vendedores possa entrar em contato imediatamente.
Saiba quem será seu comprador
É muito importante conhecer bem o seu público-alvo para, depois, iniciar o título do anúncio e a descrição e escolher as imagens pra ilustrá-lo. Apenas dessa maneira será possível formular um anúncio específico e atraente para quem realmente apresenta interesse em adquirir o carro ofertado.
É necessário avaliar as características do automóvel, o modelo, a performance, o preço, os acessórios incluídos, e as formas de pagamento. Logo após, analise quais são as pessoas que mais têm interesse por esses elementos, juntando a maior quantidade possível de dados: faixa etária, homens ou mulheres, poder aquisitivo, vai ser usado para o dia a dia ou fins de semana, rodovias ou cidade etc.
Capriche na descrição
O fato é que grande parte dos anúncios automotivos na internet, particulares ou de empresas, têm alguns problemas. Geralmente, as publicações sem descrição são descartadas por quem procura, e aquelas que apresentam pouca informação têm pouquíssima relevância. É importante colocar-se no lugar de quem está procurando por um novo veículo.
Um anúncio sem uma descrição completa não passa credibilidade e afasta possíveis pessoas interessadas. Lembre-se de citar as especificações técnicas e os equipamentos do veículo, dando ênfase aos detalhes.
Informe o estado da lataria, do motor, dos pneus e o nível de conservação do interior. É relevante citar ainda imperfeições ou defeitos do carro, se houver.
Isso passará a imagem de que você é um vendedor sincero e traz credibilidade e empatia com o comprador. Alguns dos diferenciais que ajudam a destacar seu anúncio são informações do histórico do veículo, se tem manual ou chave reserva, se é de um só proprietário, se as revisões foram feitas na loja de veículos, se o carro está alienado, entre outros.
Use uma CTA atrativa
Vamos imaginar que o anúncio que você está colocando na internet não tem o fortalecimento de marca como único objetivo. Ele pode desejar apresentar a nova coleção, vender um produto ou, até mesmo, conseguir fazer as pessoas se cadastrarem na sua newsletter.
Para tal, a mensagem que você deseja passar para o cliente deve ser objetiva e clara. No momento de gerar o seu botão de ação, reflita sobre qual é o seu objetivo e lembre-se de que a frase deve ser formulada sempre no imperativo.
Tire fotos incríveis
Anúncios sem fotos são bem menos vistos do que os com imagens dos produtos. Isto é, são poucas as pessoas que estão interessadas em um veículo se for necessário acreditar somente na palavra de quem está vendendo.
Por essa razão, são primordiais fotos de qualidade, a fim de que o comprador não desconsidere seu anúncio e acabe procurando pela concorrência. Lembre-se: quanto mais imagens, melhor.
Afinal de contas, se o vendedor não apresenta receio em expor o estado em que se encontra o veículo, isso quer dizer que está sendo confiável e transparente no que diz. Inclusive, as fotos geram uma relação bem próxima com o cliente, que pode até já se imaginar o dono do veículo.
As imagens são imprescindíveis para que ele confira o estado da lataria, a qualidade dos acessórios, do interior e do motor do veículo. Além disso, auxiliam o possível comprador, que está indeciso, a ter um primeiro contato com o automóvel. Isso é essencial para que não haja frustração quando for fechar o negócio pessoalmente.
Fazer o anúncio de venda de veículos corretamente é uma questão que envolve entender o perfil do seu público e preparar uma publicidade que deixe claro o valor da sua oferta. Siga as dicas do artigo para garantir boas decisões em cada passo do caminho e fique sempre de olho nos seus resultados para comprovar o seu sucesso.
Viu como é possível criar um bom anúncio de venda de veículos? Então, aproveite para ler também "5 dicas de como tirar fotos incríveis dos carros para a venda"!