Definir metas de vendas é primordial para o crescimento de sua revenda de veículos. Mas para isso, é preciso contar com um bom planejamento e uma equipe qualificada para acompanhar os desafios impostos e para ajudar a efetivar as negociações, além de fidelizar os clientes.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira as 4 boas práticas de metas de vendas que separamos para você. Acompanhe!
A importância de definir metas de vendas
Quando você define esses indicadores, estabelece para a equipe quais objetivos devem ser alcançados e o que a empresa espera deles. Isso contribui para melhorar a visão de como cada profissional de vendas pode atuar e colabora para que o restante da equipe alcance os resultados esperados, tanto na quantidade de vendas quanto na qualidade do atendimento e dos processos internos.
Além disso, com as metas de vendas bem definidas, é possível premiar os resultados de cada profissional e fazer uma análise de desempenho da equipe. Logo, elas são importantes indicadores estabelecidos para orientar a equipe a entregar mais e elevar a qualidade do serviço.
4 dicas para definir metas de vendas
Para ajudar você a aumentar as vendas na sua revendedora de veículo, separamos as dicas abaixo. Confira!
1. Analise o mercado
O primeiro passo para estabelecer as suas metas de vendas é fazer uma análise do seu mercado. Para isso, é necessário que você faça um levantamento da porcentagem de crescimento do segmento de revenda de veículos e verificar qual a previsão de expansão para o próximo ano.
Em divulgação do Portal Terra, com dados da Fenauto, a instituição revelou expectativa de crescimento para 2019 de aproximadamente 7,1% para as vendas de veículos de passeio usados e seminovos no Brasil, em comparação ao mesmo período de 2018.
De posse dessas informações, você pode fazer uma análise e entender qual o percentual do mercado que você tem nesse instante e quanto sua revenda de veículos cresceu nos últimos anos.
2. Verifique o índice de vendas
É muito importante você manter um acompanhamento do histórico de vendas dos últimos meses e anos. Faça uma análise de quais são as possíveis ações para elevar esses índices.
Caso sua empresa seja nova no mercado, você pode trabalhar com estimativas. Nesse caso, cuidado para não estabelecer metas muito altas, pois isso pode desmotivar a equipe. Sem o comprometimento deles, dificilmente você alcançará os resultados almejados.
3. Trabalhe com cenários
Como vimos nos primeiros itens, para estabelecer metas de vendas, seus parâmetros devem ser as informações da sua empresa, somados com o do segmento de automóveis novos e seminovos. Assim, ao chegar na relação de quanto precisa vender para obter seu crescimento, você chegará na meta, que é o seu cenário ideal.
Caso seu empreendimento tenha aumentado as vendas em 10% e seu negócio tenha crescido 7,5%, com um investimento X, você pode fazer uma regra de três para ter à sua disposição as informações necessárias para vender e investir, garantindo, com isso, o crescimento que deseja.
4. Conte com uma equipe qualificada
Seus esforços para aumento nas vendas somente serão efetivos se você contar com uma boa equipe, comprometida, treinada e engajada com os objetivos do seu negócio. Logo, o capital humano também é imprescindível na hora de estabelecer as metas de vendas, pois as pessoas são um importante balizador para o sucesso de qualquer empreendimento.
Como vimos ao longo desta leitura, as metas de vendas são fundamentais para garantir a sustentabilidade e o crescimento da revenda de veículos. Para tanto, conhecer o mercado, verificar os seus índices de vendas e trabalhar os cenários são fatores essenciais para garantir os resultados esperados.
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