O que é giro de estoque e como usar para aprimorar a gestão?

O que é giro de estoque e como usar para aprimorar a gestão?

A falta de equilíbrio entre as compras de mercadorias e as vendas realizadas pode ser um grande problema para uma revenda de veículos. Isso se deve ao fato de que, para obter sucesso, é preciso ter controle completo do giro de estoque da loja. Essa é uma ferramenta utilizada para calcular o número de vezes que a empresa vendeu estoque em um determinado período.

Calcular e monitorar o giro de estoque pode ajudar os negócios a tomar melhores decisões sobre preços, marketing, fabricação e compra de novos veículos. Mas você sabe exatamente o que é giro de estoque? Entende a importância desse conceito e como ele pode ser usado para melhorar a gestão do seu negócio? Se não, está na hora de descobrir!

Neste post, falaremos sobre alguns insights que o giro de estoque pode trazer para aprimorar a gestão da sua revenda de veículos. Confira!

Afinal, o que é giro de estoque?

O giro de estoque é um indicador extremamente importante para as empresas, principalmente para quem atua com mercadorias de grande porte. Afinal, ele indica quantas vezes o seu estoque gira, ou seja, é totalmente esgotado e reposto, ao longo de um ano.

Dessa forma, ele indica o quanto a sua empresa vende ao longo do tempo. Porém, também indica se o tamanho do seu estoque está adequado ao desempenho do negócio. Afinal, o seu estoque não deve girar rápido demais, deixando os seus clientes sem os produtos que necessitam, nem devagar demais, deixando a sua empresa com estoque parado por muito tempo.

A fórmula para calcular esse giro consiste em dividir as vendas anuais pelo saldo médio do estoque. Lembrando que o estoque médio é estimado a partir da soma do estoque inicial e final do ano, dividindo-o por 2.

Qual a importância de controlar o giro de estoque da empresa?

Para entender a importância do giro de estoque para a sua empresa é necessário que você saiba que estoque gera custos para o negócio. Afinal, ele é um conjunto de recursos parados na empresa, que não estão sendo investidos e, na verdade, estão gerando custos para o negócio.

Para entender melhor como isso funciona, imagine que você comprou alguns carros para revender na sua empresa. Esses carros fazem parte do seu estoque e você investiu recursos para adquiri-los. Enquanto estão parados, os carros ocupam o espaço da sua empresa, espaço este que gera custos — aluguel, energia elétrica e limpeza, por exemplo. Além disso, esse recurso não está gerando renda para a empresa, o que aconteceria se estivesse investido.

Dessa forma, apesar de ser necessário, o estoque é um custo. O ideal é que ele gire em uma velocidade adequada ao longo do ano. Afinal, com isso você renova as suas mercadorias ao longo do tempo e reduz os custos gerados por cada um dos produtos na sua loja. Além disso, o giro do estoque ainda indica o desempenho da empresa em relação às vendas, mostrando o quão rápido os seus produtos estão saindo.

Como o giro de estoque pode ajudar a aprimorar a gestão?

Agora que você já sabe o que é o giro de estoque e qual a importância de acompanhar esse indicador ao longo do tempo, é hora de entender como ele pode ajudar a melhorar a gestão da sua empresa. Confira agora como isso acontece.

Fornece dados sobre as vendas

Você sabe o quanto a sua empresa vende ao longo do mês? Pois saiba que o giro de estoque pode ser uma informação importante nesse sentido, fornecendo dados completos e concretos acerca da velocidade com que os seus produtos saem da empresa.

Quando se fala em uma revenda de veículos, isso pode ser ainda mais importante. Afinal, o ideal é que você invista em uma gestão com base em dados, e o giro de estoque pode ser um indicador essencial para complementar essas informações para o processo de decisão da sua empresa.

Vale destacar que a sua lista de compras com um fornecedor jamais deve ser conduzida por achismos, sem que você tenha em mãos dados concretos sobre os modelos e quantidades de veículos e produtos que devem ser adquiridos. Tudo isso pode ser feito com base nas vendas e estoque da sua empresa.

Além disso, o giro de estoque ajuda na análise do andamento das vendas dos últimos meses e permite verificar todos os itens que têm mais saída. É essencial fazer o acompanhamento da quantidade de mercadorias vendidas, a fim de que seja possível atender às necessidades do público.

Possibilita a otimização do inventário

Uma empresa de veículos possui, muitas vezes, uma grande quantidade de dinheiro "amarrado" em seu inventário. Isso porque você tem, no estoque, produtos de alto valor, o que significa que a quantidade de dinheiro parado no seu estoque é sempre alta. Caso os veículos em estoque não sejam vendidos, o dinheiro da empresa não ficará disponível para pagar seus funcionários, credores, fornecedores e outras contas.

Dessa forma, o giro de estoque também é um indicador importante quando se fala no inventário da empresa. Independentemente da quantidade de itens armazenados no estoque, é preciso fazer com frequência a sua avaliação e seu monitoramento, por meio do cálculo do giro de estoque, a fim de evitar problemas.

Além disso, é muito importante realizar a gestão do inventário para identificar a rotatividade dos veículos presentes no estoque, controlando a saída e a entrada de todos eles.

Melhora o processo de compras

Nos últimos anos foram desenvolvidas diversas metodologias importantes para otimizar o processo de compras das empresas, e o giro de estoque é um indicador importante para a implementação de qualquer uma delas. Afinal, ele permite que você tenha mais controle dos produtos adquiridos, realizando um planejamento estratégico eficaz acerca da programação das compras com os fornecedores.

Isso porque, quando você calcular o giro de estoque, é capaz de identificar quais são os itens com menos e com mais saída. Além disso, também mapeia os produtos que têm um volume maior no estoque. Dessa forma, você pode usar essas informações para garantir mais equilíbrio sobre as vendas e compras de veículos na loja.

Permite que você melhore a satisfação do cliente

Por fim, vale destacar que calcular o giro de estoque de forma adequada é uma estratégia extremamente importante para que você melhore a satisfação dos clientes com a sua empresa. Afinal, para que eles se sintam satisfeitos, é importante que você saiba quais são as principais demandas que eles têm e, a partir disso, busque meios de atendê-las.

Com o mapeamento do giro de estoque, você é capaz de identificar quais modelos de veículos são mais procurados pelos clientes e qual a frequência adequada para a renovação do estoque. Com isso, você evita que o cliente busque por um carro que você não tem na revenda e garante que ele encontre o que procura. Você melhora a organização do estoque e atende melhor as demandas dos seus clientes.

Com este artigo você entendeu mais sobre o que é o giro de estoque e qual a importância desse indicador. Também descobriu que ele pode ser um grande aliado na gestão da sua revenda de veículos, permitindo que você tenha mais consciência sobre os seus recursos, melhore o processo de compras de fornecedores e garanta a satisfação dos clientes. Portanto, aproveite as nossas dicas e comece, agora mesmo, a acompanhar esse indicador na sua empresa.

Nosso post foi útil para você? Então cadastre o seu e-mail e assine a newsletter para continuar acompanhando as atualizações do nosso blog!