O que é giro de estoque e como usar para aprimorar a gestão?
  • Boom Sistemas
  • 09/08/2021

O que é giro de estoque e como usar para aprimorar a gestão?

A falta de equilíbrio entre as compras de mercadorias e as vendas realizadas pode ser um grande problema para uma revenda de veículos. Isso se deve ao fato de que, para obter sucesso, é preciso ter controle completo do giro de estoque da loja. Essa é uma ferramenta utilizada para calcular o número de vezes que a empresa vendeu estoque em um determinado período.

Calcular e monitorar o giro de estoque pode ajudar os negócios a tomar melhores decisões sobre preços, marketing, fabricação e compra de novos veículos. A fórmula para calcular esse giro consiste em dividir as vendas anuais pelo saldo médio do estoque. Lembrando que o estoque médio é estimado pegando a soma do estoque inicial e final do ano e fazendo uma divisão por 2.

Neste post, falaremos sobre alguns insights que o giro de estoque pode trazer para aprimorar a gestão da sua revenda de veículos. Confira!

Dados sobre as vendas

O giro de estoque é uma informação especialmente importante para maximizar a eficiência em uma revenda de veículos. O fato é que o estoque pode ser um grande aliado de qualquer negócio quando é feita uma gestão eficaz, baseada em dados concretos das vendas.

É muito importante não ser conduzido por achismos. Logo, jamais defina sua lista de compras com um fornecedor se não tiver em mãos dados concretos para apoiar qualquer decisão tomada com relação às suas vendas e ao estoque.

Além disso, o giro de estoque ajuda na análise do andamento das vendas dos últimos meses e permite verificar todos os itens que têm mais saída. É essencial fazer o acompanhamento da quantidade de mercadorias vendidas, a fim de que seja possível atender às necessidades do público.

Inventário

O giro de estoque é primordial, pois uma loja de veículos muitas vezes tem uma quantidade significativa de dinheiro "amarrado" em seu inventário. Caso os veículos em estoque não sejam vendidos, o dinheiro da empresa não ficará disponível para pagar seus funcionários, credores, fornecedores etc.

Independentemente da quantidade de itens armazenados no estoque, é preciso fazer com frequência a sua avaliação e seu monitoramento, por meio do cálculo do giro de estoque, a fim de evitar problemas. Além disso, é muito importante realizar a gestão do inventário para identificar a rotatividade dos veículos presentes no estoque, controlando a saída e a entrada de todos eles.

Processo de compras

Atualmente, diversos setores do mercado contam com o que há de mais inovador para otimizar a gestão de estoque e os processos de compras. Dessa forma, é possível ter um controle maior dos estoques, realizando um planejamento estratégico mais eficaz e melhor programação das compras.

Como vimos, com o cálculo do giro de estoque, é possível identificar quais são os itens com menos e com mais saída, além dos que estão em volume maior no estoque. Dessa forma, haverá mais equilíbrio sobre as vendas e compras de veículos na loja.

O fato é que ele pode ajudar os empreendedores a gerenciar melhor as decisões sobre quanto comprar e como avaliar o desempenho do estoque, assim como auxiliar em futuras aquisições.

Por fim, o giro de estoque é fundamental se você pretende deixar a sua revenda de veículos com o estoque bem mais organizado e deseja atender melhor às demandas dos seus clientes.

Lembrando que, se ele não for calculado e monitorado de perto, poderá trazer prejuízos financeiros para a sua loja de veículos, pois o estoque parado causará a falta de capital de giro. A causa para esse cenário é que o dinheiro investido está todo congelado no estoque da loja. 

Nosso post foi útil para você? Para complementar sua leitura, aproveite e leia também: "Queima de estoque: 5 dicas de como executar essa estratégia".

Você possuí loja de veículos? Nós podemos lhe ajudar!

Entre em contato

Atendimento

Seg. a Sex. das 8h às 18h.

Email

contato@boomsistemas.com.br

WhatsApp

48 99194-8177