Você já deve ter se deparado com posts interessantes em suas redes sociais, mesmo sem antes ter curtido as páginas que aparecem em sua linha do tempo, não é mesmo? Isso ocorre devido a uma boa estratégia de divulgação promovida nesses meios, que conta com uma dose de personalização e de captação de potenciais clientes de forma eficiente. Então, por que não aprender como fazer anúncios de carros nas redes sociais, a favor de sua revenda de veículos?
Essa pode ser uma solução rentável, se considerar que o custo não é tão alto quanto em outros meios de divulgação, além da eficaz, pois é possível atingir exatamente o público que você deseja. Para ajudar sua revenda de veículos a usar essa estratégia, trouxemos 10 dicas imperdíveis. Vamos lá?
Como fazer um planejamento e anunciar nas redes certas?
Um bom começo para marcar sua presença nas redes sociais com anúncios eficientes e que atinjam o público que você deseja é fazer um planejamento, inserindo-os em suas ações de marketing digital. Para isso, tente entender onde está o seu público-alvo, ou seja, quais as redes mais usadas pelos seus potenciais compradores.
Depois, também será necessário adequar os tipos de anúncios para cada rede social escolhida. O Facebook e o Instagram, por exemplo, são redes marcadas, essencialmente, pelo apelo visual. Portanto, bons vídeos e fotos interessantes certamente serão mais eficazes nessas plataformas.
O Facebook também pode ser bem interessante para o agendamento de eventos, como um feirão de automóveis, promoções especiais, entre outros. Nele, você pode, ainda, chamar a atenção para os posts que publica em seu blog, caso tenha um. Já o Instagram é ideal para as fotos dos carros mais bonitos que tem à venda em sua loja de veículos.
O Twitter, por outro lado, é conhecido pelas mensagens curtas, com até 240 caracteres, e que têm um caráter mais instantâneo. Para ele, reserve as mensagens mais objetivas e inteligentes.
As três redes sociais que mencionamos têm gerenciador de anúncios que permite a segmentação do público, o acompanhamento das métricas e a avaliação dos resultados das campanhas. Aliás, você pode usar um integrador de anúncios para facilitar ainda mais esse monitoramento.
Por que vale tanto a pena usar as redes sociais para fazer anúncios de carros?
Provavelmente, você já deve ter feito uma pesquisa no Google e, pouco tempo depois, um anúncio ligado ao produto procurado acabou aparecendo no Instagram ou no Facebook. Essa é, na verdade, uma estratégia de atração e conversão bastante utilizada por lojas e marcas que fazem anúncios na internet. Além disso, devido ao fato de os seus prováveis leads estarem cada dia mais conectados, eles podem navegar por todas as redes sociais.
O fato é que importa mesmo são os resultados. Por essa razão, anunciar seus carros em várias redes de forma simultânea maximiza a visibilidade do anúncio, então, o alcance e também o reconhecimento da marca costumam aumentar.
Ou seja, é como se você estivesse colando panfletos da sua loja de veículos em várias cidades ao mesmo tempo e, consequentemente, tivesse a chance de alcançar públicos diversos ao mesmo tempo, maximizando o raio de divulgação dos seus carros.
Quais as melhores dicas para usar o anúncio em redes sociais?
1. Diversifique os anúncios com frequência
Independente da rede social escolhida, tenha em mente que seus anúncios não devem se repetir por muito tempo, sob o risco de se tornarem “invisíveis” na linha do tempo do usuário ou de serem considerados inconvenientes. Crie conteúdos originais e faça um cronograma de publicação estratégico, com trocas que vão de 3 a 5 dias.
2. Segmente os públicos
Saiba para quem você pretende anunciar de acordo com a oferta. Aqui, vale segmentar por classe social, interesses, necessidades, faixa etária e sexo, por exemplo. Assim, você usará com mais eficiência os recursos de segmentação oferecidos pelas redes sociais e poderá produzir anúncios para cada público, alcançando potenciais clientes de forma mais certeira.
3. Construa os anúncios pensando em dispositivos móveis
Não se esqueça de que a maioria das pessoas utiliza as redes sociais em seus smartphones ou tablets. Portanto, ao produzir o anúncio nessas plataformas, ele deve ser otimizado para que possa ser visualizado sem dificuldades nas telas menores. Até mesmo a geolocalização pode ser usada para otimizar o alcance dos seus anúncios a partir do uso dos celulares.
4. Invista em boas fotos
Geralmente, o sucesso de um anúncio de venda de veículo está na qualidade das fotos publicadas. Escolha um lugar ideal para capturar ótimas imagens e expor os detalhes do carro ao máximo. Preze, também, pela nitidez da imagem, pois esse é um ponto que pode fazer toda a diferença.
Inclusive, alguns detalhes podem auxiliar no fechamento da venda, como tirar fotos do painel ligado, apresentando todas as cores; mostrar que não tem adesivos e objetos na parte interna do veículo; o motor precisa parecer limpo e muito bem cuidado nas fotos. Caso você queira se destacar diante dos seus concorrentes, pode começar fazendo fotos de qualidade. Jamais se esqueça: uma imagem vale mais que mil palavras!
5. Ofereça descrições completas
Um dos elementos mais importantes do anúncio é a descrição. Por meio dela, o comprador consegue ter acesso a todas as informações necessárias para saber se entra ou não em contato com o vendedor. Inclusive, é especialmente a partir de uma boa descrição que os motores de busca realizam a filtragem do conteúdo, tanto de um site de anúncios quanto os sites de pesquisas, como o Google, por exemplo.
Logo, é necessário descrevê-los do modo correto, a fim de que seus veículos cheguem aos que estão realmente interessados. A descrição precisa ser feita com riqueza de detalhes, a fim de que o cliente se sinta seguro de que aquele carro é perfeito para as suas necessidades.
Anúncios feitos com poucas informações geralmente são deixados de lado, pois dificultam a decisão do comprador, que precisará pedir mais detalhes e características do veículo ao vendedor. O recomendado é sempre facilitar a decisão dos interessados, para não desencorajá-los da compra.
6. Busque interagir com os usuários
Seja bastante atencioso com os interessados no anúncio. Essa é uma iniciativa que passa mais credibilidade tanto para uma revenda de carros, quanto para o anunciante de um carro particular. Todavia, há algumas peculiaridades na estratégia de atendimento.
Anunciantes particulares precisam realizar uma comunicação objetiva. Já as revendas de carros precisam colocar em prática sua metodologia de atendimento aos leads, a fim de não perder nenhuma oportunidade de venda e também tornar-se referência em negociações. Velocidade de resposta, persuasão e um script de atendimento podem ser usados para otimizar essa comunicação.
7. Impulsione as publicações
Uma boa prática para maximizar a importância do conteúdo é compartilhar os links dos anúncios em redes sociais de sua revenda de veículos. Quanto mais compartilhamentos do anúncio entre seus seguidores, maior será o fluxo de visitas e, com isso, mais relevante ele será considerado pelos motores de busca da internet.
Uma ótima dica é criar estratégias usando uma comunicação direta com seus contatos nas redes sociais. Além disso, utilize anúncios pagos para elevar as chances de compartilhamentos e visitas. Lembre-se de que é barato e simples publicar seu produto no Facebook. Nele é possível criar campanhas segmentadas para os usuários que interessam à sua loja de veículos.
Essa ferramenta ainda possibilita que você decida o valor que deseja investir no anúncio de acordo com o seu objetivo e no formato que você preferir. Inclusive, é possível acompanhar os resultados do alcance das suas publicações.
8. Não esconda informações
É muito importante comunicar se o veículo colocado à venda percorreu a maior parte da sua quilometragem em área urbana ou em estradas — isso será extremamente importante para saber sobre o tipo desgaste sofrido por ele. É essencial também falar sobre os itens de segurança presentes e comunicar se estão dentro dos padrões de exigência. Jamais esconda informações!
Informe sobre o número de revisões feitas, quilometragem rodada e também se há algum tipo de avaria no veículo. O fato é que ser transparente e honesto na hora de criar o anúncio evita a perda de tempo durante a negociação.
9. Use gatilhos para despertar interesse
Para uma loja de veículos, é primordial ter os anúncios sempre atualizados em relação ao estoque presente na loja. Não seria nada positivo um possível cliente se frustrar por entrar em contato com seus vendedores para saber mais informações sobre um carro que já foi vendido.
Por essa razão, é preciso priorizar essa atualização dos anúncios. A verdade é que a ideia de novidade é um forte gatilho mental que precisa ser utilizado. Outro fator importante é escolher um site de classificados onde seja possível informar as opções de pagamento possíveis, pois o meio de pagamento pode atrair mais pessoas interessadas.
É importante frisar que um anúncio quando está mal feito pode gerar dúvidas acerca da credibilidade de quem está anunciando. Anúncios com poucas fotos, por exemplo, podem deixar dúvidas de que há algo oculto propositalmente. Para evitar esse tipo de especulação, é importante colocar um texto detalhado, objetivo, além de fotos variadas do carro a ser vendido.
10. Pense em um título atraente
Por fim, uma dica de ouro é não enrolar e ir direto ao assunto, logo, especificar o que você está vendendo e o valor. É recomendado deixar os adjetivos para compor a descrição, pois se fizer isso no título pode soar como propaganda enganosa ou pode parecer que está “forçando a barra”. Por essa razão, opte por colocar no título informações como marca, modelo, ano de fabricação, entre outros detalhes.
Caso o seu público goste de algum detalhe que seus carros tenham, não deixe de comunicar, como câmbio automático, motor 16 válvulas, entre outros diferenciais. Mesmo assim, é bom tomar cuidado para não escrever demais, pois o ideal é que o título tenha, no máximo, 70 caracteres. Assim, seu anúncio de venda de carros aparece de forma completa nos resultados de busca.
Ao seguir as nossas dicas de como fazer anúncio de carros em redes sociais, você verá como essa estratégia é uma das mais eficientes na captação de clientes certos para a sua loja de veículos. Faça um planejamento e comece logo a divulgar os seus veículos para venda.
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