Confira 9 dicas de como motivar equipe de vendas da loja de veículos

Confira 9 dicas de como motivar equipe de vendas da loja de veículos

Saber como motivar equipe de vendas pode fazer toda a diferença para qualquer empresa — e em uma loja de veículos, não é diferente. O fato é que esse ponto ajuda desde a redução de turnover até o aumento do faturamento de qualquer negócio.

De início, pode parecer uma tarefa difícil, mas por meio de estratégias de percepções, isso se torna eficaz e com bons resultados a longo prazo. Pensando nisso, preparamos este post em que trouxemos 9 dicas atualizadas de acordo com as novas tendências de mercado. Acompanhe!

1. Reconheça o trabalho do seu funcionário

Se o assunto é motivar seus vendedores, não é necessário muito para passar a eles uma mensagem positiva sobre o trabalho desempenhado. Um ato tão simples quanto elogiar a equipe pode ter um impacto tremendo na motivação dos colaboradores.

A lógica por meio disso é clara: o reconhecimento auxilia a equipe a se sentir valorizada em suas funções. O fato é que quando o funcionário se sente mais valorizado, ele fica mais motivado para manter um bom desempenho nas vendas.

2. Dê feedbacks constantes

Certifique-se de reservar um tempo para fornecer feedbacks para seus vendedores, dentro de um prazo adequado. Quando se trata de ser um grande empresário do ramo de veículos, conhecer sua equipe e o que os motiva é fundamental para saber como incentivá-lo a vender mais e fidelizar clientes.

Desenvolva e alimente seus relacionamentos com eles, moldando-se no exemplo que você gostaria que sua equipe seguisse. Atrás de cada time de vendas produtivo está um líder inspirador e motivador. Incorporar a motivação de vendas em seu ambiente diário será uma recompensa inestimável a longo prazo.

3. Comunique-se de forma transparente

Quando se trata de vendas, poucas habilidades são mais importantes do que a capacidade de se comunicar com sua equipe e membros da equipe de forma clara e eficaz. Na verdade, a comunicação é a chave para o sucesso. Como um líder em uma loja de veículos, é essencial que você desenvolva totalmente suas habilidades de comunicação para então gerenciar sua equipe e funcionários.

O fato é que uma comunicação mais transparente dará à equipe mais segurança na execução das suas atividades diárias e melhor direcionamento sobre como motivar a equipe de vendas.

4. Permita que os vendedores tenham mais autonomia

Uma equipe de vendas que experimenta níveis mais elevados de autonomia também relata níveis mais elevados de bem-estar ligado às funções desempenhadas. Especificamente, a flexibilidade quanto ao local de trabalho, ritmo de trabalho e cronograma contribuem para que os vendedores fiquem mais satisfeitos.

Caso tenha dúvidas sobre como iniciar a dar autonomia aos fluxos de trabalho de seus vendedores, comece aos poucos. Não é necessário ir ao extremo de uma hora para outra. Todavia, há estratégias de simples implementação que é possível oferecer aos seus funcionários, como mais liberdade em negociações na venda dos veículos, estabelecendo, obviamente, limites para valores e condições oferecidas aos clientes. 

5. Invista na profissionalização dos funcionários

Ao incentivar seus colaboradores por meio de treinamentos e capacitações, é possível alavancar a performance da equipe de vendas. A valorização que a empresa dá aos seus funcionários melhora o engajamento, tornando-os mais motivados e especiais.

A fim de saber como motivar equipe de vendas, deve-se começar por prover-lhes treinamento. Dessa forma, você terá a certeza de que todos disponham das habilidades e aptidões técnicas necessárias para realizar o esperado, o que, por sua vez, poderá aumentar os resultados e contribuir para a satisfação dos membros.

6. Estabeleça estratégias inteligentes

Uma das falhas mais prejudiciais que uma empresa pode cometer ao tentar envolver sua equipe de vendas é estabelecer metas impossíveis. Compreender que o trabalho comercial é regido por objetivos e metas é importante, mas estabelecer metas que são muito altas pode levar a um sentimento de desesperança na equipe, pois eles percebem que, por mais esforço que façam, nunca conseguirão alcançar o resultado desejado.

A melhor forma de motivar a equipe de vendas é criar metas inteligentes. Ou seja, em poucas palavras elas precisam ser específicas, medíveis, alcançáveis, relevantes e devem possuir um prazo para realização.

Metas abstratas como "aumentar o número de clientes" não são a melhor maneira de incentivar uma equipe. Se não houver uma quantidade estabelecida, os esforços da equipe podem se mostrar infrutíferos, já que não há um destino definido para trabalhar.

7. Utilize flexibilidade nos horários

Cobrar de forma exagerada cada ação ou atividade pode gerar um ambiente desagradável para os vendedores, assim como uma atmosfera estressante e desmotivadora. Criar um ambiente propício para os profissionais é necessário, onde eles possam se organizar de acordo com as suas próprias rotinas.

Certamente, ter processos estruturados na equipe de vendas é de grande importância, mas deixar que cada vendedor organize a sua própria agenda também pode ser extremamente estimulante para obtenção de resultados.

8. Ofereça incentivos e recompensas

Incentivos e recompensas financeiras ou não financeiras podem ser poderosos impulsionadores sobre como motivar equipe de vendas. Crie um sistema de recompensas que reconheça o desempenho e os resultados alcançados pelos vendedores. Isso pode incluir comissões, bônus, viagens de premiação, folgas remuneradas, prêmios em espécie ou até mesmo reconhecimento público. Certifique-se de que as recompensas sejam atraentes e alinhadas com os interesses e desejos dos vendedores.

Um dos incentivos mais comuns que pode ser usado na concessionária é a comissão sobre as vendas realizadas. Estabeleça um sistema de comissões atrativo, que incentive os vendedores a alcançarem metas e superarem seus resultados. Além disso, ofereça bônus adicionais por objetivos específicos, como alcançar um objetivo traçado em um determinado período de tempo ou fechar um número definido de negócios. Esses incentivos financeiros podem ser um forte motivador para a equipe de vendas.

9. Organize reuniões semanais e mensais

Para incentivar sua equipe de vendas a se manterem motivados, as reuniões periódicas são uma ferramenta indispensável. Com elas, os vendedores têm consciência dos resultados alcançados, das possibilidades de se melhorar e das ações que já obtiveram sucesso.

Nesta oportunidade, não só se pode desenvolver estratégias vantajosas para os próximos dias, como se tem a oportunidade de reconhecer o trabalho de quem atingiu as metas e oferecer algum tipo de encorajamento àqueles que necessitam de estímulo ou orientação para melhorar.

Agora que você sabe como motivar equipes de vendas, fica muito mais fácil melhorar a produtividade e aumentar as vendas em sua loja de veículos. Lembrando que a tecnologia auxilia nesse sentido, pois consegue otimizar os processos e simplificar as tarefas executadas pela sua equipe ao atender seus clientes.

Curtiu nosso post? Ele foi útil para você? Então, compartilhe-o em suas redes sociais!