Entenda a importância de ter uma assessoria jurídica em sua loja de veículos

Entenda a importância de ter uma assessoria jurídica em sua loja de veículos

Administrar qualquer negócio requer planejamento e estratégia. O primeiro elemento em que normalmente se concentra a atenção é o econômico, entretanto, existem outros aspectos igualmente importantes que devem ser atendidos para que um negócio funcione bem. É importante que toda empresa tenha sempre uma assessoria jurídica.

Muitas vezes, esse aspecto da gestão é ignorado ou não recebe a importância que merece. Ter o apoio de um consultor jurídico é fundamental para que sua loja de veículos desenvolva suas atividades com segurança. Dessa forma, suas estratégias de negócio não serão afetadas e você poderá focar sua atenção no crescimento.

Mas você conhece as vantagens de uma assessoria jurídica em uma loja de veículos? Neste post, falaremos sobre as principais. Acompanhe!

Fiscalização da legalidade

Umas das mais importantes vantagens da assessoria jurídica é auxiliar sua loja no cumprimento de todas as exigências legais. Esse tipo de serviço será feito com a fiscalização e consultoria na empresa, sanando todas as dúvidas sobre direitos dos consumidores, cobrança de impostos e leis trabalhistas, por exemplo. Tudo isso simplifica e acelera os processos que envolvem burocracia.

O fato é que a assessoria jurídica oferece muito mais segurança para questões burocráticas da loja de veículos, como elaboração de requerimentos, contratos e documentação em geral. O que ocorre é que advogados especializados conseguem redigir documentações específicas e individuais para cada tipo de situação, conseguindo atender melhor às propostas de cada documento.

Suporte e assistência de um especialista

Outro grande benefício de contar com assessoria jurídica é que você obtém assistência de um especialista. Quando há problemas que envolvem a justiça, seja com um colaborador, seja com um cliente, falar com um advogado qualificado para obter o apoio necessário é a melhor opção.

Passar por situações de processos na justiça pode ser muito estressante e trazer grandes prejuízos para o negócio, sem alguém ao lado para orientar você. Porém, ter profissionais qualificados com você pode ajudar e evitar muitos transtornos.

Melhoria do seu negócio

Uma boa assessoria jurídica, além de ficar atenta à legislação, pode ainda contribuir para redução de custos da sua loja e viabilizar o crescimento do seu negócio, por meio de soluções estratégicas. 

Processos jurídicos, normalmente, têm altos custos para a loja e demandam tempo. Entretanto, com a assessoria é possível evitá-los e economizar bastante, além de ter mais tempo para se voltar para ações que beneficiem o desenvolvimento do seu negócio. No caso de tributos, por exemplo, a assessoria jurídica pode ser extremamente útil para buscar meios legais de minimizar gastos com impostos.

Manuseio correto de documentos

É de extrema importância que todos os documentos jurídicos sejam tratados corretamente e sejam juridicamente vinculativos. Isso indica que um acordo foi feito e certas ações e termos são agora necessários.

Caso alguma das partes não obedeça a esses termos, isso pode resultar em consequências legais. Além disso, se um documento não for tratado corretamente, sendo legalmente vinculativo, será considerado inválido e, portanto, não aplicável. Logo, a assessoria vai ajudar muito nessas questões.

Proteção da Marca

Toda empresa é conhecida por um nome específico, que será a sua marca registrada. Logo, é essencial fazer o registro da marca, a fim de proteger a logo da sua empresa. Porém, há muitas regras a serem seguidas para realizar esse registro. Algumas delas são:

a) identificar a classe pertencente do negócio;

b) verificar se o nome da loja já está protegido;

c) verificar se apresenta expressões proibidas;

Logo, se faz muito necessário ter o auxílio jurídico especializado em propriedade intelectual e industrial nessa etapa do seu negócio.

Conhecimento dos seus direitos e deveres

Outra ótima vantagem é passar a conhecer seus direitos e deveres. O fato é que os seus direitos legais são o que o capacita, e é extremamente importante protegê-los. A assessoria garantirá que você estará ciente dos seus direitos, compreendendo-os.

Defesa da empresa

Encarar um processo legal por conta própria pode ser exaustivo e difícil. Ter uma assessoria jurídica ao seu lado pode ajudar a tirar um grande peso de seus ombros. Nem é preciso dizer que você deseja o melhor resultado possível, e esse tipo de serviço pode orientar você na direção certa e impedir que tome decisões errôneas.

Profissionais qualificados explicarão de forma clara quais são as suas opções e aconselhará o melhor meio de se adequar às suas necessidades individuais. Eles também ajudarão na compreensão das próximas etapas, fazendo com que o processo seja muito mais simples para as partes envolvidas.

Acompanhamento de contratos

As leis estaduais e federais mudam com certa frequência. Além disso, a linguagem imprópria em um contrato pode gerar graves consequências. Isso é particularmente importante para as lojas de veículos, que fazem negócios em vários estados. O que é apropriado em uma localidade, não é necessariamente adequado em outras partes do país.

Há outro problema com o uso de formulários mais generalizados. Eles podem não ser adequados às suas necessidades. A falta de especificidade pode ser prejudicial, se o contrato for contestado. É até possível justificar o uso de formulários internos, porque foram inicialmente redigidos por um advogado.

Entretanto, as leis mudam e é preciso fazer sempre a revisão de contratos, a fim de assegurar que seus documentos estejam atualizados e de acordo com a lei. Afinal, os contratos, dependendo de como são elaborados, podem ajudar ou prejudicar seu negócio de várias maneiras.

Se você está redigindo um contrato ou fazendo um acordo, é preciso estar ciente da importância do aconselhamento jurídico. Isso pode lhe poupar algumas dores de cabeça no futuro. E, possivelmente, algum dinheiro. Logo, economize seu tempo, pois uma equipe estará à sua disposição para fornecer a ajuda jurídica de que você precisa.

Por fim, a assessoria jurídica fornece suporte e assessoria proativa, a fim de que sua loja de veículos não precise se preocupar com nenhuma questão de natureza jurídica. Isso permitirá que você dedique todo seu tempo para assegurar o sucesso do seu negócio e evitar muitos problemas futuros.

Agora que você sabe como é importante contar com uma assessoria jurídica em sua loja de veículos, entre já em contato conosco e conheça nossos serviços!