Como funciona o comunicado de venda de veículo e como fazer!

Como funciona o comunicado de venda de veículo e como fazer!

A compra e venda de veículos é algo que faz parte da rotina de muita gente. No entanto, isso não significa que faltem regras para organizar todo esse processo. Uma transação somente é legal se alguns passos são seguidos para garantir sua validade.

O comunicado de venda de veículo é uma dessas etapas que devem ser seguidas para garantir a validade do processo. É algo que envolve a comunicação da transferência da propriedade do veículo ao DETRAN, seguindo uma estrutura predefinida.

Além disso, existem certos requisitos que precisam ser preenchidos ao fazer o comunicado. Como se trata de algo que pode comprometer a sua capacidade de fazer uma venda, é fundamental que você se familiarize com as particularidades dessa etapa.

No artigo a seguir, você entenderá o que é o comunicado de venda de veículo e como fazer o seu corretamente. Confira!

O que é o comunicado de venda de veículo?

O comunicado de venda de veículo é um procedimento obrigatório que envolve comunicar o órgão de trânsito do estado a respeito da transferência da propriedade de um veículo. Em geral, é necessário quando ocorre uma venda.

Se você não realiza esse comunicado, quaisquer penalidades que seriam aplicadas ao dono dele cairão sobre você, desde pontuações na carteira até outras responsabilidades.

Trata-se, também, de algo que pode restringir uma eventual venda. É comum que os compradores sejam orientados a consultar a situação cadastral de um veículo junto ao DETRAN antes de fechar negócio e qualquer pendência desse tipo pode comprometer o seu resultado.

Como fazer o comunicado de venda de veículo?

O procedimento é relativamente simples, bastando encaminhar os documentos certos ao DETRAN/CIRETRAN do seu estado dentro do prazo antes de fechar a venda. Diferentemente do que se acredita, não é algo que pode ser resolvido apenas no cartório, já que exige a autenticação do DETRAN.

Quem vende um veículo tem 30 dias para comunicar o DETRAN de seu estado. Você também pode contratar um despachante para realizar o procedimento para você dentro das normas previstas pelo órgão.

Tudo pronto para começar? Então, confira o que é necessário para fazer o comunicado de venda de veículo:

*preencha uma cópia autenticada do comprovante de transferência de   propriedade com data;

*preencha e reconheça firma de um Certificado de Registro de Veículo (CRV);

*prepare 2 cópias autenticadas do CRV;

*preencha o formulário de comunicação de venda (você pode baixar a versão mais atualizada desse documento no site do DETRAN);

*encaminhe o formulário anexado a 1 cópia autenticada do CRV e do seu RG ao DETRAN/CIRETRAN do estado em que o veículo foi registrado.

Agora que você já sabe o que é o comunicado de venda de veículo e como fazer o seu, pode seguir com a sua venda com mais tranquilidade. Além de dispensar você de eventuais responsabilidades envolvendo o veículo vendido, também é algo que transmite mais credibilidade e confiança a potenciais compradores.

Restou alguma dúvida sobre o comunicado de venda de veículo? Então, deixe a sua pergunta em um comentário!