Tipos de notas fiscais: conheça as principais

Tipos de notas fiscais: conheça as principais

Para agir em conformidade com as legislações vigentes e melhorar a organização contábil na sua loja de veículos, conhecer os diversos tipos de notas fiscais é um dos primeiros passos fundamentais.

Esses documentos são exigidos pelo governo para fiscalizar e controlar as transações comerciais realizadas no país. Portanto, quem deixar de emitir notas fiscais pelos serviços prestados ou pelas vendas pode sofrer multas e outras penalidades, sendo responsabilizado por sonegação fiscal.

Para ajudar, neste conteúdo, explicaremos os principais tipos e forneceremos dicas para o preenchimento correto, a fim de evitar problemas futuros. Acompanhe!

Qual a importância de emitir notas fiscais corretamente?

A emissão da nota fiscal assegura que a empresa está em conformidade com a lei e cumprindo suas obrigações tributárias. Além disso, fortalece a confiança de seus clientes ao garantir seus direitos, como a possibilidade de troca ou reembolso de produtos.

Para a concessionária, ela garante:

-melhoria na segurança logística, pois o documento certifica que o automóvel não será apreendido durante o transporte, além de possibilitar a elaboração de seguro contra perda e roubo;

-maior credibilidade ao mercado, por demonstrar para seus clientes que sua concessionária está em conformidade;

-melhor organização contábil, devido ao histórico de notas fiscais emitidas, que permite o acompanhamento de transações, taxas e outras atividades para o contador.

Quais os principais tipos de notas fiscais?

Conheça as principais modalidades utilizadas pelas concessionárias.

Nota fiscal eletrônica (NF-e)

A NF-e registra a venda de produtos físicos, incluindo a taxa de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) é entregue ao cliente para acompanhamento da operação.

Nota fiscal de serviço (NFS-e)

Este tipo tem a finalidade de confirmar a prestação de serviços para outra instituição ou para uma pessoa física. Na maioria dos casos, sua emissão é comum entre empresas de pequeno e médio porte.

Este modelo de nota deve ser gerado na mesma prefeitura em que o CNPJ está registrado.

Nota fiscal complementar

Serve para retificar valores tributários e deve estar junta à nota original para a operação fiscal ser validada.

Este tipo de nota é utilizada para justificar falhas, conforme autorizado pela legislação, tais como mudanças na cotação da moeda em processos de exportação, reajustes de valores de itens ou serviços, falhas no lançamento de tributos devido a cálculos incorretos e classificações inadequadas.

Nota fiscal ao consumidor eletrônica

A NFC-e, conhecida como cupom fiscal, é utilizada para registrar todas as vendas efetuadas para consumidores finais, seja pessoa física, seja pessoa jurídica.

Ela pode ser emitida eletronicamente e enviada para a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) por meio de um sistema emissor de NFC-e, que utiliza um certificado digital no padrão ICP.

O que considerar ao emitir na concessionária?

O primeiro aspecto a se considerar é o tipo de operação — se é transação da loja de veículos, venda direta para grandes consumidores (como o governo) etc. Após, é preciso considerar aspectos como:

-chassi de veículo;

-cor;

-cilindradas;

-potência do motor, descrita em cavalo vapor (VP);

-numeração do motor;

-ano modelo;

-ano que foi fabricado;

-tipo de automóvel (se é caminhão, reboque etc);

-espécie de veículo (se é modelo de carga, corrida, passageiro etc);

-restrição (alienação, reserva de domínio e arrendamento).

Também é importante ter um sistema de assinatura digital integrado a um software emissor. Existem diversas soluções disponíveis no mercado, das quais algumas são oferecidas pela SEFAZ.

No entanto, essas alternativas são bastante genéricas e não são adaptadas especificamente ao seu setor, além de possuírem funcionalidades bastante limitadas. Por isso, é aconselhável buscar a assistência de um software especializado em revenda de veículos para uma gestão de documentos otimizada.

Com a BoomSistemas, sua concessionária de veículos maximizará todas essas questões e otimizará os departamentos, desde a aquisição de veículos até o pós-venda.

Adicionalmente, tarefas rotineiras como gerenciamento de estoque, integração de anúncios e gestão financeira serão realizadas com poucos cliques.

Entendeu quais são os principais tipos de notas fiscais utilizadas na concessionária? Para facilitar esse processo burocrático, contar com um software próprio fará toda a diferença e garantirá a conformidade do seu negócio.

Gostou do post? Mantenha-se atualizado com as últimas novidades para melhorar o gerenciamento da sua loja de veículos assinando nossa newsletter!