Recuperação tributária: como fazer em loja de veículos?

Recuperação tributária: como fazer em loja de veículos?

Todo empresário de uma loja de veículo deve cumprir com suas obrigações fiscais empresariais para garantir a continuidade das atividades e a regularidade do negócio perante o governo. No entanto, podem existir casos em que a empresa pode estar pagando mais impostos do que realmente deveria. Isso se deve principalmente a interpretações errôneas e à complexidade da legislação tributária brasileira. 

Diante dessa situação, surge a possibilidade de iniciar o procedimento de recuperação tributária, com o intuito de diminuir custos, corrigir os valores pagos indevidamente e até mesmo obter valores maiores daqueles que foram pagos. De qualquer forma, antes de partir para a parte prática, é necessário entender como funciona esse procedimento. 

Pensando nisso, preparamos este post para que você entenda como e por que fazer a recuperação tributária em uma loja de veículos. Está curioso? Então, acompanhe a leitura e saiba todos os detalhes!

O que é a recuperação tributária?

A recuperação tributária consiste em um processo administrativo ou judicial que tem o objetivo principal de restituir ou compensar os valores referentes a impostos, taxas e contribuições que foram pagos pela empresa para o Fisco, mas que estão além do valor devido. 

Esse procedimento é devido principalmente em virtude da complexidade da lei tributária, que pode levar a interpretações equivocadas e cálculos incorretos. Sendo assim, as empresas acabam pagando tributos a mais, surgindo a probabilidade de recuperação desse crédito. Trata-se de um direito de toda empresa, independentemente do seu porte. 

Qual é a importância de fazer a recuperação tributária na loja de veículos? 

A recuperação tributária traz muitos benefícios para uma loja de veículos. Confira, a seguir, as principais vantagens desse procedimento. 

Identificar os erros 

A recuperação realiza uma análise detalhada sobre as operações que envolvem o pagamento dos tributos. Sendo assim, é possível reconhecer falhas e identificar o repasse de valores acima ou abaixo do que era devido. 

Diminuir a carga tributária 

O procedimento de recuperação reduz a carga tributária, porque orienta o empresário a pagar os impostos, taxas e contribuições de modo adequado, reduzindo os gastos futuros com o pagamento desses tributos. 

Evitar sanções 

Ao se identificar falhas no pagamento, é possível corrigir os valores e evitar os riscos de a empresa sofrer advertências e sanções fiscais, podendo até mesmo a ser condenada a pagar multas e juros pelo Fisco. 

Recuperar valores 

Quando falamos em recuperação tributária, esse procedimento também envolve a possibilidade de tentar reaver os valores que foram pagos a mais em períodos anteriores. 

A recuperação tributária em loja de veículos traz um alívio para o fluxo de caixa de muitas empresas. De qualquer forma, o ideal é realizar um estudo tributário do seu negócio, e nada melhor do que contar com a tecnologia para isso.

Atualmente, existem vários softwares disponíveis no mercado e dotados de Inteligência Artificial, que são voltados justamente para fazer a leitura, validação e cruzamento de dados fiscais da empresa e recuperar os valores pagos que estão sujeitos ao reembolso. 

Quer manter a regularidade fiscal do seu negócio e evitar passar por dificuldades financeiras? Então, aproveitar para tirar todas as suas dúvidas sobre a emissão de Nota Fiscal para a sua loja de veículos