A sazonalidade de vendas refere-se a oscilações em sua receita de vendas de veículos, que podem ser causadas por fatores externos e ocorrem em uma programação previsível, normalmente, na mesma época do ano.
A verdade é que é difícil controlar as mudanças sazonais no comportamento do consumidor, especialmente quando essas mudanças estão permanentemente ligadas às diversas épocas do ano.
Ainda assim, ao liderar uma equipe de vendas, será sua a responsabilidade de descobrir as causas básicas da sazonalidade de sua própria revenda de veículos, de modo que possa capitalizar seus fortes ciclos e sobreviver a seus períodos de lentidão nas vendas. Inclusive, é muito importante aproveitar determinadas datas do ano para aumentar as vendas de carros.
Pensando nisto, trouxemos algumas dicas para você aproveitar a sazonalidade e vender mais. Confira!
Entenda o seu cliente
Normalmente, o comportamento de compra dos clientes muda com certa frequência. Logo, quando se conhece e entende os seus desejos e demandas, é possível lidar de uma melhor forma com as oscilações de vendas.
Durante o processo de conhecer a fundo as pessoas que consomem suas ofertas, alguns elementos muito importantes entram em campo. O fato é que ao determiná-los será muito mais fácil fazer o mapeamento da sua sazonalidade de vendas. São eles:
*buyer persona: representação semifictícia de pessoas que compõem o seu público-alvo. Suas ações de marketing e vendas devem ser voltadas para ela;
*público-alvo: parte do mercado que consome o que sua loja vende. São primordiais a definição e a compreensão do público-alvo, a fim de direcionar os esforços da revenda;
*funil de vendas: é um conceito de vendas e marketing dividido em topo, meio e fundo. Ele viabiliza o planejamento, a nutrição e conquista de novos clientes.
Planeje as campanhas
Depois de entender quem são os clientes que querem adquirir carros, é o momento de planejar e criar campanhas que ajudarão a aumentar as vendas. Elas podem ser feitas em forma de imagens compartilhadas em grupos no WhatsApp, vídeos, outdoors, jornais da cidade, folhetos do bairro, banners, redes sociais, blogs e e-mail marketing.
Ademais, é possível também trabalhar a interface do site da loja de carros — o importante é sempre dar ouvidos ao cliente e compreender as demandas dele, disponibilizando algo que seja de fato atrativo. É essencial que, em todas as campanhas, todos os colaboradores estejam alinhados ao discurso veiculado.
Além disso, as campanhas devem ter uma mensagem bem definida. É importante também não se preocupar só com produtos e preço. Também é importante apelar para o lado sentimental da data em questão. Muitas vezes, o mote da campanha consegue vender mais veículos do que o valor que é pedido neles.
Ofereça benefícios
Outra ótima dica é oferecer benefícios aos clientes em potencial. Primeiramente, é preciso especificar quais serão as sazonalidades de vendas para a revenda a serem trabalhadas ao longo do ano. Logo após, é o momento de decidir qual tipo de benefício será disponibilizado. Uma ótima dica é oferecer facilidades de pagamento, descontos no pagamento à vista ou uma compra combinada — se o cliente comprar um carro, ele ganha um aparelho de som, por exemplo.
A sazonalidade de vendas exige que o gestor de uma revenda de veículos esteja sempre atento às oportunidades. Normalmente, a melhor época do ano para vender carros é no fim do ano, pois as pessoas têm a necessidade de se locomoverem por inúmeras razões. Logo, precisam de um automóvel.
Lembrando que compreender a sazonalidade da indústria automotiva ajudará você a ajustar suas estratégias de marketing, gerenciar melhor seus estoques e fechar mais vendas ao longo do ano.
Você curtiu este post? Então, aproveite para entender também o que é previsibilidade de vendas e conhecer 3 dicas para sua loja de veículos!