Quando o cliente entra em uma loja de veículos sabendo que há muitas condições de pagamentos disponíveis, fica muito mais fácil finalizar uma venda. Isso se deve ao fato de facilitar a decisão de qual a melhor alternativa diante do orçamento que ele tem à disposição.
O fato é que os meios de pagamento vão influenciar de forma direta no valor final do veículo que o cliente está adquirindo. Por essa razão, oferecer métodos diversificados é uma ótima forma de aumentar suas vendas. Nesse cenário, muitos empresários ainda têm dúvidas sobre formas de pagamento e seu funcionamento.
Pensando nisso, falaremos sobre 3 dos principais meios de pagamento e por que oferecê-los na loja de veículos. Acompanhe!
1. Leasing
Esse meio de pagamento se parece com um aluguel do veículo, visto que o veículo continua em nome do banco ou instituição financeira que concedeu o crédito, e as parcelas são quitadas pelo cliente todos os meses. Quando termina o prazo de contrato, ele tem a alternativa de decidir se vai realmente comprar o veículo ou se vai optar por devolver para a organização.
Os juros são mais elevados que os de um financiamento, mas o consumidor fica isento do IOF que é cobrado em negociações de crédito. É necessário ficar atento ao leasing para que tenha taxas pós-fixadas, visto que, normalmente, nesse contrato as taxas oscilam de acordo com as variações do câmbio.
2. Consórcio
Se o cliente estiver programando trocar ou adquirir o primeiro carro, um dos meios mais interessantes é realizar um consórcio. Esse meio de crédito é um tipo de poupança mensal, feito entre um grupo de pessoas.
Algumas pessoas com a mesma meta se unem para juntar o montante necessário para conseguir uma carta de crédito, no mesmo período de tempo. Funciona assim: cada um dos componentes do grupo adquire uma cota do consórcio e quita as prestações para conseguir o crédito na quantia determinada previamente para a compra do veículo.
Lembrando que as prestações e o prazo para o pagamento são determinados conforme o valor final da carta de crédito. Inclusive, é cobrada pela empresa responsável uma taxa fixa para administrar o contrato, sendo que o valor será descontado nas prestações.
Todos os meses, o cliente quita a prestação do consórcio e esse montante fica em uma poupança que, depois, será a carta de crédito do contratante. Durante esse período, normalmente entre 2 e 5 anos, o cliente participa de sorteios todos os meses ou pode realizar lances para conseguir a carta.
3. Boleto
Esse é um dos meios de pagamento mais utilizados para o pagamento à vista. É na verdade uma maneira segura e prática para receber suas vendas. Porém, há uma desvantagem, que é o período que leva para liquidar esses valores, pois ele pode demorar para ser compensado em até 3 dias úteis.
Então, não só a sua loja, mas também o cliente deve aguardar todo o processo finalizar. Sendo assim, é essencial comunicar aos clientes sobre essa possível demora. Algumas organizações estão disponibilizando a possibilidade de realizar parcelamento com boleto.
Nesse cenário, é necessário analisar alguns pontos: é importante ter em mente que sua loja não possui muitas garantias com relação ao pagamento, isto é, o cliente sairá da sua loja com veículo e será preciso ter a confiança de que ele honrará com o seu pagamento.
Por fim, diante dessas possibilidades de compra, o cliente terá mais opções para avaliar quais são as suas condições financeiras e escolher os meios de pagamento que cabem no seu bolso. Ao oferecer opções diversas de pagamentos, fica muito mais fácil fechar negócio e melhorar os resultados da sua loja de veículos.
Ficou alguma dúvida sobre o assunto ou gostaria de deixar alguma observação? Então, deixe seu comentário abaixo!