É crucial que empresas de médio e grande porte acompanhem seus indicadores de KPIs financeiros. Essas métricas são fundamentais para a definição do planejamento estratégico do seu negócio, uma vez que permitem medir, de forma objetiva, o resultado de cada procedimento adotado.
Entender os dados obtidos com os parâmetros selecionados é vital para que a comunicação diante os setores empresariais ocorra com eficiência. Quando se trata do setor financeiro, essas informações ajudam a otimizar o recebimento, crucial para o destaque de qualquer organização.
Quer descobrir mais? Acompanhe este artigo e conheça 5 KPIs fundamentais para garantir o bom funcionamento da loja de veículos!
1. KPI de faturamento
O faturamento é uma das principais medidas financeiras ao avaliar a gestão de uma empresa. Basicamente, ela demonstra o montante que a organização conseguiu em vendas e o quanto representa em dinheiro.
Sua obtenção é feita adicionando todos os resultados das vendas ao longo de um período — seja um mês, um semestre etc. Esta métrica é de extrema importância, pois nos ajuda a analisar o desempenho da empresa, comparando o seu faturamento efetivo ao faturamento estimado.
2. KPI da lucratividade
A lucratividade é fundamental para que os empreendedores consigam avaliar os riscos associados ao seu negócio.
Calculando a porcentagem de lucro sobre as receitas, é possível perceber se os custos são altos. Infelizmente, há aquelas companhias que, apesar de um bom faturamento mensal, não têm nenhuma reserva financeira no final de cada período. Se o montante de receitas necessita ser muito significativo a fim de que a rentabilidade seja satisfatória, é claro que o risco associado ao negócio é alto.
3. KPI da rentabilidade
Esse indicador expressa a contribuição que um investimento dá para a empresa. A rentabilidade também é útil para identificar a capacidade de geração de lucro que um projeto pode ter. Por exemplo, a elevação de receitas após a implementação de uma campanha de marketing.
Não há um padrão ideal que se aplica a todas as organizações. O retorno depende das circunstâncias e da qualidade da aplicação. Assim sendo, diferentes resultados podem ser vistos como interessantes, de acordo com a realidade da empresa.
4. KPI do endividamento
Quando se trata de administração financeira, o endividamento tem um significado especial. Refere-se ao número de dívidas da empresa, incluindo todos que são devidos a bancos, fornecedores, parceiros e instituições financeiras.
Mesmo quando a companhia ganha lucro, as contas a serem pagas e os juros exigidos podem exceder essa quantia. Se isso acontecer, a situação financeira da organização pode ficar comprometida, por isso, é necessário analisar os motivos da dívida e fazer um planejamento estratégico para resolvê-la.
5. KPI da liquidez
O índice de Liquidez Corrente avalia a aptidão de uma empresa para arcar com as suas obrigações de curto prazo. Por exemplo, o estoque de mercadorias tem um alto índice de liquidez, pois será vendido rapidamente. A liquidez corrente é determinada pela divisão dos ativos circulantes pelos passivos circulantes, de forma que valores baixos significam que o dinheiro está sendo aplicado em projetos de longo prazo.
Como um sistema eficiente pode ajudar nessas questões?
A melhor forma de ter total gestão dos KPIs financeiros é contar com um sistema de gestão de veículos eficiente. Com o uso de um software integrado, a sua concessionária otimiza a performance de todos os seus departamentos, desde a compra dos carros até a assistência pós-venda.
Gerenciar o estoque, emitir notas fiscais, publicar anúncios, administrar a parte financeira, tudo isso pode ser realizado com apenas alguns cliques. Desta forma, os gestores poderão tomar decisões acertadas e inteligentes em seu dia-a-dia, baseadas em processos definidos.
Esse foi o nosso post sobre os melhores KPIs financeiros para melhor organização da sua loja no dia a dia. Tome-as como nota para melhores produtividades na venda e revenda de automóveis.
Gostou do artigo? Outro tema crucial dominar é sobre como o sistema de gestão traz mais praticidade e produtividade nos negócios. Por isso, conheça agora mesmo para saber como adotá-la nas vendas!