Planejamento estratégico em revendedora de veículos. Como fazer?
  • Boom Sistemas
  • 02/12/2019

Planejamento estratégico em revendedora de veículos. Como fazer?

Planejar é uma poderosa ferramenta de negócios, pois prepara qualquer empreendimento para encarar desafios internos e externos — como as oscilações e tendências do mercado, que está em constante mudança — e projetar seu futuro e crescimento. Sem um plano, é difícil atingir os objetivos desejados. Nesse contexto, fica a dúvida: como fazer um planejamento estratégico de forma eficiente?

Para ajudar você nessa missão, neste post, preparamos um guia para elaborar um plano estratégico que potencialize a gestão de sua revendedora de veículos e colabore para o alcance das metas. Continue a leitura e saiba mais!

Determine a missão, a visão e os valores da revendedora

Antes de traçar metas e ações, é preciso garantir que elas estejam alinhadas com as crenças e políticas do seu negócio. Assim, se você ainda não definiu os valores, a visão e a missão da sua revendedora de veículos, dedique um tempo para esmiuçar esses princípios. Nesse momento, lembre-se de que:

*a missão é o motivo pelo qual sua empresa existe;

*a visão é o que você deseja conquistar para seu negócio no longo prazo;

*os valores são convicções das quais você não abre mão.

Estabeleça metas e objetivos

Retomando o que falamos, aonde você deseja chegar com seu negócio? Da resposta para essa questão sairão os objetivos que a empresa quer alcançar. Contudo, é preciso ser estratégico e inteligente nesse ponto.

Boas metas devem ser específicas, viáveis, relevantes, mensuráveis e ter um tempo definido. Logo, não pense em coisas como “aumentar vendas”, mas sim em metas como “aumentar o faturamento da revendedora em 40% em um período de 5 anos.” 

Avalie os ambientes interno e externo

Grande parte do sucesso de fazer um planejamento estratégico de uma revendedora de veículos está em mapear todos os recursos da empresa e conhecer seus pontos fortes e fracos, a fim de saber exatamente com o que você pode contar no plano de ação e o que precisa de ajustes.

Considere também nessa análise o ambiente externo, ou seja, as questões de mercado, as mudanças legislativas e as tendências de consumo, de fornecedores, da concorrência, entre outros fatores. Separe o resultado desse estudo em segmentos e examine as oportunidades e ameaças relacionadas a cada um deles.

Especifique ações e estratégias

Uma vez elaborados os objetivos, é preciso desenhar as ações que a empresa vai tomar para atingir esses alvos. Relembrando a meta que comentamos, “aumentar o faturamento da revendedora em 40% em um período de 5 anos”, um plano de ação para conquistá-la poderia ser:

*ações: contratar/treinar vendedores, pesquisar novos fornecedores e investir em campanhas de marketing digital;

*estratégia: apostar no lançamento de dois novos modelos que os concorrentes não possuem.

Assim, reúna sua equipe, compartilhe as metas e proponha uma reflexão sobre ações e estratégias que ajudarão a revendedora a chegar aonde deseja.

Examine, monitore e faça correções

Com metas, levantamentos e planos de ação feitos, a ideia agora é desenhar um cronograma para a execução do que foi projetado e acompanhar resultados. Um ponto importante é estudar o andamento das ações e fazer os ajustes necessários, uma vez que, ao longo do trabalho, muitas coisas podem mudar e exigir adaptações.

A tecnologia é uma aliada indispensável nessa etapa, já que o gestor pode consultar, em poucos cliques, todas as planilhas e informações do negócio quando estão centralizadas em um só sistema de gestão. Dessa maneira, fica mais fácil monitorar o andamento das ações e alinhar essas iniciativas com dados cruciais da empresa, como fluxo de caixa, número de vendas, financiamentos, entre outros. Aconselhamos que você use um programa exclusivo para revendas de veículos, pois ele atenderá a todas as suas necessidades de maneira personalizada para o seu segmento.

Agora que você sabe como fazer um planejamento estratégico, está na hora de colocar esses conhecimentos em prática para colher seus benefícios e melhorar resultados no médio e no longo prazo. Aproveite nosso guia para criar um mapa para a jornada que sua revendedora de veículos deseja seguir. Isso guiará sua empresa para o sucesso, preparando-a para os desafios e oportunidades que aparecerão no caminho! 

Se você gostou deste post sobre como fazer um planejamento estratégico, achamos que vai ser útil conhecer mais sobre práticas de gerenciamento financeiro para revendedoras. Não deixe de ler!

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