A sua revenda de veículos lançou uma campanha de marketing no mercado e a expectativa era aumentar as vendas em 20%. Passaram-se alguns meses e você se esqueceu de acompanhar qual foi o exato retorno sobre investimento (ROI) obtido com esse projeto.
Essa situação é comum para muitos empresários e não apenas para os investimentos relacionados a marketing e propaganda. Porém, a falta de análise desses fatores prejudica o crescimento do negócio. Afinal, é por meio da avaliação do ROI que um gestor consegue identificar em quais áreas vale a pena investir mais para obter o crescimento desejado.
Quer compreender melhor como o ROI contribui com a sua revenda de veículos? É só continuar a leitura deste post!
O que é retorno sobre investimento?
O ROI é um indicador do resultado de uma estratégia adotada pela empresa. Por meio dele, o gestor consegue identificar quais foram os ganhos obtidos com determinada iniciativa.
O cálculo do retorno sobre investimento é bem simples e pode ser aplicado para diferentes situações, como cursos de aperfeiçoamento, campanhas de marketing, inovação de processos, entre outros. Veja como fazer:
ROI = (valor que entrou após o investimento – valor do investimento) / valor do investimento
ROI = (15.000 – 5.000) / 5.000 = 2
Caso o valor gerado após o investimento fosse de R$ 5.000,00, por exemplo, o ROI seria zero. Logo, indicaria que não é vantajoso para a revenda de veículos investir na estratégia, pois não trouxe um retorno significativo para gerar lucro.
Qual é a importância do ROI para a revenda de veículos?
Agora que você já sabe como funciona o cálculo, vamos às vantagens de acompanhar essas métricas.
Criar um planejamento estratégico
A análise do retorno sobre investimento auxilia o gestor na identificação de quais ações geram mais lucratividade para o negócio. Dessa forma, é possível planejar as estratégias do próximo ano, selecionar os canais que gerem mais dinheiro para a empresa e acompanhar as metas.
Medir a lucratividade
Qualquer empresário cria um negócio visando o lucro. Portanto, o sucesso nesse caminho depende de conhecer bem os seus produtos, o custo de cada mercadoria e o lucro gerado pela venda de cada veículo.
Muitas vezes, o cálculo do ROI auxilia a identificar, inclusive, qual é o veículo mais aceito no mercado e que traz mais lucratividade para a empresa. Assim, você consegue investir mais na publicidade desse automóvel e em promoções para atrair clientes com esse perfil de compra.
Auxilia a identificar as prioridades de investimentos
Imagine que você realizou dois investimentos diferentes com o dinheiro da empresa. Agora, quer resgatar uma parte do valor e aplicar o restante do recurso no método com mais resultado. O cálculo do ROI também auxilia na identificação desse fator, direcionando os investimentos para a melhor oportunidade financeira.
Portanto, o retorno sobre o investimento é um indicador essencial para gestores em busca do crescimento da empresa. Afinal, ele mostra qual é o melhor lugar para investir os recursos e qual é a lucratividade esperada a partir disso.
Este artigo foi útil para a sua revenda de veículos? Aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais e mostre a outros empresários a importância de acompanhar o ROI!