O empresário que administra uma loja de veículos sabe que um dos grandes desafios consiste em oferecer um atendimento rápido e de qualidade para os consumidores, uma vez que essa tarefa, quando bem-feita, tem a capacidade de influenciar diretamente os resultados da empresa. Nesse cenário, a aquisição de um sistema para lojas de veículos é um investimento que otimiza o atendimento e causa impactos positivos para a sua loja de veículos.
Essas ferramentas tecnológicas têm a capacidade de solucionar os problemas dos clientes com maior agilidade, além de aumentar as chances de fidelização desse público. Afinal, clientes satisfeitos são ótimos propagadores do valor da sua marca. Eles podem recomendar os seus produtos e serviços para familiares, amigos e colegas. E, como consequência, a sua loja de veículos consegue se destacar ainda mais perante o mercado.
Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, você vai entender a importância de oferecer um atendimento rápido para os seus clientes e como um sistema específico para loja de veículos pode ser bastante útil para agilizar os serviços em uma revendedora de veículos. Acompanhe a leitura!
Apresentação de dados úteis
O sistema de gestão para lojas de veículos tem a capacidade de coletar dados mais precisos sobre as atividades que acontecem dentro da loja de veículos, de maneira diversa das tradicionais planilhas que são preenchidas de maneira manual e sujeitas a falhas.
As informações registradas nessas ferramentas automatizadas são úteis para que os gestores tenham uma visão ampla e transparente sobre as operações envolvendo a compra e a venda de motos, carros, ônibus e caminhões.
A partir desses registros, eles podem conhecer melhor o perfil dos consumidores e também ter uma noção maior sobre como anda a performance do negócio. Nesse sentido, fica mais fácil tomar decisões mais corretas e efetivas com o intuito de melhorar o atendimento aos clientes e aumentar o desempenho do estabelecimento. Um exemplo é a possibilidade de o gestor conhecer quais são os veículos que estão tendo maior saída no mercado.
É possível obter análises das vendas conforme a época do ano e as características específicas dos automóveis, como modelo, valor, combustível (gasolina, álcool, diesel, flex, eletricidade), portas, tração (dianteira, traseira, integral temporária, integral permanente etc.), porte (compacto, médio e grande), procedência (nacional ou importado), quantidade de lugares, entre outros aspectos.
Melhorias na gestão de estoque
A gestão de estoque abrange o controle dos registros de inventários, ou seja, o gestor tem o conhecimento exato sobre os veículos que estão disponíveis no estoque, seja ele próprio ou consignado. Também fica fácil saber sobre as características de cada veículo — tipo, quantidade, ano de fabricação, cores, capacidade do motor, fabricantes etc.
Esse controle reduz o risco de o cliente fazer o pedido e descobrir tempos depois que o veículo não se encontra mais disponível para a venda, fato que costuma ser bem desagradável, não é mesmo? Os riscos de perder o cliente são altos.
Além disso, o controle do estoque possibilita que o pedido seja feito apenas no momento em que a quantidade de veículos já estiver baixa e quando for realmente necessário fazer a reposição do estoque por meio da compra de novos automóveis dos fornecedores. Desse modo, há menos riscos de frota acumulada ou esgotada.
Aumento da produtividade
Diversos processos que antes eram executados de forma manual passam a ser executados somente uma vez com a ajuda do sistema de gestão. Especialmente quando são atividades redundantes, como pesquisas de dados sobre os veículos, por exemplo, em que as mesmas informações devem ser digitados inúmeras vezes.
Inclusive, um software de gestão garante informações centralizadas e tem o grande potencial de otimizar as operações em uma loja revendedora de veículos, uma vez que essa ferramenta automatizada conclui tarefas em pouco tempo e com o máximo de agilidade e eficiência possível.
Esse sistema tem a funcionalidade de emitir notas fiscais rapidamente, bem como processar diversas formas de pagamentos de maneira ágil e eficaz, sem riscos. Dessa forma, as notas são lançadas e processadas de modo automático, facilitando a tarefa de apuração dos impostos devidos.
Quando esse sistema de gestão é integrado com o varejo, os resultados são ainda maiores. Além disso, os riscos de ocorrência de erros são bem pequenos, praticamente nulos. Essa característica reduz a necessidade de retrabalho para a equipe, o que poderia gerar perda de tempo dos colaboradores. Assim, o cliente é atendido rapidamente sem demoras ou atrasos. Isso significa que também é possível vender mais itens em um tempo menor.
Controle das finanças
Uma loja de veículos também precisa manter as suas finanças em dia. Caso contrário, corre o risco de fechar as portas. Para isso, é necessário efetivar um gerenciamento completo sobre o seu fluxo de caixa, controle de contas a pagar e receber, controle de saldo bancário, apuração dos resultados e cálculo de lucro no período etc.
Isso significa que o gestor deve ter o controle completo sobre a entrada e a saída de valores da empresa, o índice de lucratividade, entre outras funções. Essa função é muito bem desempenhada graças ao software de gestão financeira. Ele ajuda no controle do fluxo de caixa, controle do saldo bancário, controle de contas a pagar e receber, cálculo de lucro no período, entre outras funções importantes para o negócio.
Essa ferramenta tem a funcionalidade de acompanhar todas as receitas e despesas da loja, de modo contínuo. Sendo assim, o empresário pode elaborar o seu planejamento orçamentário e fazer a preparação para os investimentos futuros, bem como tomar decisões mais estratégicas.
Como deu para perceber, os softwares de gestão permitem um atendimento rápido e eficiente em toda a rotina de trabalho, como a etapa de controle de estoque, o controle sobre as contas a pagar e receber, a tarefa de integrador de anúncios, o armazenamento em nuvem etc. O sistema é completo, intuitivo e simples de usar, facilitando o trabalho dos empreendedores e otimizando as atividades dentro da loja.
Gestão de contratos
Um sistema padroniza o conteúdo e minimiza as chances de erros no ato de elaborar o contrato, já que existe a possibilidade de armazenar bibliotecas de cláusulas padrão. Inclusive, maximiza a visibilidade do conteúdo, além de deixar o conteúdo mais acessível, por qualquer indivíduo com acesso correto. Diante disso, minimiza erros e supervisão no contrato e consegue manter uma trilha de auditoria.
Ele oferece toda gestão do veículo que está à venda, incluindo dias parados no pátio, despesa, documentação do veículo, base de dados eficiente, vencimento dos financiamentos, gerenciamento de cliente e fornecedores. Além disso, gera mais de 20 tipos de contratos, possibilitando ao cliente personalizá-lo.
Arquivamento de documentos
Devido ao fato de uma loja de veículos lidar com uma grande quantidade de documentação diariamente, com um sistema de gestão é possível realizar a organização desses documentos de forma eficaz, sendo possível acessar todos os documentos ligados a cada automóvel, por meio do número de sua placa.
Inclusive, além de facilitar o acesso de toda a documentação dos veículos em apenas um lugar, é possível fazer o envio via e-mail de arquivos digitalizados, simplificando a rotina na loja.
Integração de processos
Ao investir em um sistema de gestão integrado é possível fazer com que todos os dados da loja fiquem armazenados em apenas um lugar. Ou seja, tarefas como controle de documentos, integração dos sites, emissão de notas fiscais e gestão de clientes, por exemplo, possam ser realizadas em apenas um lugar, não sendo preciso adquirir um sistema específico para cada um dos processos realizados.
Mobilidade
Com o sistema não é preciso instalar programas nas máquinas e pelo ambiente online o sistema começa a ser utilizado. Dessa forma, é possível acessar os dados a qualquer momento, de qualquer lugar, com apenas um dispositivo como notebooks ou tablets conectados à internet. A grande verdade é que faz toda a diferença ter acesso em tempo real às informações pode ser um grande diferencial.
Emissão de nota fiscal
Outra vantagem de um sistema para lojas de veículos é emitir nota fiscal eletrônica específico para esse tipo de negócio. É possível realizar a entrada e saída para veículos de forma simplificada. Por meio de um módulo de notas, a loja se torna apta a atender automóveis consignados.
O sistema emite as NF-e de forma parametrizada, pois cada estado do país tem um imposto diferente, o software faz o cálculo de modo automático para cada um dos estados.
Por fim, um sistema para lojas de veículos oferece inúmeros benefícios para o negócio de modo geral. Nesse sentido, o software Boom Sistemas surge como a melhor solução. O investimento nesse tipo de ferramenta pode fazer muita diferença para os seus processos de atendimento e proporcionar um diferencial competitivo para o seu negócio.
Ele foi desenvolvido exclusivamente para atender lojas de veículos, abrangendo todas as necessidades e atividades desse tipo de estabelecimento. Esse sistema auxilia o gerenciamento de estoque, realiza a integração de anúncios em plataformas, ajuda a emissão de NF-e de modo parametrizado conforme cada estado, facilita o gerenciamento das finanças da loja, entre outras funções.
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