O objetivo deste artigo é descrever o que é DRE contabilidade, dando dicas sobre o documento, além de mostrar como utilizar um bom software para a sua emissão.
A gestão de qualquer revenda de carros vai muito além de vender os seus produtos ou serviços, prever as demandas para não ocorrerem erros ou atrasos e, ainda, manter um bom relacionamento com o consumidor.
É necessário fazer a avaliação de alguns relatórios importantes, que fazem parte do trabalho burocrático que todo gestor necessita fazer para mensurar seus resultados.
Quer saber como monitorar melhor a performance da sua loja de veículos? Você está no artigo certo. Confira a leitura e se surpreenda!
O que é DRE?
O Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) é um relatório financeiro e contábil que avalia se houve lucro ou prejuízo no período estipulado. Ou seja, mostra o resultado líquido que a empresa teve no período, após as deduções, dando maior suporte ao tomador de decisão na criação de um plano de ação estratégico, com o qual vai adequar as iniciativas conforme as necessidades que foram avaliadas anteriormente.
O DRE contabilidade é um relatório obrigatório e de grande importância para qualquer tipo de negócio, pois mantém a empresa mais competitiva e sempre com as finanças em ordem, podendo investir mais em equipamentos, estoque ou tecnologia de ponta.
Além disso, o DRE, em conjunto com outros relatórios contábeis, pode auxiliar no seguinte:
-identificar com precisão o lucro ou o prejuízo da empresa;
-identificar melhorias para o negócio;
-tomada de decisão
No relatório do DRE, a empresa é dividida em três partes, que são:
-operacional: tudo o que é feito na empresa para que o produto exista e seja vendido;
-venda: onde é feito o esforço para vender o produto;
-gestão: tem relação direta com os sócios da empresa.
Como fazer o DRE para a venda de um veículo?
Além de o DRE possibilitar a avaliação da revenda de carros com o seu desempenho do negócio, ele permite que sejam percebidos detalhes para cada etapa, desde a operação até a gestão.
Abaixo, listamos alguns passos essenciais que devem ser seguidos para a emissão do DRE contabilidade na venda de um veículo:
-siga um modelo estruturado com todas as informações;
-verifique informações antes do lançamento;
-formate colunas para visualizar com mais facilidade;
-analise junto do balanço patrimonial.
Quais são os benefícios em utilizar um software para fazer o DRE?
Com um sistema ERP (Enterprise Resource Planning), também chamado de sistema de gestão empresarial, o contador conseguirá ter todas as informações das atividades da empresa automatizadas, de forma que terá melhor planejamento e gestão dos processos de trabalho.
Sendo assim, atuará com muito mais eficiência e de forma consultiva na gestão financeira dos resultados do negócio de seus clientes.
Verificamos neste artigo que o DRE contabilidade tem grande importância para a tomada de decisão do gestor, a partir do momento que este analisa o relatório e verifica qual foi o desempenho do seu negócio no tempo estipulado.
Pode-se fazer o alinhamento entre as análises do DRE com outros documentos contábeis que vão fortalecer a compreensão e, assim, tomar iniciativas de melhoria ou continuidade na estratégia escolhida.
Gostou da abordagem sobre o assunto? Vá até o nosso blog e veja 4 dicas de como usar a tecnologia para vendas em concessionárias.