Como calcular o custo de venda de uma concessionária?

Como calcular o custo de venda de uma concessionária?

Saber como calcular o custo de venda é fundamental para não perder dinheiro. Afinal, ter o valor ideal do seu veículo garante lucros e competitividade diante da concorrência de forma justa, além de saber o que avaliar precisamente.

Por essa razão, explicaremos a importância de calcular o custo para venda do veículo e o que pode ajudar a melhorar a precificação, principalmente na hora da criação de contrato para revenda.

Isso porque a margem de lucro é fundamental e representa o real valor descontado com a manutenção, limpeza e até mesmo salário de funcionários. Continue a leitura e entenda mais sobre este assunto!

Qual a importância do cálculo do custo para venda?

Ter o cálculo de custo para venda garante que o veículo seja precificado corretamente e que sua concessionária fique consolidada diante da concorrência. Atualmente, a tabela FIPE é um excelente parâmetro que mostra como está a valorização do automóvel, a depender da marca e conforme os anos. 

Além disso, não é recomendável colocar apenas o preço que deseja para atrair clientes, visto que para manter o negócio viável são necessários muitos custos que, se ignorados, tornam-se verdadeiros prejuízos.

Portanto, a precificação pode ser feita avaliando o cálculo de custo que o automóvel pode trazer comparando com o seu preço de mercado. Nesse processo, são avaliadas características como cor, modelo e estado de conservação, levando em consideração a tabela Fipe. Contudo, ela é apenas um parâmetro para ser tomado como referência, não uma regra.

Como calcular o custo de venda corretamente?

Para calcular o custo para venda de veículos corretamente, é preciso colocar no papel todos os gastos sofridos, ou seja, dos valores mais simples, como os produtos de limpeza, até os mais complexos, como os salários dos funcionários. Dessa forma, você saberá realmente se o valor apurado que terá após a venda será lucrativo.

Para explicar melhor, separe os gastos fixos dos variáveis. Eles podem ser divididos da seguinte forma:

-gastos fixos: são os investimentos mensais como aluguel, manutenção da loja, internet, energia elétrica, mensalidade do sistema de gestão e salário dos funcionários;

-gastos variáveis: higienização do estoque, comissão dos funcionários, reparos dos veículos e impostos aplicados sobre as vendas.

Após separar essa parte importante para a conta, estipule o lucro que deseja realizar com o veículo e conclua a conta. Ou seja, calcule o valor do automóvel com o custo para mantê-lo na loja, desconte com os gastos variáveis e fixos. Para o resultado, tenha o parâmetro do lucro em porcentagem. Assim, você poderá utilizar em outros modelos a mesma ideia futuramente.

Então, se o valor para o lucro estipulado for maior do que o da concorrência, cabe observar em que pontos você pode reduzir como os gastos variáveis com produtos para manter o veículo e outros fatores. Caso esteja abaixo do valor de mercado, a venda por ser estratégica para atrair mais clientes, ter uma margem de lucro maior e melhor retorno.

Quais são os benefícios de saber calcular os custos?

O principal benefício é ter a certeza de obter margem de lucro com aquele veículo na sua concessionária. Afinal, esse fator é crucial para manter os negócios saudáveis, sem imprevistos e será possível observar se os investimentos e custos em mantê-lo na loja realmente valem a pena.

Ter a real noção do custo de venda do veículo na concessionária faz toda a diferença na hora dos negócios. Logo, jamais negligencie essa etapa de planejamento e lembre-se: a organização bem detalhada é a chave para vendas mais lucrativas.

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