Revenda de Veículos: Promova treinamento em vendas para seus funcionários
  • Boom Sistemas
  • 25/11/2019

Revenda de Veículos: Promova treinamento em vendas para seus funcionários

Muitos empresários se preocupam em montar um bom estoque e investem em ações de marketing para atrair o cliente, mas nada disso adianta se não for possível contar com uma equipe de vendas capacitada. É por isso que o treinamento em vendas é tão importante.

Ele vai oferecer aos seus colaboradores as ferramentas certas para que eles possam atender e superar as expectativas de seus clientes. Portanto, neste artigo, você vai entender a importância de promover treinamento em vendas para os funcionários de sua revenda de veículos. Acompanhe!

Por que investir em treinamento em vendas?

Vendedor é uma das profissões mais antigas. No entanto, engana-se quem acha que essa é uma tarefa fácil. O profissional precisa se atualizar de forma constante para acompanhar as mudanças de mercado e também conquistar a satisfação do cliente, oferecendo a ele uma melhor experiência de compra.

Ao oferecer treinamento em vendas, sua equipe sai à frente da concorrência, pois estará preparada para buscar novas maneiras de oferecer o automóvel na revendedora de carros, um bem durável e, por isso mesmo, mais difícil de vender.

Assim, é preciso que o vendedor esteja preparado, com um discurso alinhado com os objetivos do seu negócio. Uma correta comunicação, por exemplo, evita que o profissional pareça um robô que só repete frases prontas.

À medida que ele recebe treinamento, vai se capacitando para entender a necessidade do cliente e para oferecer soluções a fim de conquistar sua confiança. Com isso, aumenta as chances de fechar a venda.

Como entender a necessidade da equipe de vendas?

Para entender a necessidade de treinamento da sua equipe, você precisa identificar o perfil de seus colaboradores. Isso é possível ao se fazer as seguintes perguntas:

* eles já têm experiência na área?

* Precisam se atualizar sobre as novas técnicas de vendas?

* Precisam aprimorar as habilidades de comunicação com os clientes?

* Precisam desenvolver novas habilidades de negociação?

* Eles sabem encantar e fidelizar o cliente?

Ao responder essas perguntas, você estará mais próximo de entender quais são as necessidades de treinamento da sua equipe. Vale lembrar que é interessante que o treinamento de vendas seja curto e focado em resultados.

Identificando o treinamento certo

Além de entender a necessidade da equipe de vendas, você também precisa pensar qual é o treinamento certo para o seu tipo de negócio, ou seja, qual será o que trará mais resultados.

Considerando uma revendedora de veículos, por exemplo, você pode pensar em cursos de:

* prospecção de clientes;

* atendimento ao público;

* técnicas de oratória e comunicação;

* persuasão;

* negociação;

* técnicas automotivas, para que ele tenha uma maior autoridade ao explicar os diferenciais do veículo.

Também é importante ficar atento ao dia a dia para identificar quais são as falhas de competências que podem ser trabalhadas por meio de treinamentos.

Qual a importância de estabelecer indicadores para analisar os resultados da equipe de vendas?

Estabelecer indicadores de vendas vai ajudar você a gerir melhor os resultados da equipe, além de identificar falhas e propor soluções para elas. É importante se ater aos indicadores mais importantes. Separamos alguns para você!

Ticket médio

Esse é o indicador que revela o gasto médio dos seus clientes na loja. Para medi-lo, basta dividir o faturamento total pelo número de vendas. Saber o ticket médio é fundamental para fazer a projeção de vendas e também para criar estratégias para aumentá-lo, como apostar em ações de marketing como feirões e outros eventos.

Taxa de conversão

Esse indicador analisa a eficiência dos vendedores ao relacionar a quantidade de oportunidades geradas e as que de fato se converteram em vendas. É importante para você identificar as melhores estratégias de vendas, ou seja, aquelas que dão certo e, por isso, devem receber uma atenção especial.

Para calcular a taxa de conversão, você vai precisar dividir o número de pedidos pelo número de oportunidades geradas. Para encontrar o percentual, multiplique por 100.

Número de negócios fechados

Esse indicador possibilita identificar a quantidade de negócios fechados em certo período. Com isso, fica mais fácil estabelecer as metas. Quando você alia o número de negócios fechados com o número do ticket médio, você consegue alinhar melhor as suas estratégias de vendas.

Como vimos ao longo desta leitura, promover o treinamento em vendas ajuda a aumentar não somente o faturamento, mas também o valor do serviço prestado ao seu cliente. Com uma equipe bem treinada, os indicadores de vendas se elevam, tornando possível aumentar o seu faturamento.

Se você gostou deste post, confira também a importância da pesquisa de satisfação para a revendedora de veículos.

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