Está precisando atrair mais clientes para a sua loja de veículos? Se você não costuma ativar estratégias de marketing eficazes para o seu negócio, a tendência é que os resultados fiquem estagnados. Isso não é nada bom em um mercado competitivo.
Enquanto a sua loja de veículos não se posicionar de forma atuante em seu mercado, as outras podem aproveitar a chance para ganhar a preferência dos seus clientes.
Não se trata de um trabalho difícil. Os pontos mais importantes se referem a saber o que fazer e ter comprometimento para aplicar essas ideias de forma contínua.
Quer saber mais? Então veja a seguir 10 dicas bastante eficazes sobre como atrair clientes para a loja de veículos.
1. Participe de feirões
Os feirões automotivos são ótimas oportunidades para atrair clientes para a sua loja de veículos, especialmente aqueles que possam nunca ter ouvido falar do seu negócio.
Procure conhecer quais eventos costumam ocorrer em sua cidade ou região e informe-se sobre o procedimento para participar deles. Caso não exista nenhum, que tal tomar para si a responsabilidade de criar o seu próprio?
2. Use as redes sociais
A sua loja de veículos está nas redes sociais? Ferramentas como o Facebook ,Instagram e o Tiktok são excelentes aliadas para atrair clientes para o seu estabelecimento, bastando saber como usá-las.
Isso significa publicar conteúdo que seja de interesse do seu público, como ofertas tentadoras, dicas de manutenção, curiosidades, informações valiosas sobre os veículos, entre outras possibilidades.
Lembre-se, também, de ter um bom cuidado estético com os seus posts para transmitir credibilidade aos seus clientes em potencial.
3. Veicule anúncios na internet
Anunciar em jornais e na TV não é mais o caminho mais eficaz para atrair clientes para o seu negócio. A sua loja de veículos pode se beneficiar muito mais a partir de anúncios publicados na internet.
Assim, quem procura por veículos à venda no Google pode ver um anúncio para uma excelente oferta de um dos seus itens à venda.
Também é possível patrocinar conteúdo nas redes sociais e aproveitar toda a visibilidade delas a seu favor.
4. Ative a sua base de contatos
Você coleta e-mails de clientes no ato do cadastro em sua loja de veículos? Então, você pode utilizá-la para impactar essas pessoas com ofertas que sejam interessantes a elas e, assim, atraí-las de volta para o seu negócio.
O envio de e-mail marketing é um recurso bastante poderoso para ativar um grupo de pessoas. Basta selecionar quais tipos de oferta seriam relevantes para essas pessoas e dar início aos seus envios.
5. Cuide da sua identidade visual
Muito da percepção de uma empresa vem da sua identidade visual. Se esse aspecto da sua loja de veículos está carente de qualidade, ficará difícil atrair clientes para ela.
A identidade visual precisa reproduzir a imagem que a loja quer passar em seu mercado ao mesmo tempo em que deve impactar positivamente seu público-alvo. Na dúvida, contrate um especialista no assunto para renová-la.
6. Crie uma revenda digital
Hoje em dia, grande parte dos consumidores faz compras online. E isso também ocorre com veículos.
Afinal, comprar pela internet oferece muito mais comodidade. Então, se você já tem uma loja física, vale a pena criar também uma revenda digital.
Essa é uma forma muito eficaz de atrair clientes, pois aumentará o alcance da sua loja. Ou seja, mesmo consumidores de outros estados poderão realizar uma compra com você.
7. Acerte nos modelos disponíveis
Faça uma pesquisa de mercado e com seu público-alvo para entender quais são os modelos mais procurados.
Além de atrair clientes, isso é fundamental para tomar as melhores decisões sobre estoque. Afinal, disponibilizar carros que demorarão para ser vendidos significa dinheiro parado.
Caso você já tenha alguns veículos sem tanta demanda em sua loja, vale a pena disponibilizar condições de pagamento mais acessíveis para essas unidades ou, ainda, criar uma promoção ou oferecer descontos para estimular sua venda.
8. Tenha vários canais de atendimento
Os hábitos dos consumidores mudaram. Hoje em dia, grande parte quer a comodidade e a agilidade de poder resolver as coisas, fazer compras ou solucionar suas dúvidas pelo smartphone.
Sendo assim, ao disponibilizar diversos canais de atendimento, você consegue atrair mais clientes, pois eles poderão escolher o meio que preferem. Isso também contribui para melhorar a experiência do consumidor, fator importante para a fidelização.
Acredite, muitas pessoas deixam de realizar uma compra porque não conseguem entrar em contato com a empresa pelo meio que gostariam.
Há uma grande variedade de canais, como telefone, e-mail, aplicativo de mensagem, redes sociais, chat no site da empresa, formulário de contato no site, entre outros.
9. Permita que os clientes façam test drive
Oferecer o test drive dos carros da sua loja é uma estratégia eficaz para atrair clientes. Afinal, quem deseja comprar um veículo precisa saber como se sentirá dirigindo. Então, dificilmente uma pessoa investirá um alto valor em algo que não poderá experimentar antes.
Ao dirigir o automóvel, ele poderá sentir o conforto, entender as condições do veículo e, assim, compreender se atende ao que necessita e espera. O test drive, muitas vezes, é a diferença entre uma venda e um cliente indeciso.
Quem está em busca de um carro certamente vai preferir uma concessionária ou revenda que ofereça test drive a uma que permita apenas entrar no veículo no pátio da loja.
10. Ofereça serviços complementares
Serviços adicionais são opções extras oferecidas aos clientes além dos veículos em si. Eles podem incluir, por exemplo, ajuda com financiamento, seguros, manutenção e reparo, personalização de carros, entrega e transporte, entre outros.
Quanto mais serviços complementares oferecer, mais clientes você atrairá. No entanto, antes de disponibilizar qualquer outro, é preciso fazer um bom planejamento e analisar a viabilidade dessa estratégia.
Ou seja, é necessário entender quanto deverá ser investido, como o serviço deverá ser prestado, se será preciso contratar novos colaboradores, entre outros fatores. Além disso, faça uma projeção dos lucros que terá. Desse modo, você tomará decisões com base em dados concretos e certamente acertará na estratégia.
Se você está pensando em como atrair clientes para a sua loja de veículos, você precisa de um plano. Por esse motivo, não deixe de levar em consideração as dicas acima para enumerar quais ações você vai ativar e coloque as suas ideias em prática. Além disso, lembre-se de que esses esforços devem ser contínuos para que os seus resultados nunca fiquem estagnados.
Nosso artigo sobre como atrair clientes para a loja de veículos foi útil para você? Então, aprenda mais sobre como ampliar a visibilidade da sua loja de veículos, entendendo como o marketing torna a sua loja mais conhecida!